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Como calcular e garantir a margem de lucro de uma pousada

9 de setembro de 2022
Empreendedora atendendo uma hóspede em sua empresa, após entender a margem de lucro de uma pousada e decidir abrir a sua.

Se você já tem, ou está pensando em abrir um empreendimento no ramo do turismo, provavelmente já se perguntou sobre a possível margem de lucro de uma pousada.

É claro que ter um negócio numa área que você entende e gosta é essencial para o sucesso da empresa, porém não tem como mantê-lo em operação se não houver lucro, certo? Então, essa dúvida sobre a margem não pode ser deixada de lado.

A verdade é que o termo lucratividade precisa estar na mente de qualquer pessoa que empreende, tendo em vista que é isso que vai manter o negócio funcionando. O lucro é considerado um valor positivo que se recebe por meio de uma negociação.

Na grande maioria dos casos, lucro é financeiro, resultado do faturamento subtraindo as deduções de impostos, despesas, custos e tributos.

Em resumo, então, o lucro é tudo que você faturou menos o que você gastou para manter a operação do negócio.

Como a margem de lucro indicada e praticada pode variar de negócio para negócio, este conteúdo vai te ajudar a entender qual a margem correta a se trabalhar para ter uma boa lucratividade empreendendo em pousadas.

O mercado de turismo no Brasil

Antes de mais nada, vale mencionar o promissor mercado de turismo no Brasil pós-pandemia. A atividade hoteleira no país é bastante dinâmica, seja para atuar em hotéis ou pousadas de todos os portes, em cidades turísticas ou não. 

Pode ser de administração familiar ou até empreendimentos de grandes redes internacionais.

De acordo com um levantamento apresentado no Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, em 2019, existem cerca de 10.501 hotéis e flats espalhados pelo território nacional.

No entanto, sobre pousadas, o número oficial informado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, em 2016, considerou 9968 pousadas espalhadas pelo país. Mas é provável que, com este intervalo de mais de 6 anos, seja bem superior.

Principais custos de uma pousada

A gestão de uma pousada envolve custos que podem ser variáveis ou fixos, como em qualquer outra empresa.

Dessa forma, conseguir controlar minuciosamente todas as despesas é essencial para o bom funcionamento do administrativo da sua pousada. Dentre esses custos, os destaques são:

  • Salários;
  • Impostos;
  • Luz;
  • Água;
  • Telefone;
  • Contratos de manutenção;
  • Comissões de agências;
  • Taxas de cartão;
  • Manutenção do site próprio ou de parceiros;
  • Entre outros.

Calcule a margem de lucro de uma pousada

Como margem de lucro, entende-se o indicativo de quanto o seu empreendimento tem de lucratividade nas atividades que realiza, em valores percentuais. De maneira geral, uma baixa margem pode sugerir diversos problemas, incluindo despesas acima do normal.

A partir desse princípio, entende-se então que uma forma de acompanhar sua margem é utilizando a seguinte fórmula:

  • Margem de Lucro = Lucro/Receita x 100 

 

Como lucro, entende-se a receita total menos os custos da pousada, que são os impostos, despesas e tributos federais. E para ficar ainda mais simples esse entendimento, veja o exemplo a seguir:

Imagine que, em um certo mês, a receita total da pousada foi igual a R$10.000 e o lucro neste período igual a R$5.000.

Aplicando a fórmula temos:

  • Margem de lucro = 5.000 / 10.000 x 100 
  • A margem de lucro é de 50%.

 

Se você tem dúvida sobre qual a porcentagem de lucro ideal para uma ousada, entenda que isso depende de uma série de fatores. Dentre eles, o tipo de atuação, localização do estabelecimento e até o número de atrações oferecidas.

No entanto, há especialistas que consideram 20% a margem ideal para se trabalhar em hotéis ou pousadas.

Como se preparar para abrir uma pousada que dê lucros

Não adianta pensar que a sua pousada só dará lucros se não tiver custos. Alguns deles são essenciais e até considerados como investimento, como o marketing e outras atrações, por exemplo. Esses pontos são os que te colocam à frente dos concorrentes.

Por isso, veja como se preparar para ter uma boa margem de lucro com a sua pousada.

Plano de negócios

Este é um importante documento que descreve todos os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

Isso ajuda a diminuir os riscos e as incertezas, além de permitir identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Defina o local e as atrações

Como dito anteriormente, muitos fatores implicam no lucro e na margem de lucro da de uma empresa. No caso de uma pousada, o local influencia muito.

Afinal, se você atua numa cidade turística, por exemplo, pode-se aplicar uma taxa maior, tendo em vista que o custo de manutenção também tende a ser mais alto.

As atrações oferecidas  são outro fator determinante para aumentar sua lucratividade. Busque entender na região e com seus clientes o que eles desejam que seja implementado ou oferecido.

Pense na baixa temporada

A depender da sazonalidade da região em que você atua – como uma praia, por exemplo – há um período do ano em que o fluxo de turistas diminui e sua pousada precisa estar preparada para isso.

Considere incluir os custos de manutenção de baixa temporada na margem de lucro que você tem durante a alta. Assim, é possível se manter de pé mesmo durante o período com pouco ou nenhum hóspede.

Entenda de Marketing Digital

Sim, o marketing digital é essencial para a sobrevivência da sua pousada. Afinal, é uma das principais formas de um possível cliente te encontrar e garantir uma reserva.

Explore redes sociais e plataformas, como o Google Meu Negócio, parcerias com grandes sites, como Trivago, Hotel Urbano e Booking, ou qualquer outro local da internet que você possa marcar presença.

Não esqueça, também, de incentivar os depoimentos e avaliações feitos pelos hóspedes no seu site ou no próprio google.

Cuide da gestão financeira

Sim, é preciso separar bem as finanças pessoais das finanças da pousada. Neste tópico, considere ter uma conta para pessoa jurídica para facilitar sua gestão financeira.

Se você costuma achar essa fase complicada, lembre-se que a Cora oferece o serviço de conta PJ gratuita, sem cobrar mensalidade ou anuidade do cartão de crédito.

Além disso, a Cora oferece um app onde você pode fazer tudo por lá, seja a abertura de conta ou até mesmo as movimentações nela, que permite emitir boletos, fazer e receber pix ou Ted também sem pagar nada por isso.

Pronto, agora você já está por dentro de como margem de lucro de uma pousada e o que fazer para manter seu caixa sempre saudável.

Por Equipe Cora
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