Todo dono de negócio já passou por algum perrengue na hora de precificar um produto ou serviço! Nesses momentos, entender o que é Markup evita você cair no erro e acabar tendo prejuízo com suas vendas.
Sabemos que a competitividade de mercado, independente da área que você atua, está bem maior desde o início da pandemia. Por isso, saber como se destacar, sem apelo e com o mínimo de riscos, faz toda diferença.
Em uma tradução livre, Markup significa “aumento” ou “remarcação”, sendo aplicado quase sempre para custos. Em muitos casos, esse conceito pode ser confundido com a margem de lucro, mas funciona diferente na prática.
E para responder algumas questões e ensinar você a calcular o Markup correto em seu negócio, preparamos esse post com o máximo de informações sobre o tema. Confira!
O que é Markup?
Como citamos logo acima, o termo Markup vem do inglês e representa o aumento ou remarcação de preço de produtos ou serviços.
A ideia é aplicar um “preço de margem”, sobre o custo real do que você está vendendo, para evitar que haja desvalorização e perda financeira para a empresa.
O Markup sempre surge quando falamos em precificação, porque ele avalia uma margem que leva em consideração três pontos essenciais nesse processo:
- as despesas fixas da empresa;
- a margem de lucro;
- as despesas variáveis.
Por que utilizar o Markup na sua precificação?
A saúde financeira do seu negócio depende diretamente de um bom planejamento financeiro e parte desse processo está a precificação de produtos ou serviços.
Aplicando uma estratégia eficiente e lucrativa, você consegue manter a sustentabilidade do negócio, de forma que ele consiga arcar com todas as despesas e ainda obter lucro com as vendas.
Quando você compreende o que é Markup, entende que dá para aplicar uma porcentagem de margem sobre suas vendas garantindo, por exemplo, que descontos sejam aplicados sem afetar o valor real.
O Markup não é um lucro que você ganha, mas uma garantia que você aplica para não ter prejuízos.
Como precificar com Markup sem erro?
Antes de explicar para você como fazer o cálculo do Markup certinho, precisamos conversar sobre a aplicação dessa técnica, para que você tenha os melhores resultados com suas vendas.
Por isso, consideramos quatro dicas fundamentais.
1 – Saiba quem são os seus principais concorrentes
As empresas moldam muito os hábitos de mercado. Não considerar avaliar os seus concorrentes e analisar as estratégias de precificação que eles estão adotando, é um grande erro!
Tenha um controle com os preços aplicados por pelo menos cinco dos seus principais concorrentes diretos. Esse controle ajudará você na hora de fazer uma média para encontrar o preço ideal para o Markup.
Leia Mais | O que é fluxo de caixa e por que é importante para o seu negócio
2 – Conheça todos os custos da sua empresa
O balanço patrimonial é uma ótima ferramenta para ajudar você a entender todos os custos, gastos e investimentos feitos pela empresa.
Você também precisa criar um controle financeiro com todos os custos envolvidos na produção de uma peça ou serviço, desde o planejamento até a disponibilidade dela para venda.
Com todos esses controles sempre atualizados, fica mais fácil aplicar qualquer tipo de margem, sem correr riscos de prejuízos.
Leia Mais | Despesas fixas e variáveis: tudo que o que você precisa saber
3 – Saiba qual é a percepção de valor dos seus clientes
Nos negócios, chamamos a percepção de valor, a forma como o seu cliente enxerga o seu negócio e determina o quanto vale o seu produto ou venda. Isso é importante porque, quanto maior for a percepção de valor, maior será a capacidade de investimento do seu público com o que você vende.
Um bom exemplo do que estamos falando é a Apple. A percepção de valor da empresa é muito grande e, mesmo que um produto seja lançado a preços elevados, há a aderência do público com facilidade.
Uma forma muito simples de identificar a percepção de valor da sua empresa é a realização de pesquisas diretas com o consumidor. Entenda quanto eles estão dispostos a gastar com sua empresa.
4 – Avalie a margem ou giro do negócio
Margem de lucro e giro de produto são dois conceitos que ajudam muito a sua empresa aplicar o Markup de forma correta.
Algumas empresas vendem produtos ou serviços com alto valor aquisitivo e, tendencialmente, ganham sobre a margem de lucro aplicada, que não é tão baixa. Então mesmo que haja um volume baixo de vendas, o negócio não tem um grande prejuízo, pois os valores obtidos por cada produto são rentáveis para a empresa.
Já o giro dos produtos induz a empresa a ganhar mais sobre as vendas do que sobre a margem aplicada. Nesses casos, o valor que o negócio lucra com cada venda é pequeno, mas como são realizadas inúmeras vendas por mês, a contabilidade é igualmente favorecida.
Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Precificação e garanta lucro para o seu negócio
Como fazer o cálculo do Markup
O cálculo do Markup é feito por etapas.
A primeira delas é calcular o preço de venda. Para chegar nesse resultado, é preciso entender quais são as despesas fixas do seu negócio. Crie uma planilha com todos os gastos administrativos, as contas de consumo, o pagamento dos salários de funcionários, etc. Depois crie um documento com todas as despesas variáveis e faça o cálculo do custo de venda.
Por último, descubra qual é a sua margem de lucro para obter o primeiro resultado.
Com os três dados em mãos, você pode aplicá-los na seguinte fórmula para descobrir o Markup:
100 / [100 – (Despesas variáveis + Despesas fixas + Margem de lucro)]
Vale lembrar que o Markup é uma porcentagem, que precisa ser aplicada sobre o custo de produção.
Então se o resultado da conta acima deu 2,5 por exemplo, e o custo de produção for R$ 20 por produto, você vai multiplicar os dois para obter o preço de venda. Portanto:
Preço de venda= Markup x Custo de produção
Aplicando no exemplo acima:
Preço de venda = 2,5 x 20 = R$ 50,00
Entendeu bem o que é Markup e como fazer esse cálculo? Para mais dicas sobre custos, valores e despesas, acesse o nosso guia completo de precificação!