Inadimplente, nome sujo, negativado, protestado. É comum ouvir essas expressões relacionadas a um contexto de dívidas. Mas você sabe exatamente o que é negativado, o que significa estar nessa situação e quais os problemas disso?
Neste conteúdo, vamos explicar tudo isso. Vem com a gente!
O que é negativado?
Negativado é o termo que se utiliza para explicar a situação do consumidor (seja pessoa física ou empresa) que tem uma ou mais dívidas pendentes e, por conta disso, ficou com restrições ao seu nome. Acontece quando você deixa de pagar um boleto de consumo, por exemplo.
Mas isso não significa necessariamente que sempre que alguém tiver uma conta atrasada ficará com o nome negativado.
Para isso acontecer, a empresa credora precisa inscrever o nome e o CPF ou CNPJ do cliente devedor em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.
Mas esta inscrição só costuma acontecer depois de 30 dias que o débito estiver em aberto e antes de negativar o consumidor, as empresas costumam enviar avisos para o endividado informando sobre o débito.
Isso porque a pessoa pode apenas ter perdido o boleto ou esquecido de pagar a conta. Esses avisos são obrigatórios, assim, o consumidor sempre saberá antes se o seu nome ficará sujo ou não.
O que é uma dívida negativada?
Estar com uma conta atrasada não significa ter o nome sujo ou estar negativado. Uma pessoa ou empresa só ficará nessa situação se o credor tiver a iniciativa de registrar os dados do cliente nos órgãos de proteção ao crédito.
Portanto, dívida negativada é aquela conta que não foi paga e que foi inscrita nos birôs de crédito pela empresa credora após avisar o cliente do atraso e não ter o pagamento efetuado ainda assim.
Então, conta atrasada nunca será o mesmo que dívida negativada, ok?
Leia também | Como negativar um cliente devedor: tudo o que você precisa saber
Quais são as consequências de estar negativado?
Estar negativado nada mais é do que ter com restrições no CPF, com o nome sujo. E isso pode acontecer também com o CNPJ das empresas.
Significa que uma ou mais contas que estão no seu nome ou no nome do seu negócio não foram pagas.
Ou seja, para o mercado funciona como uma alerta de que aquela pessoa ou empresa pode estar com dificuldades financeiras e, por isso, pode não ser mais seguro conceder qualquer tipo de crédito a ela.
Inclusive, este é um dos maiores impactos de ficar negativado: a dificuldade para ter acesso a um novo crédito.
Afinal, quando se está com o nome sujo, a pontuação de crédito, chamada de score, também diminui – e como essa ferramenta é amplamente utilizada nos processos de análise de risco de crédito, conseguir um cartão, um empréstimo ou um financiamento fica ainda mais difícil para estas pessoas.
Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas
No Brasil, 68,39 milhões de brasileiros estavam com o nome restrito em setembro de 2022. As informações são da Serasa, um dos maiores birôs de crédito do país. O dado preocupa ainda mais, pois, segundo o birô, o número de endividados segue em crescimento (aumentou pelo nono mês consecutivo).
Para além da dificuldade de ter acesso a crédito, estar com o nome negativado implica também na saúde mental das pessoas.
De acordo com outra pesquisa da Serasa, que mostra o perfil e o comportamento do endividamento brasileiro, 83% das pessoas que estão com dívidas têm insônia, 74% alegam falta de concentração para realizar tarefas diárias, 62% sentem impacto no relacionamento par (casal), 36% escolhem se afastar dos amigos por não ter dinheiro para sair ou por vergonha.
Leia também | O que é risco de crédito, como e por que ele é calculado
O que é CNPJ negativado? Como saber se minha empresa está com restrição?
As empresas que deixam de pagar alguma conta podem acabar com o CNPJ negativado.
É a mesma ideia do CPF negativado e as consequências são bem parecidas, tanto no fator psicológico de quem empreende, quanto na dificuldade para ter acesso a novos créditos no mercado.
Mas a verdade é que a negativação pode ser ainda pior para quem possuiu uma empresa.
Afinal, quando se está com dificuldades financeiras no negócio isso pode acabar refletindo na vida pessoal, e aí o risco de estar com o CNPJ e com o CPF sujos é maior.
Para saber se o CNPJ da sua empresa está negativado, você pode fazer uma consulta gratuita em qualquer birô de crédito e de forma 100% online.
Na Serasa, por exemplo, o usuário só precisa acessar este site e:
- Preencher os dados da empresa (CNPJ, CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento e celular);
- Validar o código de segurança enviado por SMS ou e-mail;
- Acessar a página principal e conferir a situação do CNPJ.
E pronto! Você já saberá como está sua pontuação de crédito naquele momento e se a sua empresa está ou não com alguma dívida negativada.
Como consultar o CPF e descobrir se está negativado?
Para verificar como está seu score de pessoa física na Serasa e descobrir se está com o CPF negativado ou não, basta seguir estes passos:
- Acesse o site da Serasa;
- Se for seu primeiro acesso, clique em “criar uma conta” no canto direito superior;
- Preencha as informações solicitadas (CPF, nome completo, data de nascimento, email, senha, leia os termos e aceite e clique na caixinha “criar conta grátis”).
- Pronto! Cadastro completo, é só fazer login com seu email e senha. Ao entrar no sistema, as primeiras informações que você irá ver são o seu score e se você tem dívidas pendentes no CPF.
Vale lembrar que a Serasa é apenas um dos birôs de crédito que atuam no Brasil. Você também pode fazer a consulta do seu score e descobrir se está com alguma dívida negativada em outros birôs, como por exemplo, a Boa Vista, SPC Brasil e Quod.
6 dicas para sair da negativação não cair nela
Agora que você já sabe o que é negativado e descobriu como pesquisar o CPF e o CNPJ, é importante compreender como sair da negativação ou se prevenir dela.
Separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira:
- Cadastre boletos de consumo em débito automático, para evitar não pagar contas por esquecimento e ser negativado por um simples descuido.
- Consulte seu CPF e seu CNPJ regularmente para saber se está tudo certo com seu nome ou se alguma dívida foi lançada.
- Organize as finanças pessoais e as finanças da empresa.
Inclusive, é fundamental ter uma conta corrente PJ exclusiva para seu negócio, para evitar misturar as despesas, descontrolar os orçamentos e acabar perdendo o controle das dívidas. - Se já estiver negativado, é fundamental regularizar a situação o mais rápido possível, pagando as contas em atraso.
Você pode negociar diretamente com os credores, que muitas vezes aplicam descontos interessantes para facilitar a quitação do débito. - Evite ao máximo utilizar o rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial para tentar organizar as contas.
Estes créditos possuem altas taxas de juros e o endividamento pode acabar aumentando por conta deles. Considere contratar uma modalidade com juros amenos e parcelas que caibam no seu bolso. Assim, é possível organizar as finanças e sair da negativação. - Faça um planejamento financeiro para organizar seus gastos e acompanhe esses registros de perto, tanto no orçamento pessoal quanto no da empresa.
Assim, fica muito fácil entender o quanto pode e deve gastar por mês e não ultrapassar este limite.
E agora que você já sabe o que é negativado, descobriu como consultar seu CNPJ e CPF e ainda aprendeu dicas para evitar ficar com o nome sujo, que tal continuar navegando pelo blog da Cora?
Até a próxima!