O Brasil tem mais de 374 mil contadores, segundo estatísticas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). E para se destacar nesse mercado competitivo, um dos caminhos é apostar no marketing de conteúdo para contadores.
Porém, ainda que o tema apareça com frequência quando se fala em como atrair clientes na contabilidade, é normal ficar em dúvida sobre como começar e o que fazer, na prática.
Aliás, podemos resumir o que é marketing de conteúdo em: uma estratégia para atrair um público-alvo a partir da criação de conteúdo (em texto, vídeo, áudio, etc.) útil e relevante.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o marketing de conteúdo para contadores e como usar essa estratégia de prospecção de clientes.
O que é marketing de conteúdo para contadores?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na criação de conteúdo útil, confiável e relevante para construir autoridade e atrair potenciais clientes para determinado produto ou serviço.
Sendo assim, o marketing de conteúdo para contadores nada mais é do que a aplicação dessa estratégia por pessoas contadoras e escritórios de contabilidade.
Dessa forma, você deve partir de dúvidas reais do seu público para criar conteúdos educativos e se posicionar como especialista na área, assim como ocorre no marketing digital para advogados.
Na prática, você pode fazer isso através de artigos em blogs, e-books, vídeos, podcasts, e-mail marketing e postagens em redes sociais.
Aliás, o marketing de conteúdo para contadores está alinhado às regras do Código de Ética Profissional do Contabilista (Norma Brasileira de Contabilidade), atualizado em 2019.
Nesse sentido, o Código inclui as seguintes regras para o marketing contábil:
- “A publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.”
- “A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.”
E o marketing de conteúdo contábil é focado em conteúdos informativos que educam o público sobre temas ligados à contabilidade, em vez de simplesmente ofertar os serviços.
Portanto, quando se fala em marketing digital para empreendedores da área contábil, é preciso adotar estratégias alinhadas às diretrizes do Código de Ética, o que é perfeitamente possível com essa estratégia.
Quais os benefícios do marketing de conteúdo para contadores?
Como vimos, uma das vantagens do marketing de conteúdo para contadores é o alinhamento às diretrizes sobre publicidade do Código de Ética.
Além disso, sua adoção permite construir ou aumentar a presença na internet, inclusive para quem acabou de abrir um escritório de contabilidade.
E estar na internet é essencial para um negócio ser encontrado hoje em dia — isso vale para quem presta serviços de forma presencial ou online.
A construção de autoridade é outro benefício dessa estratégia: a partir da produção de conteúdos úteis e bem embasados, você se posiciona como especialista no seu segmento, aumentando a percepção de valor dos seus serviços.
Podemos citar ainda a redução de gastos com anúncios, já que o marketing de conteúdo possibilita atrair a audiência de forma orgânica em diferentes canais (blog, redes sociais, YouTube, etc.).
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Por onde começar?
Para ter resultados com sua estratégia de marketing de conteúdo para contabilidade, é recomendável começar definindo seu público-alvo.
Pois, o público em potencial que uma pessoa contadora ou escritório pode atender é bem amplo, incluindo empresas de todos os portes e segmentos, além de pessoas físicas.
Sendo assim, você pode começar definindo um nicho, como contabilidade para:
- Microempreendedores Individuais (MEIs);
- Empresas optantes pelo Simples Nacional;
- Profissionais liberais (médicos, dentistas, psicólogos, etc.);
- Negócios online (sites e lojas virtuais);
- Empresas de um ramo (bares e restaurantes, por exemplo).
Dessa forma, você consegue identificar questões específicas do seu público-alvo para utilizar na produção de conteúdos.
Assim, também fica mais fácil saber qual linguagem usar para se dirigir a esse público, visando obter melhores resultados.
Além de definir seu público-alvo, você pode refinar ainda mais esse direcionamento com a criação de uma persona — representação semi-fictícia de cliente ideal.
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Como fazer marketing de conteúdo para contadores?
Após definir para quem sua estratégia de marketing será dirigida, é hora de pensar na parte prática; quais canais e formatos de conteúdo você vai utilizar.
A seguir, você confere as principais formas de implementar sua estratégia de marketing de conteúdo para contadores, podendo combinar diferentes canais, inclusive.
Blog
Publicar conteúdos informativos em um blog permite que potenciais clientes encontrem seus serviços pela página de resultados de mecanismos de pesquisa como Google.
Mas, para isso, é importante utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização Para Mecanismos de Busca) no seu blog.
Materiais ricos
Estudos de caso e e-books são exemplos de materiais ricos e podem ser usados como iscas digitais: a pessoa usuária deixa o e-mail para ter acesso ao conteúdo.
Assim, além gerar valor para sua audiência por meio desses materiais aprofundados, potenciais clientes podem avançar na jornada de compra dos seus serviços.
E-mail marketing
Em uma estratégia de marketing de conteúdo, o e-mail ajuda a manter e estreitar o relacionamento com a audiência.
Também pode ser usado de forma integrada a outros canais: enviar novos conteúdos do blog por e-mail, por exemplo.
Redes sociais
Manter uma presença consistente em redes sociais como Instagram, LinkedIn, etc. é outra forma de criar relacionamento com seu público e se posicionar como autoridade no seu nicho.
Lembra quando falamos em público-alvo e persona? Então, a partir dessas definições, você pode decidir quais redes fazem mais sentido para sua estratégia.
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Vídeos
Os vídeos são uma tendência no marketing de conteúdo. Logo, você pode criar um canal no YouTube e usar formatos mais curtos em outras redes sociais, mantendo a proposta de gerar valor para sua audiência.
Podcasts
Os conteúdos em áudio são outra tendência que você pode aproveitar no marketing de conteúdo para contabilidade. Que tal criar um podcast de contabilidade focado no seu nicho?
Após definir seu público-alvo e escolher os canais, é hora de começar o planejamento e produção das peças para usar na sua estratégia de marketing de conteúdo para contadores.
E você pode aprender ainda mais sobre como divulgar seus serviços de contabilidade com um conteúdo sobre marketing para Instagram.