Quem é Microempreendedor Individual (MEI) sabe que as soluções financeiras são importantes para garantir um dia a dia com mais agilidade nos negócios. Um dos grandes questionamentos é sobre qual é o melhor cartão de crédito para MEI.
Esse tipo de cartão é bastante útil para quem tem um empreendimento. Ao se enquadrar como MEI, o empresário tem acesso a certas facilidades, como linhas de crédito diferenciadas, serviços personalizados e taxas mais baixas.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o cartão de crédito para MEI, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura agora mesmo!
Quais são as características do MEI?
De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas do 1º Quadrimestre de 2022, do Ministério da Economia, sete em cada dez empresas ativas no Brasil são de Microempreendedores Individuais (MEIs).
Além disso, houve um grande crescimento nos últimos anos. Dos quase 12,5 milhões de MEIs ativos no país, mais de 1 milhão foram abertos entre janeiro e abril de 2022. O número representa uma alta de 14% se comparado com os últimos quatro meses de 2021 e uma queda de 3,2% se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Esse aumento de MEIs é resultado da facilitação no processo de abrir empresas no Brasil. Muitas pessoas que tinham atividades informais passaram a atuar dentro desta categoria, que é um modelo empresarial simplificado.
Criado em 2009, é ideal para quem atua de forma autônoma e quer ter o próprio CNPJ e emitir notas fiscais. O limite de faturamento anual é, atualmente, de no máximo R$81 mil e só é possível contratar um funcionário.
Além disso, é possível ter acesso aos benefícios da Previdência Social e o recolhimento de impostos é facilitado por meio de uma única guia, a DAS MEI.
O que é o cartão de crédito para MEI?
Ao virar MEI, é possível abrir uma conta PJ utilizando o seu CNPJ e solicitar um cartão de crédito com as vantagens para o microempreendedor.
No geral, esse tipo de cartão oferece uma experiência similar ao cartão de pessoa física. É estipulado um limite mensal e a empresa pode realizar compras à vista ou parceladas. Quando a fatura é criada, deve ser realizado o pagamento parcial ou integral.
Por mais que não seja obrigatório ter uma conta com o CNPJ da empresa, é interessante porque é uma forma de separar as finanças pessoais das empresariais. Além disso, outro benefício é que o cartão de crédito ajuda no fluxo de caixa, pois você pode usar o limite disponível para fazer compras maiores sem a necessidade de grandes retiradas.
Qual é o melhor cartão de crédito para MEI?
Não há uma resposta única. Cada pessoa pode dizer que um cartão é melhor porque atende de maneira mais adequada suas necessidades.
Por isso, não estamos aqui para apontar qual é o melhor cartão de crédito para MEI, mas para esclarecer o que você deve se perguntar para fazer uma ótima escolha de acordo com a realidade da sua empresa.
O que analisar antes de solicitar o seu cartão de crédito para MEI?
Cada instituição financeira tem os seus pacotes e facilidades. Na hora de fazer a comparação, se pergunte se a instituição oferta as melhores soluções de crédito, ou seja, linhas, taxas e benefícios de acordo com as prioridades do seu negócio.
Além disso, outros pontos importantes são:
Oferta de conta corrente
As instituições que oferecem conta PJ facilitam as transações de pagamento da fatura. Além disso, a utilização da conta eleva as chances da empresa ter um cartão aprovado porque o banco pode analisar mais detalhadamente o perfil do cliente.
Bandeira do cartão
Verifique quais são os benefícios do cartão oferecido, como acesso à vantagens e parcerias.
Manutenção da conta
Tenha clareza sobre quais são os valores de manutenção de conta que serão cobrados. Hoje, existem bancos como a Cora, que não cobram taxas desse tipo.
Taxas de juros
Compare as taxas de juros cobradas em compras parceladas, atrasos, parcelamentos de fatura, entre outros casos. O banco escolhido deve ser aquele com melhor custo-benefício.
Soluções bancárias além do crédito
O que é importante para você? Transferências DOC/TED, empréstimos, financiamento? Analise tudo o que o banco oferece além do cartão.
Anuidade
A anuidade pode sair bem cara em alguns casos, por isso, priorize cartões sem anuidade e demais taxas que aumentam o valor da sua fatura.
Os benefícios do cartão de crédito da Cora
A Cora é uma conta digital PJ criada por quem empreende para quem empreende. Ela foi projetada para libertar as pessoas empreendedoras de burocracias e taxas abusivas, descomplicando a gestão financeira dos negócios.
Os principais benefícios do cartão de crédito da Cora são:
- Bandeira Visa Internacional, aceita em milhares de estabelecimentos no mundo;
- Possibilidade de solicitar cartões personalizados para sócios, com gestão de limites na mesma fatura;
- Cartão múltiplo, com função de débito e crédito para facilitar suas compras;
- Múltiplos cartões virtuais, trazendo mais segurança para suas compras online.
O que significa quando o seu cartão de crédito não é aprovado?
Alguns bancos, como a Cora, adotam uma política de crédito mais detalhada.
O objetivo é alcançar um número maior de pessoas empreendedoras com crédito saudável, mas, por enquanto, concentramos a nossa capacidade de concessão de crédito e categorias como: Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs), Sociedades de Responsabilidade Limitada (LTDAs) e Sociedades Limitadas (S/As).
Isso não significa que se você for MEI não vai conseguir um cartão de crédito, mas tenha em mente que é normal que ele seja reprovado em um primeiro momento e isso não significa que o resultado da análise seja permanente e que haja alguma restrição no CNPJ.
Leia também | Por que o meu cartão de crédito Cora ainda não foi aprovado?
O ideal é que possamos construir um relacionamento e ter mais informações sobre a sua empresa na hora de analisar um pedido no futuro. A Cora atua de maneira muito responsável e estruturada justamente com o objetivo de não prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos e a saúde financeira das empresas que confiam em nós.
Lembrando, é claro, que além do cartão de crédito, há outros benefícios gratuitos para quem tem conta Cora:
- Gestão de cobranças completa e simplificada (com régua de cobrança automática);
- Emissão ilimitada de boletos — incluindo boletos recorrentes;
- Transferências 100% gratuitas (TED e Pix PJ);
- Perfis de acesso personalizados;
- Parcelamento via boleto e muito mais.
Como aumentar as suas chances de conseguir crédito?
Por fim, não podemos finalizar o artigo sem dar dicas práticas para quem quer aumentar as chances de conseguir crédito. Há maneiras de melhorar o seu perfil e algumas delas são:
- Pagar as contas da empresa em dia e manter o CNPJ livre de restrições;
- Manter os dados da empresa atualizados nos birôs de crédito, o que ajuda a aumentar o score do seu CNPJ e, assim, as chances de conseguir crédito;
- Movimentar a conta/construir um relacionamento com a Cora (é importante reforçar que ter uma conta não garante a aprovação do crédito, mas ao usar os serviços da Cora conseguimos conhecer melhor a sua capacidade de pagamento e comportamento financeiro).
A melhor dica que podemos dar é focar em construir um relacionamento com a instituição financeira e ter em mente que isso leva tempo, mas em muitos casos vale bastante a pena ter paciência.
Como solicitar um cartão de crédito Cora?
E é claro que não podemos finalizar o artigo sem te contar que, como tudo por aqui, solicitar o seu cartão de crédito é bem simples. Confira o passo a passo:
- Abra o aplicativo da Cora;
- Na aba “Início” ou “Cartão”, clique em “Tenho interesse”;
- Leia as informações sobre o cartão e a análise de crédito;
- Informe o valor que gostaria de ter como limite e clique em “Enviar”.
Curtiu as dicas? Não deixe de continuar acompanhando os conteúdos da Cora para se inteirar sobre todas as facilidades que oferecemos aos empreendedores.