Se você ainda tem dúvidas sobre o que é conta PJ (pessoa jurídica), esse conteúdo foi feito para te ajudar. Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil e os desafios começam muito antes do negócio abrir suas portas. Essas etapas que tiram as ideias do papel vão desde a escolha do porte da empresa, passando pela elaboração do modelo de negócio, até chegar na abertura do CNPJ.
Dessa forma, o que não falta são questões envolvendo a pessoa jurídica. Mas não se preocupe. Neste texto, vamos esclarecer todos os pontos envolvendo a conta PJ, desde a definição até os motivos para você abrir uma conta separada para a sua empresa.
Leia mais | Como abrir um CNPJ? Saiba como formalizar o seu negócio
Afinal, o que é conta PJ?
Em resumo, uma conta PJ nada mais é do que uma conta corrente destinada a empresas. Isso significa que os dados bancários utilizam o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) como identidade, e não o CPF (Cadastro de pessoas físicas), como ocorre com as contas bancárias destinadas às pessoas físicas.
Somente empresas formalizadas podem utilizar esse produto bancário, já que a abertura da conta PJ possibilita o acesso a serviços financeiros exclusivos. são exemplos disso o cartão empresarial, emissão de boletos de cobrança sem taxa e gerenciamento de cobranças.
Leia também | Gestão de cobrança na Cora: muito mais que a emissão de boletos
Por que devo abrir uma conta PJ?
A abertura da conta PJ é fundamental para a manutenção da saúde financeira da empresa. Um erro comum dentro do universo empreendedor é a confusão patrimonial, que ocorre quando as transações da pessoa física são misturadas com as da pessoa jurídica.
Nesses casos, o empreendedor pode acabar pagando mais impostos, já que as movimentações da empresa entrarão como rendimentos em sua Declaração de Imposto de Renda. Para evitar situações como essa, entrou em vigor em 20 de setembro de 2019 a Lei nº 13.874, que trata das consequências para empresas que se enquadram na confusão patrimonial.
De acordo com o Artigo 50, “em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.”
Dessa forma, a abertura da conta PJ garante que o empreendedor mantenha a separação saudável entre as duas administrações, evitando problemas fiscais.
Benefícios de separar as finanças pessoais das finanças da empresa
Privacidade e organização
A separação das finanças pessoais e empresariais garante, sobretudo, organização para a administração. Imagine ter que analisar mensalmente um longo extrato para calcular manualmente quais foram as entradas e saídas do caixa da empresa.
Além de ser moroso, esse processo também está suscetível a erros, já que o empreendedor pode acabar esquecendo de adicionar transações em sua contabilidade. Com isso, em um curto período de tempo a manutenção do negócio ficará insustentável e o empreendedor poderá se encontrar enrolado com as contas, precisando até recorrer a empréstimos para cumprir com suas obrigações.
Nesse sentido, a abertura da conta PJ também garante privacidade para o processo contábil. Uma vez que as transações pessoais e empresariais ocorrem em contas separadas, fica mais simples compartilhar o extrato com o contador. O profissional terá acesso somente às operações de interesse administrativo para o negócio.
Leia mais | Capital de giro: aprenda o que é e como calcular
Controle financeiro
Por falar em organização, outra vantagem da abertura da conta PJ é ter controle sobre o fluxo de caixa. Gerenciar as despesas, lucros e rentabilidade se torna um desafio menor para o empreendedor quando o extrato contém apenas as transações referentes à empresa.
Dessa forma, é possível realizar um planejamento de investimentos futuros, já que o patrimônio da empresa encontra-se blindado por uma administração saudável. Esse controle é indispensável para qualquer empresa, independente de seu porte e se o empreendedor conta ou não com o auxílio de um contador.
Leia também | Índice de lucratividade: o que é e como calcular o do seu negócio?
Redução de custos
No passado, abrir uma conta PJ era um processo burocrático e demorado. O empreendedor precisava comparecer até a agência bancária munido de uma série de documentos e esperar um longo período para ter a conta aprovada. Hoje em dia, as contas digitais PJ oferecem praticidade, eficiência e agilidade para todo o processo.
Para abrir uma conta, basta acessar o aplicativo da instituição financeira, enviar os dados da empresa e o documento dos sócios. Em alguns casos, o processo de abertura leva apenas 10 minutos e o retorno sobre o cadastro ocorre em alguns dias.
Além disso, as melhores opções de conta PJ não cobram nenhum tipo de taxa. Ou seja, não existe taxa de manutenção ou anuidade, e nem tarifa para serviços essenciais, como transferências (TED e Pix PJ) e emissão de boletos.
Trata-se da combinação ideal de baixo custo com economia de tempo, já que as transações são feitas pelo próprio celular e sem filas, como ocorre nos bancos tradicionais.
Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ
Deixe a burocracia de lado e #SejaCora
Agora que você entendeu o que é conta PJ, que tal ter como parceira uma instituição financeira que apoia o seu negócio? A Cora acredita que os empreendedores merecem uma conta completa, descomplicada, sem taxas e que atenda as reais necessidades de quem empreende. Aqui, a gente descomplica o empreender e você economiza dinheiro para investir naquilo que faz o seu coração pulsar: o seu negócio.
Nosso propósito é ajudar a resolver as dificuldades na administração financeira das pequenas e médias empresas. Por isso, disponibilizamos ferramentas que permitam que a sua empresa esteja alinhada com as inovações dos meios de pagamento.
Quer saber como abrir uma conta PJ de um jeito ágil e seguro? Assista o tutorial abaixo e #SejaCora.