Quem trabalha com serviços de prestação continuada, como escolas, academias e agências de marketing, precisa se informar sobre o que é cobrança recorrente e quais as vantagens desse modelo.
Inclusive, talvez você já use o formato, mas não saiba que é possível economizar tempo automatizando o envio das cobranças. E o melhor é que dá para fazer isso sem despesas com taxas.
Neste artigo, você confere o que é cobrança recorrente, quais seus benefícios e como usar o modelo com boletos de cobrança gratuitamente na sua empresa.
O que é cobrança recorrente?
Para entender o que é cobrança recorrente, podemos pensar em serviços como escolas, academias, clubes de assinaturas, entre outros.
Pois eles têm em comum o fato de serem prestados de forma contínua. Assim, no caso de uma escola, por exemplo, é normal que os contratos englobem o período de um ano e que a cobrança das parcelas do serviço seja feita mensalmente.
Desse modo, o cliente autoriza a cobrança recorrente no momento da contratação. Sendo que a frequência de pagamento pode ser quinzenal, mensal, trimestral, etc. No nosso exemplo, a cobrança é feita todos os meses e possui o mesmo valor e as mesmas condições (descontos, multas, juros).
Para escola, esta cobrança recorrente é positiva, pois ajuda a prever o fluxo de caixa mensal. Outro ponto positivo é a possibilidade de automatizar a cobrança das mensalidades, poupando o trabalho de gerar e enviar os boletos um a um todos os meses.
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Assista o passo a passo para fazer cobrança recorrente:
Qual a diferença entre pagamento parcelado e recorrente?
Outro ponto essencial para entender o que é cobrança recorrente é saber sua diferença em relação ao parcelamento.
Assim, o pagamento parcelado se refere a uma compra única que teve o valor dividido em parcelas. A propósito, o parcelamento pode ser usado para a compra de produtos e serviços.
Por exemplo, se uma empresa contratou uma agência para criar seu site e o valor total do serviço ficou em R$ 5 mil, essa compra única pode ser dividida em 5 parcelas de mil reais para facilitar o pagamento.
Porém, imagine que a empresa resolveu contratar a mesma agência que criou o site para fazer as postagens de seu blog e redes sociais.
Nesse caso, a agência cobraria a empresa de forma recorrente durante o período contratado, fazendo a cobrança a cada mês automaticamente.
Da mesma forma, podemos imaginar que uma pessoa fez uma compra em um site de cosmético no valor de R$ 400 e dividiu em 2 vezes de R$ 200.
Mas se a pessoa assinasse um clube desse mesmo site para receber mensalmente um kit surpresa de produtos, a cobrança recorrente no valor do serviço seria adotada.
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Quais as vantagens de usar a cobrança recorrente?
A cobrança recorrente tem vantagens tanto para a empresa quanto para os consumidores. Confira algumas delas a seguir:
Receita previsível
Com a cobrança recorrente, a empresa pode contar com uma receita constante e previsível, pois os pagamentos são feitos regularmente.
Assim, o modelo facilita o planejamento financeiro e permite que você tome decisões estratégicas com base em uma projeção financeira mais realista.
Redução da inadimplência
Ao implementar a cobrança recorrente, você diminui o risco de inadimplência, pois os pagamentos são programados.
Logo, isso ajuda a evitar atrasos nos recebimentos e a reduzir a necessidade de cobranças e processos de recuperação de dívidas.
Eficiência operacional
A cobrança recorrente automatiza o processo de cobrança, eliminando a necessidade de enviar faturas ou lembretes de pagamento manualmente.
Dessa forma, a empresa economiza tempo e recursos, permitindo focar em outras áreas importantes do negócio.
Controle financeiro para quem compra
Ao optar pela cobrança recorrente, quem compra pode ter um melhor controle sobre suas finanças.
Isso porque a pessoa sabe exatamente o valor e a data da cobrança, podendo incluir a despesa no orçamento mensal e se programar.
Evita atrasos e multas
Com a cobrança recorrente, o risco de atrasar o pagamento é menor, por se tratar de uma cobrança programada.
Logo, as chances de pagar multas e juros por atraso são menores. Isso proporciona tranquilidade e evita problemas financeiros desnecessários para quem compra.
Flexibilidade e cancelamento fácil
Em muitos casos, a cobrança recorrente oferece flexibilidade de cancelar o serviço ou alterar as configurações de pagamento.
Sendo assim, a pessoa cliente tem mais controle sobre sua relação com a empresa.
Vale dizer que com a conta Cora você pode gerar boleto recorrente na sua empresa e aproveitar todas essas vantagens sem gastar com tarifas.
Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia
Como fazer cobrança recorrente por boleto?
A Cora é uma conta PJ livre de tarifas que oferece uma gestão de cobrança completa e gratuita a todos os clientes. Assim, você pode emitir boletos de cobrança gratuitos e ilimitados, incluindo boleto recorrente, parcelado e à vista.
Então, com o boleto recorrente, você configura a cobrança uma só vez e daí em diante a Cora faz todo o trabalho. Ou seja: repetimos a cobrança na data informada, pelo período que você escolher (entre 2 e 24 meses).
Além disso, você pode configurar lembretes de vencimento e mensagens de cobrança automáticas para prevenir e combater a inadimplência. Tudo simples e livre de tarifas, basta ser cliente Cora para aproveitar.
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Passo a passo para gerar boleto recorrente na Cora
Agora você confere o passo a passo para gerar boletos de cobrança recorrentes na Cora gratuitamente:
- Abra o aplicativo Cora e clique em “Cobrar”;
- Escolha o tipo de boleto bancário que você prefere gerar: boleto com QR Code Pix ou tradicional;
- Toque em “Emitir para novo contato” e insira os dados do cliente ou selecione o nome na lista de contatos recentes;
- Selecione a opção “Recorrente” para cobranças periódicas;
- Digite o valor total da cobrança (valor mínimo de R$ 20,00) e escolha o período de repetição (mensal, semanal ou personalizado);
- Informe a data de vencimento do primeiro boleto e defina quantas vezes essa cobrança se repetirá (de 2 a 24 vezes);
- Clique em “Concluir” e pronto!
Com essa funcionalidade, você também pode configurar descontos, multas, juros e receber notificações de cobrança. Além disso, você tem a opção de enviar o boleto apenas para o seu e-mail ou também para o e-mail do cliente, 7 dias antes do vencimento.
Agora você já sabe o que é cobrança recorrente e quais as vantagens de usar esse formato para receber na sua empresa. Até a próxima!