Blog

Notificação de cobrança por WhatsApp: como e quando fazer?

10 de julho de 2024
notificação de cobrança por WhatsApp

A notificação de cobrança por WhatsApp permite integrar o aplicativo às estratégias para combater a inadimplência na sua empresa. 

Até porque, as chances de alcançar clientes por este canal são altas, já que mais de 96% dos brasileiros usam o WhatsApp, segundo o portal Statista.

Além disso, a pesquisa WhatsApp no Brasil, da Opinion Box, mostrou que 79% dos entrevistados utilizam o WhatsApp na comunicação com marcas e empresas. 

Continue a leitura para saber mais sobre a notificação de cobrança por WhatsApp e como ela pode otimizar o processo de cobrança no seu negócio.

Leia também | Como cobrar um cliente que não paga: dicas e exemplos de mensagens

É permitido enviar notificação de cobrança por WhatsApp?

Uma dúvida comum sobre o uso do WhatsApp em cobranças é saber se a prática é legal. E, sim, é permitido enviar notificação de cobrança por WhatsApp, pois isso não infringe os direitos do consumidor.

Porém, a cobrança não pode ser abusiva, devendo respeitar as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Aliás, isso vale para qualquer canal, não só para o aplicativo de mensagens.

Portanto, ao usar o WhatsApp para cobrar clientes, não é permitido:

  • Expor o cliente ao ridículo, submeter a pessoa a constrangimento ou fazer ameaças;
  • Utilizar informações falsas, incorretas ou enganosas;
  • Interferir no trabalho, descanso ou lazer da pessoa (envio excessivo de mensagens, por exemplo).

 

Tais princípios se baseiam nos artigos 42 e 71 do CDC, que abordam a cobrança abusiva.

Consentimento do cliente é obrigatório

Para enviar notificações via WhatsApp ao cliente, é obrigatório que ele tenha autorizado o recebimento de mensagens por esse canal. Se a empresa ignorar esta regra, estará infringindo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Portanto, certifique-se de que o cliente autorizou o envio de comunicações quando forneceu o número de telefone/WhatsApp antes de começar a enviar as cobranças ou qualquer outro tipo de mensagem. 

Como a notificação de cobrança por WhatsApp funciona?

A notificação de cobrança por WhatsApp é uma mensagem de texto que informa sobre uma conta vencida. 

O objetivo da notificação é lembrar o cliente sobre o débito pendente, para a empresa receber o valor em aberto. 

Como fazer a notificação?

O texto da notificação de cobrança via WhatsApp deve incluir:

  • Uma saudação cordial ao cliente devedor;
  • A identificação da empresa que está enviando a mensagem;
  • O motivo do contato (atraso no pagamento);
  • Valor da dívida, vencimento, opções de quitação e consequências da inadimplência;
  • Uma despedida cordial;
  • Um aviso sobre a disponibilidade da empresa para prestar informações adicionais e/ou negociar o débito.

Quando enviar a notificação de cobrança?

A notificação pode ser enviada logo após o vencimento da cobrança. Se o débito venceu no dia 25 e o pagamento ainda não foi efetuado, você pode enviar a notificação no dia 26, por exemplo.

Porém, é recomendável considerar o prazo para o pagamento cair, conforme o método utilizado. No boleto bancário, por exemplo, o pagamento pode levar até 3 dias úteis para ser efetivado.

As mensagens seguintes devem reforçar que o débito continua em aberto. Além disso, é recomendável informar o cliente sobre as possíveis consequências da dívida (como juros, multa e inscrição em órgãos de proteção ao crédito).

Confira uma sugestão de cronograma para o envio das notificações por WhatsApp:

  • Após um dia de atraso: notificação lembrando que a cobrança venceu;
  • Após 15 dias de atraso: notificação de cobrança reforçando a mensagem anterior (o débito segue em aberto);
  • Após 30 dias de atraso: informações sobre o valor atualizado da dívida. Reforçar que o pagamento segue pendente. Comunicar sobre a possível inclusão em órgãos de proteção ao crédito, se a dívida não for paga ou negociada.

 

É possível ainda enviar um lembrete de pagamento quando a cobrança está próxima de vencer.

Como enviar notificações de cobrança via WhatsApp?

Você pode usar o WhatsApp comercial para enviar as notificações da sua empresa. Nesse caso, é preciso configurar e enviar as mensagens conforme a régua de cobrança adotada.

Outra opção é usar um sistema automatizado para ter mais agilidade no processo. Assim, você já pode configurar o envio da notificação via WhatsApp no momento em que emitir uma cobrança.

Portanto, ao adotar a automação, não será preciso conferir o cadastro de clientes e enviar as mensagens uma a uma. Isso traz uma boa economia de tempo para investir em ações mais estratégicas.

Quais as vantagens da notificação de cobrança por WhatsApp?

Confira a seguir as principais vantagens de usar o WhatsApp para enviar mensagens de cobrança:

Baixo custo

O uso do WhatsApp (e do WhatsApp Business) é gratuito. E mesmo adotando um sistema automatizado de notificações, o custo geralmente é baixo.

Grande alcance

Por ser um aplicativo muito popular no Brasil, o WhatsApp tem a abrangência como vantagem. Ou seja, as chances de alcançar seu cliente devedor por esse canal são altas, como dissemos no início do artigo.

Cobrança amigável

As notificações por texto via WhatsApp são mais amigáveis que as ligações telefônicas de cobrança. Isso porque o cliente pode visualizar a mensagem quando desejar, e fica sabendo de seu conteúdo instantaneamente.

Risco de bloqueio é uma desvantagem

Se muitos usuários denunciarem o número como spam, a conta da empresa pode ser bloqueada pelo WhatsApp. Por isso, é obrigatório seguir boas práticas e ter uma postura respeitosa ao usar o aplicativo para cobrança.

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Como enviar notificação de cobrança por WhatsApp na Cora?

A notificação de cobrança por WhatsApp é uma novidade para assinantes do plano Cora Pro. O recurso será liberado para cobranças por boleto tradicional, parcelado, recorrente e cobrança via Pix.

Portanto, você poderá configurar as notificações por WhatsApp ao emitir cobranças por estes meios na conta PJ. As mensagens serão enviadas por um número verificado, passando mais credibilidade.

Sobre o valor do serviço: custará R$ 0,49 por mensagem enviada. Mas você pode configurar o cancelamento da notificação em caso de pagamento antecipado, por exemplo.

Vale dizer que essa é uma funcionalidade nova, ainda em desenvolvimento, que está sendo liberada aos poucos. Em breve traremos novidades!

Agora você já sabe como usar a notificação de cobrança por WhatsApp para combater a inadimplência e otimizar a gestão financeira do seu negócio.

Se quiser, pode aproveitar e conferir como cobrar um cliente por WhatsApp a partir de três modelos de mensagens e dicas.

Até a próxima!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.