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4 exemplos de mensagens de cobrança por SMS 

27 de julho de 2023
mensagem de cobrança sms

As mensagens de cobrança por SMS são uma ótima estratégia para reduzir a inadimplência e evitar prejuízos para o seu negócio.

Realizar uma boa gestão de cobranças é necessário, mas é importante saber fazer isso de maneira adequada, para não gerar constrangimentos ou até mesmo problemas judiciais.

Fazer cobranças por SMS é uma forma prática e eficaz de aumentar as chances de que os pagamentos sejam recebidos em dia e a sua empresa se mantenha financeiramente sustentável.

Para conferir mais sobre o assunto e modelos de mensagens desse tipo, continue a leitura.

O que é uma mensagem de cobrança?

Uma mensagem de cobrança se trata de uma comunicação que tem como foco lembrar o cliente sobre uma determinada data de vencimento ou débitos em atraso.

Para convencer o consumidor a pagar as suas dívidas atrasadas, nessas mensagens também podem ser comunicadas outras questões relacionadas às condições de pagamento e descontos.

Lembrando que mensagens do tipo não precisam ser enviadas somente depois do vencimento da conta. Os lembretes podem ser feitos com antecedência ou no dia do vencimento, justamente para reduzir a inadimplência.

Outro ponto importante a se levar em consideração na hora de elaborar esse tipo de comunicação é o Código de Defesa do Consumidor, que protege o consumidor contra cobranças inadequadas.

Leia também | Conheça as novidades da Cora para facilitar a cobrança de seus clientes 

Quais são as boas práticas na hora de cobrar o cliente?

Cobrar um cliente nunca é uma tarefa fácil. Por isso, visando manter um bom relacionamento, é importante seguir algumas dicas para realizar essa comunicação da melhor forma possível. 

Confira as nossas orientações:

  • Seja empático

Se colocar no lugar do outro é fundamental na hora de estruturar uma mensagem de cobrança.

Lembre-se de que, em alguns casos, o atraso no pagamento pode ser decorrente de esquecimentos ou imprevistos, que realmente podem acontecer com todo mundo.

Portanto, não faça cobranças de forma agressiva e sem educação. Além disso, sempre se coloque à disposição para tirar dúvidas sobre a questão.

  • Tome cuidado com as palavras utilizadas

Uma mensagem de cobrança deve evitar palavras e frases negativas, por exemplo, “você deve há muito tempo” ou “você é um devedor”. Tais termos são capazes de intimidar e constranger o cliente. 

É recomendado cuidar da imagem da empresa e fazer cobranças com cordialidade e gentileza, a fim de não gerar conflitos e nem ofender o consumidor.

  • Facilite o pagamento

Se possível, no momento da cobrança, ofereça diferentes formas de pagamento ao cliente, pois isso aumenta as chances de receber o valor devido. No caso de pagamentos à vista, podem ser considerados descontos vantajosos, por exemplo.

Também procure criar uma abertura para o diálogo, demonstrando que a empresa está aberta para negociações.

  • Preste atenção ao tom de voz

Outro ponto importante é que o tom de voz de qualquer tipo de mensagem de cobrança deve estar alinhado ao tom da comunicação da empresa como um todo.

Isso é importante para fortalecer o relacionamento com o cliente e fazê-lo se sentir mais à vontade para entrar em contato a fim de resolver questões de dívidas em aberto.

  • Proponha negociações

Em alguns casos, pode ser necessário oferecer negociações para que o cliente consiga pagar a dívida pendente.

Dentro das possibilidades da empresa, proponha descontos nos juros e possibilidades diversas de parcelamentos, por exemplo. 

Para que essa estratégia seja eficaz, o mais importante é que o cliente se comprometa com aquilo que realmente pode pagar.

4 exemplos de mensagens de cobrança por SMS para enviar aos clientes

As mensagens de cobranças por SMS podem ser enviadas em diversos momentos, não apenas quando já se passou a data de vencimento do pagamento.

Lembrando que, devido às características deste canal, as mensagens via SMS devem ser mais objetivas.

Em seguida, confira algumas boas práticas e exemplos para se inspirar na hora de escrever essa comunicação:

– Antes do vencimento

A mensagem de cobrança antes do vencimento na verdade tem uma característica de lembrete, que visa recordar o cliente sobre o pagamento antes do prazo final.

Com o objetivo de ajudá-lo a evitar atrasos, esse tipo de estratégia contribui significativamente para reduzir a inadimplência.

Lembre-se de que o tom da comunicação não deve ser tão incisivo. Afinal, a data de vencimento ainda não chegou. Além disso, esse tipo de lembrete pode ser enviado alguns dias antes ou no dia anterior ao vencimento.

Aqui vai um exemplo de mensagem de cobrança que pode ser enviada via SMS:

“Olá [nome do cliente], 

Aqui é o(a) [nome da pessoa], da [nome da empresa]. Estou passando para lembrar de que a data do vencimento do seu boleto referente à compra do dia XX/XX está chegando! 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato pelos nossos canais de atendimento:

[informações dos canais de atendimento].”

– No dia do vencimento

É imprescindível enviar uma mensagem no dia do vencimento com o objetivo de ressaltar ao cliente o prazo de pagamento.

Nesse caso, lembre-se de que a dívida ainda não está em atraso. Portanto, o tom de voz da comunicação deve ser de auxílio e não de cobrança. Vale, no entanto, focar em reforçar um pouco mais a importância de evitar atrasos para não pagar multas e juros.

Confira um exemplo:

“Olá [nome do cliente], 

Hoje vence o seu boleto no valor de XX, referente à compra na [nome da empresa]. Lembre-se de que, ao pagar em dia, você evita multas por atraso.

Basta copiar este código para realizar o pagamento: XXXXXXXXXXXXXXXXX.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato pelos nossos canais de atendimento:

[informações dos canais de atendimento].”

– Após o vencimento

As mensagens de cobrança após a data de vencimento já podem ter um tom diferente, que pode variar de acordo com o tempo em que a dívida está em aberto.

Após uma semana ou quinze dias do vencimento, há a possibilidade de intensificar as cobranças. O mais importante, no entanto, é sempre manter a cordialidade e se colocar à disposição para negociar ou tirar dúvidas.

Aqui estão alguns exemplos para se inspirar (lembrando que via SMS essas mensagens devem ser mais concisas):

“Olá [nome do cliente], 

Somos da [nome da empresa]. Identificamos que o seu boleto venceu no dia XX/XX e o pagamento não foi realizado. Sabemos que imprevistos acontecem, você gostaria de conversar sobre possibilidades de negociação ou parcelamento?

Entre em contato para tirar as suas dúvidas ou realize o pagamento acessando diretamente este link: XXXX.

Estamos à disposição.”

E mais um exemplo:

“Olá [nome do cliente], 

Somos da [nome da empresa] e identificamos que o pagamento do seu boleto, com vencimento XX/XX, está em aberto. Para evitar maiores multas e juros, é importante que o pagamento seja feito o quanto antes.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Se preferir, pode realizar o pagamento acessando diretamente este link: XXXX.

Estamos à disposição.”

Gostou de aprender um pouco mais sobre o envio de mensagens de cobrança por SMS? 

Na Cora, essa funcionalidade ainda está disponível apenas via e-mail, mas em breve teremos novidades e todos os nossos clientes poderão enviar mensagens de cobrança por SMS também.

Fique atento aos nossos canais para saber mais. Até a próxima!

Por Equipe Cora
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