Manter uma empresa viva e rentável não é uma tarefa simples, ao contrário disso, é um desafio que envolve diversas questões que vão além de simplesmente vender um produto ou serviço. Um dos pontos mais importantes para conseguir alcançar um negócio estável é a gestão financeira. Mas afinal, o que é gestão financeira e como aplicar isso na sua empresa?
Muitas vezes deixada de lado por parecer uma questão burocrática, esse gerenciamento das finanças da empresa é o que vai permitir que ela se mantenha sustentável, com fluxo de caixa saudável e com segurança para decidir quando e no que investir.
O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa
O que é gestão financeira e porque investir nisso
A gestão financeira empresarial engloba todos os processos administrativos necessários para o planejamento, controle a análise das atividades financeiras de um negócio.
Através desses procedimentos devem ser feitos os registros de todos os recursos financeiros da empresa: contas a pagar e a receber, previsões e cenários, metas e prazos.
Tudo isso deve ser controlado para que se mantenha um equilíbrio nas contas e seja possível fazer investimentos, ter condições de cobrir despesas e imprevistas sem causar prejuízos e atingir resultados positivos que contribuam para o crescimento da companhia.
Fazer um bom gerenciamento das finanças da empresa vai permitir que a organização cresça com mais facilidade, reduzindo gastos e maximizando os resultados.
Mesmo que você tenha um micro ou pequeno negócio é importante investir em conhecimento para garantir que o seu negócio passe a ter um resultado positivo o quanto antes, afinal, é isso que vai te dar tranquilidade na hora de tomar decisões e decidir o futuro da sua empresa.
Os pilares da gestão financeira empresarial
Agora que já explicamos o que é gestão financeira, vamos olhar para todos os detalhes desse processo.
Se você não pode contar com um especialista ou uma área dedicada a esses processos não tem problema, é possível que você mesmo faça esse controle.
Conheça abaixo as principais funções da administração financeira da sua empresa.
Planejamento Financeiro
Fundamental para colocar a gestão financeira em pé, o planejamento financeiro empresarial é a parte do processo que identifica as necessidades e objetivos da empresa, bem como traça caminhos possíveis para chegar lá. Nele também cabe a identificação de cenários alternativos para prever maneiras de controlar possíveis problemas financeiros de forma a não comprometer a rentabilidade da companhia.
Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa
Controladoria
A controladoria é a parte da gestão que faz o acompanhamento dos indicadores financeiros da empresa, comparando metas com resultados e definindo e implementando medidas para sanar possíveis problemas.
Administração de ativos
Aqui é controlado todas as entradas e saídas de caixa e o capital de giro da empresa, fazendo a gestão de riscos e também de investimentos.
Administração de passivos
A administração de passivos gerencia a estrutura de capital com foco na liquidez, analisando riscos, propondo redução de custos e cuidando da parte de financiamentos.
Com essas funções mais definidas, você pode se organizar melhor para fazer o acompanhamento financeiro da empresa, mas seguir os passos abaixo vai te ajudar a fazer isso com mais facilidade.
Passo a passo para fazer a gestão financeira empresarial
1. Planejamento
O primeiro ponto para fazer um bom planejamento é analisar o mercado que sua empresa está inserida e traçar metas reais para alcançar a curto, médio e longo prazo.
Depois disso, você precisará definir a estratégia para chegar a esses resultados, como a empresa vai atuar para atingir essas metas.
Com as metas e estratégias definidas, você precisa estabelecer as métricas que serão utilizadas para medir se está no caminho certo. Essas métricas também vão ser importantes para entender quando é hora de revisar o planejamento ou mudar o método de chegar nos resultados.
Leia também | Como fazer um planejamento estratégico em 10 passos
2. Controle financeiro
Nessa etapa, você vai acompanhar se o que foi definido no planejamento está sendo executado e quais são os resultados financeiros disso.
Por isso, é importante registrar e detalhar todas as entradas e saídas de dinheiro, e ter clareza das suas despesas fixas e variáveis, para assim administrar o fluxo de caixa de forma que ele permaneça equilibrado.
Leia também | Como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente
3. Análises
Com o planejamento em mãos e um controle bem feito vai ser mais fácil analisar os resultados financeiros do negócio, mas é importante separar um tempo para isso.
É nessa etapa que será possível notar quando houver algo fora do comum ou alguma tendência que prejudique as finanças da empresa. Nesse momento você vai identificar as melhorias de processo e de estratégia e prever ajustes para evitar prejuízos.
Tente manter uma rotina diária ou semanal de análise, assim você é capaz de mudar o rumo dos resultados antes do final do mês e garante maior controle sobre as finanças da sua empresa.
4. Investimentos
Para um negócio crescer é importante fazer constantes investimentos nele, seja adquirindo equipamentos, contratando especialistas ou parceiros, fazendo aquisições ou aplicações.
E seguindo os passos anteriores vai ficar mais fácil identificar quais os investimentos mais certeiros para sua companhia alcançar os resultados desejados.
Agora que já passamos pelas funções e a importância da gestão financeira, é importante entender que esses processos podem impactar positivamente em vários aspectos da sua operação, como:
- manter as contas em dia, evitando multas e juros
- ter um fluxo de caixa equilibrado, organizando os prazos de entradas e saídas
- mensurar as demandas de produtos em estoque e mão de obra
- ter um crescimento sustentável, alcançando lucratividade mais rapidamente
- fazer investimentos adequados as necessidades da empresa
Pode parecer difícil manter toda essa organização no início, mas você pode ter certeza que ter uma boa estratégia de gestão financeira é o que mantém um negócio funcionando por muitos anos. Para te ajudar, a Cora desenvolveu a planilha de controle financeiro, que você pode baixar e começar a utilizar hoje mesmo.