Além de ser caro, conquistar novos consumidores é sempre um grande desafio. Por isso, é importante ter uma estratégia de envio de mensagens para recuperar clientes inativos, ou seja, que não se relacionam há bastante tempo com a sua empresa.
É uma tarefa que exige esforço e dedicação, mas, se bem executada, traz ótimos resultados e garante maior fidelização daqueles que consomem os produtos ou serviços da sua marca.
Quer conhecer alguns modelos de mensagens para recuperar clientes? Então, a dica é ler este artigo até o final e conferir os exemplos.
Como abordar clientes inativos?
Antes de qualquer coisa, vamos nos aprofundar em algumas orientações para que a comunicação com o cliente inativo seja a mais eficaz possível:
1. Entenda o que causou o afastamento do cliente
É bem importante conhecer o motivo que causou o afastamento. Isso porque, dessa forma, fica muito mais fácil contornar determinadas objeções que a pessoa ainda possa ter.
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É fundamental ter um histórico de fácil acesso para rever toda a comunicação que foi realizada com o cliente no passado e, assim, detectar quais foram os problemas. Dessa forma, pode ter certeza de que a abordagem para recuperação será muito mais efetiva.
2. Defina prioridades
O segundo passo é criar uma priorização de abordagem, afinal, se for um número muito grande de pessoas pode ser bem difícil entrar em contato com todas ao mesmo tempo.
Aqui a dica é entender o tempo certo: analise o perfil dos clientes para detectar necessidades específicas que podem ser aproveitadas na hora de enviar a mensagem de tentativa de recuperação.
3. Planeje a comunicação
Ao longo do artigo, você vai conferir alguns exemplos de comunicação que ilustram como entrar em contato com o cliente inativo.
A etapa do planejamento é quando você faz essas definições, ou seja, entende qual será a abordagem e o que será oferecido aos consumidores.
Um produto ou serviço com desconto? Um download de material gratuito? Um convite para um evento?
Ah, e não se esqueça: para chegar a tais definições é essencial conhecer o perfil de cada cliente inativo para oferecer aquilo que é mais atrativo para ele.
4. Controle os processos
Para continuar sempre aprimorando os processos, não deixe de registrar tudo o que acontece nas abordagens com os clientes.
Todas essas informações são importantes para entender pontos de melhoria e o que já está funcionando muito bem na implementação.
Estratégias de comunicação para recuperar clientes
Aqui vão algumas ideias de estratégias que podem ser utilizadas para tentar recuperar clientes inativos:
1. Novidades
As novidades, como lançamentos de produtos ou serviços, sempre despertam curiosidade e, portanto, podem ser uma ótima forma de atrair um cliente que está há muito tempo sem se relacionar com a sua empresa.
2. Condição exclusiva
Outra maneira de abordar o cliente é criando uma condição exclusiva para ele, por exemplo, um brinde ou cupom de desconto.
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Para garantir que a ação seja efetiva, a dica é conhecer muito bem o perfil da pessoa para oferecer algo realmente irrecusável.
3. Saudades
Que tal apelar para o lado mais emocional e dizer ao seu cliente que sente falta dele?
Nesse caso, a mensagem pode ser bem descontraída e bem humorada, caso o perfil do cliente permita tal informalidade.
4. Datas comemorativas
Aniversário, Natal, Páscoa, Ano Novo, Carnaval, Dia das Mães… Há muitas opções de datas comemorativas no calendário que podem ser utilizadas para tentar reativar antigos consumidores.
Nesse caso, você pode até mesmo unir duas estratégias, por exemplo, falando da data e oferecendo uma condição especial.
5. Pesquisa de satisfação
Esse tipo de abordagem é interessante, principalmente quando você não souber o que causou o afastamento do cliente.
É uma ótima forma de se reconectar e, ao mesmo tempo, se aprofundar nas causas para, posteriormente, traçar uma comunicação estratégica a fim de reativá-lo.
4 modelos de mensagens para recuperar clientes
Agora que você já aprendeu mais sobre as estratégias e técnicas que podem ser aplicadas nas mensagens, confira alguns modelos para se inspirar.
Modelo 1: Novidades
Olá, [cliente]!
Como estão as coisas por aí?
Estou passando para te contar sobre uma novidade imperdível. Acabamos de lançar a [INCLUIR A NOVIDADE] e temos certeza de que você vai adorar.
Para conferir tudo em primeira mão, preparamos um cupom de desconto especial para você: [ADICIONAR CUPOM]. Basta utilizar no momento de finalizar a compra, está bem?
Quer conferir as novidades? Acesse o nosso site agora mesmo: [INSERIR SITE].
E, se tiver alguma dúvida, estou por aqui para te ajudar, combinado?
Até mais!
Modelo 2: Data comemorativa e condição exclusiva
Olá, [cliente]!
Tudo bem com você?
Sabemos que hoje é um dia muito especial: o seu aniversário!
Nós, da [NOME DA MARCA], desejamos um aniversário repleto de paz e felicidades.
Para deixar a sua comemoração ainda melhor, preparamos um presente personalizado para você. Nas compras acima de R$150,00 você ganha um brinde exclusivo.
Neste link [INCLUIR LINK] você pode conferir quais são as opções, mas já pode esperar coisa boa: nós te conhecemos como ninguém e preparamos brindes especiais.
Não vai perder esta oportunidade, né?
Se tiver alguma dúvida, é só me responder esta mensagem, combinado?
Até mais!
Modelo 3: Saudades
Olá, [NOME DO CLIENTE]!
Tudo bem com você?
Já faz um tempo que você não visita o nosso site. Estamos com saudades! 🥺
Que tal conversarmos um pouquinho? Baseado nas suas compras anteriores, criamos uma lista de desejos imperdíveis para você. Para acessar, basta clicar neste link: [ADICIONAR LINK].
Mas se você não tiver mais interesse em receber estas mensagens, basta responder a esta mensagem com a palavra “PARAR”. Mesmo assim, saiba que sentimos a sua falta!
Aguardamos o seu retorno. Até mais!
Modelo 4: Pesquisa de satisfação
Olá,[cliente].
Tudo bem com você?
Aqui é a [INCLUIR NOME], da [INCLUIR NOME EMPRESA]. Percebi que faz um tempo que você não faz uma compra em nosso site.
Por isso, gostaria de entender como foi a sua experiência na nossa loja e como podemos torná-la ainda melhor. Poderia compartilhar comigo as suas percepções?
A sua avaliação é muito importante para sempre aprimorarmos ainda mais o nosso atendimento e produtos.
Se precisar de qualquer direcionamento, é só me sinalizar.
Aguardo o seu retorno.
Com todas estas dicas, fica bem mais fácil planejar as mensagens para recuperar clientes, não é mesmo? Com uma boa estratégia, pode ter certeza de que a sua empresa irá trazer de volta boa parte dos consumidores inativos.