Profissionais de saúde que possuem hospitais, clínicas e laboratórios precisam entender o que é glosa para saber como preveni-la da melhor forma. Esse é uma das situações mais complicadas que afetam essas instituições, podendo gerar retrabalhos e até mesmo prejuízos financeiros importantes
Confira um conteúdo completo sobre esse assunto e dicas práticas de como evitá-lo para que o seu negócio não seja afetado.
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O que é glosa hospitalar?
Resumidamente, glosas são faturamentos não recebidos ou recusados nas organizações de saúde por problemas de comunicação com os convênios. Em outras palavras, é quando a operadora não paga algo presente na conta hospitalar de um paciente por motivos técnicos ou administrativos.
Essa falha normalmente acontece em dois momentos:
- Na fase pré-analítica, ou seja, no agendamento e atendimento de uma pessoa, quando podem ser transmitidas informações erradas;
- Durante a análise dos procedimentos, medicamentos, equipamentos, diárias e honorários referentes ao atendimento do paciente em uma instituição.
Neste segundo momento, caso o profissional auditor julgue um determinado item desnecessário, não pertinente ou que não esteja no contrato estabelecido, o pagamento não é liberado. Existem basicamente três tipos de glosa que vale a pena conhecer:
- Administrativa: quando as recusas estão relacionadas à falta ou ao preenchimento incorreto das guias de autorização. Costumam ser mais simples de resolver, bastando realizar a correção e reenvio do documento ao prestador de serviço.
- Técnica: quando algum procedimento médico é contestado, sendo necessária a avaliação de um auditor técnico para resolver a questão. Mais rara, pode ocorrer quando há inconsistência dos dados e métodos aplicados no atendimento ao paciente.
- Lineares: quando a operadora apresenta uma justificativa que não é muito comum e/ou que não condiz com a realidade, usualmente codificada como “outros”. Ex.: alegações de que o valor do medicamento usado está acima do acordado, quando não está.
A verdade é que, na maioria dos casos, essas falhas poderiam ser evitadas, por exemplo, ao se prestar mais atenção na realização de um cadastro de um paciente. Basta um simples erro de digitação para que esse problema aconteça.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como a glosa hospitalar pode prejudicar um empreendimento?
Como pontuamos, esse tipo de situação pode ter impactos sérios no setor financeiro de uma empresa, sobretudo quando acontece de forma constante. Isso porque, quando um convênio se recusa a pagar por um procedimento que foi realizado, os custos sobram para a instituição de saúde, que precisa assumir o prejuízo.
E, quando os casos de glosa são frequentes, a bola de neve se inicia: os atendimentos e os serviços são afetados, começa a faltar materiais e mão de obra, além de pacientes deixarem de comparecer ao hospital ou à clínica porque não se sentem mais amparados.
Portanto, é essencial monitorar as atividades desde que a pessoa dá entrada na clínica, no hospital ou no laboratório, cumprindo adequadamente as etapas do registro. Esse cuidado contribui para o controle ativo de todos os documentos enviados para as operadoras.
Como posso prevenir a glosa hospitalar?
Agora que você já sabe o que é glosa e os impactos negativos que ela pode causar em um empreendimento, vamos às dicas mais importantes de como evitá-la. O ideal é que você siga cinco passos:
1. Invista no prontuário eletrônico
A maior parte das falhas que geram as glosas são resultantes de falta de atenção na hora de descrever procedimentos, erros de anotação e grafias ilegíveis. Assim, o prontuário eletrônico pode ser um grande aliado, reconhecendo possíveis incoerências de forma automática.
Ele também permite que qualquer colaborador tenha acesso ao histórico dos pacientes, o que facilita na hora de conferir dados. Além de prevenir problemas futuros, você também garante a padronização de exames e medicamentos, informações que podem ser acessadas de qualquer lugar.
2. Utilize softwares específicos de combate às glosas
Atualmente, existem diversos sistemas de gestão médica que ajudam a identificar os pagamentos incorretos de procedimentos médicos. Inclusive, alguns softwares disponibilizam, em uma interface unificada, o controle de exames e consultas, verificando também o histórico de todas as validações prévias de procedimentos liberados por cada operadora.
Com isso, é possível ir formando um conjunto de dados digitais que podem contribuir para a tomada de decisões futuras. Sem falar, claro, que essas soluções trazem mais praticidade para o dia a dia da organização de saúde.
3. Capacite a sua equipe assistencial
Além da utilização de sistemas digitais, é muito importante que você realize o treinamento dos seus colaboradores para minimizar a ocorrência de glosas. Se necessário, faça esse procedimento de tempos em tempos para garantir a excelência no setor de autoria de contas médicas. Reforce com o time a necessidade de revisar tudo com calma e se atentar aos pontos de alerta.
4. Aposte em auditorias internas
Em intervalos determinados, contrate um serviço de auditoria interna para realizar uma verificação minuciosa nos documentos que a sua empresa envia para os convênios. Os profissionais farão a conferência se o que foi anotado nos cadastros é compatível com o que de fato foi utilizado no atendimento aos pacientes.
Essas pessoas também prestarão atenção se as informações estão inseridas de forma clara, sem erros de digitação e com os detalhes necessários.
5. Esteja sempre em contato com as operadoras de saúde
A parceria estabelecida com os prestadores de serviço deve ser sempre benéfica para ambos os lados. Por isso, quanto mais fortalecida for essa relação, menores as chances de acontecerem falhas na comunicação ou atitudes que prejudiquem a instituição sem grandes motivos (lembra que comentamos sobre as glosas lineares?).
Lembre-se de que a maior prioridade é o cuidado prestado aos pacientes, garantindo que todas as pessoas tenham o melhor atendimento possível em todos os momentos.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Até o próximo artigo!