A rotina do financeiro inclui muitos processos e nem sempre é possível ter uma equipe interna dedicada ao setor. Daí vem a importância de saber o que é BPO financeiro, também conhecido como terceirização de financeiro.
Na prática, esta solução permite delegar para uma empresa ou prestador de serviço especializado aquelas atividades “chatinhas”, porém essenciais, como emissão de notas, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, etc.
Para saber mais sobre o que é BPO financeiro, como a terceirização funciona e quais vantagens sua empresa pode obter com este serviço, continue conosco.
O que é BPO financeiro e como funciona?
BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que pode ser traduzido como Terceirização de Processos de Negócio.
Na prática, isso significa que uma empresa delega determinadas atividades operacionais a uma parceria especializada. Assim, quando falamos em BPO financeiro, nos referimos à terceirização da gestão financeira de uma empresa.
Ou seja, a terceirização daquelas tarefas essenciais para manter as contas organizadas e saudáveis, mas que não precisam ser feitas internamente.
Dessa forma, a terceirização pode incluir rotinas como o controle de pagamentos, conciliação bancária e a emissão de relatórios financeiros, entre outras.
Quem oferece serviços de BPO financeiro?
Os serviços de BPO financeiro costumam ser oferecidos por empresas especializadas na área. Assim, elas contam normalmente com profissionais capacitados e tecnologia para otimizar a gestão financeira dos clientes.
Nesse sentido, o serviço pode ser ofertado por fintechs, consultorias e escritórios especializados em outsourcing. Existem ainda contabilidades que expandiram seus serviços, oferecendo também o BPO.
BPO x consultoria financeira: qual a diferença?
Embora ambos os serviços estejam ligados à gestão financeira, existem diferenças importantes entre eles:
- BPO financeiro: executa rotinas financeiras do dia a dia da empresa, definidas na contratação do serviço.
- Consultoria financeira: foca em análise e estratégia. Para isso, avalia a situação financeira da empresa, identifica problemas e propõe melhorias, mas não realiza as ações.
BPO financeiro x contabilidade: são o mesmo?
Não. Embora ambos os serviços sejam complementares, cada um tem sua função. Assim, o BPO financeiro lida com a gestão diária das finanças, cuidando do fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, relatórios, etc.
Já a contabilidade tem um papel mais fiscal e tributário, garantindo que a empresa cumpra suas obrigações legais. Isso inclui a entrega de declarações ao Fisco e a correta apuração de impostos, por exemplo.
Ou seja, enquanto o BPO financeiro mantém a organização das finanças da empresa, a contabilidade é responsável pelos registros e cálculos previstos na legislação tributária.
O que faz um BPO financeiro?
Para aprofundar a explicação sobre o que é BPO financeiro, listamos abaixo alguns exemplos de rotinas que este serviço pode assumir.
Gestão de contas a pagar e a receber
- Organizar os vencimentos das contas para evitar atrasos;
- Garantir que os pagamentos sejam feitos no prazo;
- Gerar boletos e acompanhar os recebimentos.
Leia mais | Contas a pagar e receber: saiba como fazer a gestão na sua empresa
Conciliação bancária
- Conferir todas as movimentações financeiras para evitar erros;
- Identificar lançamentos incorretos ou duplicados;
- Manter o fluxo de caixa atualizado.
Emissão de notas fiscais
- Gerar notas fiscais de serviços ou produtos;
- Garantir a emissão conforme as regras tributárias.
Leia mais | Como configuro minha empresa para emitir Notas Fiscais na Cora?
Gestão de fluxo de caixa
- Antecipar possíveis variações no fluxo de caixa;
- Gerar relatórios financeiros para embasar decisões.
Quais as vantagens da terceirização do financeiro?
Após conferir o que é BPO financeiro e como o serviço funciona, conheça as principais vantagens da terceirização:
Mais tempo para investir no crescimento do negócio
Ao terceirizar rotinas financeiras, é possível dedicar mais tempo a atividades estratégicas. Dessa forma, a gestão tem mais horas para aproveitar em áreas como vendas e marketing, por exemplo.
Redução de erros
Profissionais especializados garantem maior precisão nos processos financeiros. Com isso, erros como pagamentos duplicados, esquecimento de contas a pagar ou falhas na conciliação bancária são evitados.
Redução de custos operacionais
Contratar um BPO financeiro costuma ser mais econômico do que montar uma equipe interna.
Isso porque não há gastos com encargos trabalhistas e treinamentos. Além disso, a empresa pode evitar custos gerados por erros financeiros e atrasos.
Maior previsibilidade financeira
Com o fluxo de caixa atualizado e relatórios financeiros abrangentes, a empresa tem uma visão mais clara de suas finanças. Diante disso, o planejamento para investimentos futuros e períodos de baixa demanda é facilitado.
Relatórios financeiros detalhados para tomada de decisão
Com dados e relatórios atualizados, a gestão pode tomar decisões baseadas em informações concretas, identificando oportunidades de economia, investimentos e melhorias na empresa.
Flexibilidade e escalabilidade
O serviço de BPO pode ser ajustado conforme as necessidades da empresa, acompanhando seu crescimento sem demandar novas contratações internas.
Quando contratar um serviço de BPO financeiro?
Abaixo apresentamos algumas situações nas quais o serviço de BPO financeiro é indicado.
Otimização do tempo
Se as tarefas financeiras consomem horas da gestão, o BPO pode assumir essas funções operacionais e liberar mais tempo para o crescimento do negócio.
Leia mais | Ganhe economia de tempo e dinheiro com os processos automatizados da Cora
Dificuldade em manter as contas organizadas
Quando a empresa sofre com pagamentos atrasados, esquecimentos de boletos, falta de controle sobre recebimentos, etc., é hora de considerar a terceirização.
Atrasos e falhas na emissão de notas fiscais
Dificuldades para acompanhar a legislação, preencher as notas corretamente ou evitar erros que podem levar a multas são outro motivo para contratar um BPO.
Controle de fluxo de caixa ineficiente
A empresa não consegue prever suas receitas e despesas? Tem dificuldade em tomar decisões financeiras? Nesse caso, a terceirização pode ajudar a organizar e monitorar o caixa.
Expansão do negócio
Se a empresa está crescendo e aumentando sua operação, é essencial ter uma gestão financeira mais estruturada. E o BPO financeiro fornece este suporte sem montar um setor financeiro interno.
Falta de conhecimento em finanças
Muitas vezes, a gestão não tem formação financeira e acaba cometendo erros que prejudicam a empresa. Aqui, o BPO financeiro oferece a expertise necessária.
Necessidade de relatórios financeiros mais precisos
Se a empresa não consegue acompanhar seus números e tomar decisões baseadas em dados, o BPO pode fornecer relatórios detalhados de faturamento, despesas e outros indicadores essenciais.
E aí, descomplicamos o que é BPO financeiro? E você pode conferir mais artigos sobre soluções para otimizar a gestão do seu negócio no Blog da Cora. Fique à vontade e até a próxima!