As oportunidades de marketing nas Olimpíadas não ficam restritas às grandes marcas patrocinadoras do evento. Com planejamento e criatividade, pequenas e médias empresas também podem usar o momento olímpico a seu favor!
Inclusive, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lidera o ranking mundial de engajamento nas redes sociais entre os comitês olímpicos, segundo um levantamento da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais.
Além disso, os Jogos Olímpicos são o evento que os brasileiros mais têm interesse de acompanhar em 2024, segundo o portal de Pesquisas Gente, da Globo.
Os números demonstram como os Jogos de Paris 2024 devem engajar o público, sendo uma oportunidade para investir em ações de marketing online e offline.
Continue conosco para saber mais sobre o marketing nas Olimpíadas.
Marketing nas Olimpíadas: o que não é permitido?
Antes de pensar em ações de marketing nas Olimpíadas, é preciso ficar de olho nas regras de publicidade definidas pela organização do evento. Mais ainda quando falamos de empresas que não patrocinam os Jogos.
Assim, com base nas determinações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), não é permitido usar em ações de marketing:
- As marcas do COI, COB e Time Brasil, assim como a identidade visual dos Jogos, demais marcas, slogans e símbolos específicos;
- O mascote do Time Brasil;
- Palavras como Time Brasil, Paris 2024, olímpico, Jogos Olímpicos, Olimpíadas, Comitê Olímpico;
- Fotos das competições ou imagens do país sede das Olimpíadas integrantes da campanha;
- Hashtags oficiais (isso inclui o recompartilhamento de postagens dos patrocinadores);
- Posts desejando boa sorte ou parabenizando atletas olímpicos.
Lembrando que este é apenas um resumo das proibições do marketing nas Olimpíadas para empresas não patrocinadoras.
O que é permitido, afinal?
Em resumo, é possível realizar ações genéricas tendo os esportes como tema. O uso das cores do Brasil também é liberado, desde que sem especificar a relação com os Jogos.
É possível ainda ter a participação de atletas olímpicos em campanhas publicitárias. Porém, as ações devem seguir as diretrizes da Regra 40.
Leia mais | Como vender mais no Dia dos Pais: 7 dicas práticas para faturar na data
7 dicas de ações de marketing nas Olimpíadas de Paris 2024
Mesmo sem patrocinar o evento, sua empresa pode aproveitar as Olimpíadas para vender mais. Confira a seguir algumas ações de marketing para implementar no seu negócio.
1. Crie promoções temáticas
Faça promoções relacionadas aos esportes olímpicos. Por exemplo, ofereça descontos com base no desempenho do Brasil em algum esporte.
Para isso, escolha um esporte que esteja se destacando nas Olimpíadas e associe um desconto ou benefício a ele.
Por exemplo, dar desconto progressivo num produto ou serviço, conforme a equipe brasileira for avançando nas competições.
2. Publique conteúdo temático
Compartilhe curiosidades sobre os Jogos, histórias inspiradoras de atletas e atualizações em suas redes sociais.
Assim, você pode compartilhar informações históricas sobre as Olimpíadas e os esportes participantes, curiosidades sobre a cidade-sede, etc.
3. Faça parcerias com outras empresas
Colabore com outras empresas para criar eventos conjuntos, como transmissões ao vivo de competições ou festas temáticas.
Aqui, você pode entrar em contato com restaurantes, cafés ou academias e propor uma parceria. Por exemplo, vocês podem organizar uma noite de exibição de uma prova olímpica, seguida de um jantar especial no restaurante parceiro.
Vale ainda usar as parcerias para premiar clientes em promoções temáticas durante os Jogos.
4. Promova concursos e sorteios
Promover concursos e sorteios é outra estratégia para vender mais usando o marketing olímpico. Nesse sentido, a marca pode usar suas redes sociais para divulgar as ações.
Uma sugestão é incentivar o público a compartilhar fotos ou vídeos mostrando como o seu produto ou serviço tem a ver com os valores olímpicos.
E empresas do ramo esportivo podem sugerir que os clientes mostrem como usam seus produtos no dia a dia. De todo modo, o concurso ou sorteio deve ter regras claras e prêmios atrativos.
Este tipo de ação ajude a atrair a atenção dos clientes, podendo alavancar as vendas.
5. Dê desconto por tempo limitado
Promoções por tempo limitado durante competições nas Olimpíadas são uma estratégia para estimular compras rápidas. Isso porque os descontos de curta duração criam um senso de urgência.
Na prática, você pode dar uma porcentagem de desconto em determinado produto ou categoria durante uma competição específica. Por exemplo, 25% de desconto na categoria X só durante a final de vôlei.
Utilizando contadores regressivos, numa loja virtual ou e-commerce, você aguça ainda mais o senso de urgência. Lembre-se ainda de escolher esportes olímpicos com alta popularidade.
6. Realize ações com influenciadores
Associar a imagem da marca a influenciadores ligados ao esporte é outra forma de aproveitar o marketing nas Olimpíadas.
Campanhas onde os influenciadores compartilham sua rotina de treinos e interagem com os seguidores da empresa, por exemplo, trazem visibilidade e engajamento.
7. Invista numa decoração olímpica
Que tal decorar seu estabelecimento físico com elementos que remetam às olimpíadas? Nesse sentido, vale usar verde e amarelo, e itens relacionados aos esportes olímpicos.
Uma sugestão é usar fitas coloridas nas cores dos anéis olímpicos para montar uma vitrine atraente. Dá ainda para pendurar bandeirinhas representando os países participantes.
Mas se o seu negócio é online, você pode incluir elementos visuais novos no site ou blog para entrar no clima olímpico.
Quando serão as Olimpíadas 2024?
As Olimpíadas de Paris 2024 acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto. Os esportes participantes somam 45 modalidades, incluindo surfe, skate e escalada esportiva.
Já os Jogos Paralímpicos Paris 2024 ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro. O evento incluirá 22 esportes paralímpicos, entre os quais: vôlei sentado, remo paralímpico, futebol de cegos e basquete em cadeira de rodas.
Esperamos que as dicas sejam úteis para implementar as ações de marketing nas Olimpíadas do seu negócio.
Como vimos, empresas não patrocinadoras também podem aproveitar o momento olímpico, sem desrespeitar as regras oficiais de publicidade.
E você pode continuar aprendendo sobre marketing e vendas no blog da Cora. Até a próxima!