Se você busca mais praticidade para acompanhar e pagar os boletos da sua empresa, vale a pena se informar sobre o que é e como funciona o DDA (Débito Direto Autorizado).
Afinal, podendo conferir todos os boletos emitidos para o seu CNPJ em um só lugar, fica mais fácil controlar os pagamentos e manter as obrigações em dia, certo?
Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo explicando o que é e como funciona o DDA, para você usar este recurso na sua gestão financeira sem complicação.
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O que é e como funciona o DDA?
DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado, um sistema que permite acessar todos os boletos emitidos para um CPF ou CNPJ digitalmente.
Assim, a listagem dos boletos pode ser consultada pelo aplicativo ou internet banking de uma instituição financeira que ofereça o recurso. Aqui, a instituição pode ser um banco tradicional ou digital, ou fintech.
O DDA foi desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em conjunto a instituições associadas, visando modernizar e tornar mais eficiente o sistema de cobrança bancária no Brasil.
Assim, o novo sistema foi lançado em 2009, permitindo substituir a emissão física dos boletos pela apresentação eletrônica.
Nesse sentido, o DDA facilita a gestão de boletos para pessoas físicas e empresas, além de reduzir o uso de papel e os custos operacionais associados ao envio de correspondências.
Como o DDA funciona?
Os boletos aparecem no DDA por meio de um processo de registro e apresentação eletrônica. Veja como este processo funciona, conhecendo suas etapas:
1. Emissão e registro do boleto
Quando uma empresa emite um boleto, ele precisa ser registrado no sistema bancário.
Esse registro inclui os dados do pagador (CPF ou CNPJ), valor, data de vencimento e demais informações necessárias para a cobrança.
2. Envio para o sistema DDA
Uma vez registrado, o boleto fica disponível na base de dados do DDA, administrada pelo sistema bancário e coordenada pela FEBRABAN.
Apenas boletos registrados podem aparecer no DDA. Portanto, boletos não registrados ou de arrecadação (impostos, por exemplo) não entram no sistema.
3. Apresentação digital ao pagador
Se o pagador aderiu ao DDA em sua conta bancária, todos os boletos registrados em seu CPF ou CNPJ serão apresentados eletronicamente no internet banking, ou aplicativo.
Dessa forma, o cliente pode checar os boletos recebidos, conferir os detalhes e optar pelo pagamento ou não.
4. Pagamento ou rejeição
O cliente precisa autorizar o pagamento do boleto no sistema. Pois, diferente do débito automático, no DDA, o valor não é descontado automaticamente.
5. Atualizações e baixa
Se o boleto for pago, o sistema bancário processa a quitação e atualiza o status da cobrança.
Leia mais | Como validar se um boleto é verdadeiro? 4 dicas para se proteger de golpes
Qual a diferença entre DDA e débito automático?
O Débito Direto Autorizado apenas exibe os boletos emitidos para um CNPJ ou CPF, como vimos. Enquanto o débito automático realiza o pagamento de contas recorrentes sem precisar autorizar cada transação.
Portanto, a principal diferença está na automatização: no DDA, o banco apenas exibe os boletos, mas você decide quais pagar e quando.
Já no débito automático, o pagamento é feito automaticamente na data de vencimento, quando houver saldo suficiente na conta.
Logo, o Débito Direto Autorizado é útil para quem quer centralizar os boletos e evitar extravios. Enquanto o débito automático é ideal para garantir o pagamento de cobranças recorrentes sem atrasos.
É obrigatório pagar os boletos que aparecem no sistema?
Não, o DDA apenas exibe os boletos eletronicamente, mas o pagamento não é obrigatório. Cabe ao usuário decidir quais boletos e quando pagar, respeitando os prazos de vencimento.
Quais as consequências de não pagar um boleto listado?
O fato de o boleto ter chegado via DDA não traz nenhuma consequência específica. Sendo assim, os riscos são os mesmos de não pagar uma cobrança legítima recebida por outros canais, incluindo:
Juros e multas: se o boleto vencer e não for pago, a cobrança pode incluir encargos adicionais.
Suspensão do fornecimento: numa cobrança referente a um serviço contínuo (como energia ou internet), pode haver a suspensão do serviço.
Negativação: dependendo do tipo de cobrança e da empresa emissora, o não pagamento pode levar à inclusão do CPF ou CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito.
Cobrança extrajudicial ou judicial: em casos de inadimplência prolongada, a empresa credora pode realizar ações de cobrança.
Como retirar um boleto do DDA?
Não é possível “excluir” um boleto do sistema, no sentido de cancelar uma cobrança por meio do Débito Direto Autorizado. Porém, caso não deseje pagar ou queira contestar uma cobrança, você tem as seguintes opções:
Ocultar o boleto
Em algumas instituições, é possível ocultar um boleto para que ele não apareça na listagem principal do DDA. Porém, isso apenas o remove da exibição, mas não cancela a cobrança.
Solicitar o cancelamento ao emissor
Se o boleto é indevido ou contém erros, é necessário falar diretamente com a empresa emissora para solicitar o cancelamento ou correção.
Leia também | Confira o passo a passo de como excluir um boleto do DDA
É seguro usar o Débito Direto Autorizado?
Ao eliminar a necessidade de boletos físicos, o sistema reduz o risco de fraudes, boletos falsos e extravios.
Afinal, como o documento é disponibilizado diretamente pelo banco, há menos chances de cair em golpes, como adulteração de códigos de barras.
No entanto, como qualquer sistema financeiro, ele exige alguns cuidados para garantir a segurança e evitar problemas. Confira algumas dicas para isso:
Verifique os boletos antes de pagar
Mesmo no DDA, é importante conferir os detalhes do boleto, como beneficiário, valor e vencimento, para garantir que a cobrança é legítima.
Cuidado com mensagens e e-mails falsos
O DDA não envia boletos por e-mail ou WhatsApp. Sendo assim, se receber mensagens solicitando pagamento, desconfie e consulte seu banco. Além disso, não clique em links suspeitos, nem forneça seus dados fora dos canais oficiais.
Ative as notificações sobre novos boletos
Algumas instituições permitem receber uma notificação sempre que um novo boleto for registrado no CNPJ ou CPF. Isso ajuda a monitorar a emissão de cobranças em tempo real.
Como ativar o DDA?
De modo geral, você deve autorizar o uso do serviço no aplicativo ou internet banking da sua instituição bancária.
Daí em diante, os boletos emitidos para o seu CNPJ ou CPF aparecerão listados no sistema.
Porém, cada instituição tem um passo a passo específico para habilitar o serviço.
A conta PJ Cora tem Débito Direto Autorizado?
Sim, o DDA Cora está disponível para todos os clientes da conta PJ, sem nenhuma tarifa de ativação ou uso. Lembrando que essa é apenas uma das várias facilidades da Cora para simplificar a gestão financeira de quem empreende.
Além do Débito Direto Autorizado para otimizar a gestão de boletos do seu negócio, na Cora você pode aproveitar recursos como:
- Gestão de cobrança;
- Emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança, podendo incluir juros, multa e descontos;
- Emissor de notas fiscais;
- Gestão de fluxo de caixa.
Como acessar o DDA na Cora?
Usar o DDA na conta PJ da Cora é muito simples e pode ser feito tanto pelo app quanto pela Cora Web. Veja o passo a passo:
- Acesse sua conta Cora pelo app ou desktop (Cora Web);
- No menu “Pagar”, selecione a opção “Boletos do DDA”;
- Na tela “DDA”, visualize todos os boletos emitidos para o seu CNPJ, separados entre vencidos e pendentes;
- Escolha o boleto que deseja pagar e selecione “Pagar” ou “Agendar pagamento”, para não perder o prazo.
Esperamos ter solucionado suas dúvidas sobre o que é e como funciona o DDA, para que você aproveite ao máximo esta funcionalidade prática e simples de usar. Até a próxima!