Blog

O que é o Real Digital? Conheça a nova moeda virtual brasileira

20 de abril de 2023
o que é o real digital

Nos últimos meses, diversas discussões estão acontecendo sobre o que é o Real Digital e de que forma essa novidade simplificará as transações bancárias para a população brasileira. 

O Banco Central (BC) deu início, no ano passado, à fase de testes antes do lançamento oficial desta que será a moeda virtual oficial do Brasil. E as expectativas são grandes para a sua chegada!

Confira, a seguir, tudo o que já sabemos sobre esse assunto. 

O que é o Real Digital? 

Como o nome indica, esta será a primeira moeda virtual oficial a ser usada no território brasileiro e que será transacionada exclusivamente no ambiente digital. 

Produzida e regulada pelo Banco Central, seguindo as regras vigentes na política monetária do nosso País, ela se diferencia das chamadas criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, por exemplo, que não têm nenhum tipo de regulamentação. 

A novidade vai funcionar seguindo um sistema de duas moedas:

  • Real Digital: será usada para pagamentos entre o BC e instituições autorizadas;
  • Real Tokenizado: será emitida pelo mercado, chegando até o consumidor final, permitindo transações entre pessoas de forma direta. 

 

Leia também | Receber pagamentos online: conheça os meios mais utilizados

Qual o objetivo de criar uma moeda digital? 

Segundo divulgado pelo BC, o principal intuito deste lançamento é diminuir os custos de operações bancárias (principalmente com a emissão de papel-moeda). 

Outros objetivos incluem ampliar o contingente de consumidores no mercado financeiro (por facilitar o seu acesso) e modernizar o sistema bancário como um todo. 

A ideia é que essa moeda faça parte do dia a dia da população, simplificando compras no varejo, investimentos e transações bancárias para diversos fins, por exemplo. 

Essa iniciativa faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas nos últimos anos para que o Brasil acompanhe os avanços tecnológicos mundiais. A ideia é que nosso País esteja preparado para receber a chamada Web 3.0, nova fase da internet que será uma realidade em breve. 

Isso, claro, sem falar que a pandemia da COVID-19 evidenciou ainda mais a importância dos instrumentos digitais para manter a economia funcionando em tempos de crise. E a ideia é que essas ferramentas cheguem a todas as parcelas da população, incluindo as mais vulneráveis. 

Leia também | Real digital: o que é e como vai funcionar essa inovação do BC

Como vai funcionar o Real Digital e quais são seus possíveis usos? 

Ainda de acordo com informações oficiais do BC, a moeda digital brasileira poderá ser acessada por meio de uma carteira digital. Esta carteira estará sob responsabilidade de bancos ou instituições autorizadas. 

Inclusive, estarão disponíveis não só os recursos relacionados ao Real Digital, mas também mecanismos mais conhecidos de movimentação de dinheiro. Por exemplo: Pix e saques em dinheiro físico. 

Uma das previsões mais aguardadas relacionadas a esse assunto é que, no futuro, a novidade possa ser utilizada em qualquer país do mundo sem a necessidade de conversão. Outras possibilidades incluem: 

  • Uso de contratos inteligentes, no que é chamado de “dinheiro programável”;
  • Pagamento de tarifas de pedágio e estacionamentos de forma automática;
  • Sistema de Entrega Contra Pagamento, que permitiria, por exemplo, a venda de um carro em troca de moeda digital por intermédio de software; 
  • Automatização de empréstimos entre pessoas. 

 

O foco é tornar qualquer tipo de transação entre a população brasileira o mais prático e seguro possível. 

Quais as principais vantagens que o Real Digital vai trazer para os consumidores brasileiros? 

Além de todos os pontos que já citamos neste artigo, a promessa é que a nova moeda digital traga diversos outros benefícios importantes para o crescimento da nossa economia. 

Entre eles, podemos citar: 

  • Incentivo à inovação e à concorrência entre empresas nos ambientes virtuais; 
  • Prevenção de crimes financeiros, como lavagem de dinheiro; 
  • Redução da emissão de papel-moeda, o que é algo vantajoso, inclusive, para o meio ambiente;
  • Praticidade no rastreamento do dinheiro e na tributação; 
  • Garantia de mais segurança jurídica e privacidade no compartilhamento de dados pessoais, um ponto muito discutido nos dias de hoje. 

 

Não é à toa que as expectativas em torno desse lançamento estão grandes, sobretudo entre as pessoas empreendedoras que já fazem negócio por meio de ferramentas digitais

Qual a diferença entre Real Digital e Pix? 

Esta é uma dúvida bastante comum de quem está se aprofundando neste assunto e, portanto, vamos respondê-la em detalhes. 

Embora as duas modalidades sejam operadas virtualmente, o Pix é uma transação monetária instantânea que pode ser feita por qualquer instituição. Por meio dessa ferramenta, é possível transferir ou receber dinheiro imediatamente após o procedimento ser concluído.

Por sua vez, o Real Digital é a própria moeda que chegará para facilitar as atividades financeiras digitais. 

Uma diferença importante entre os conceitos é que todos os modelos de transação (incluindo o Pix) dependem de uma autenticação bancária. Seja uma conta corrente ou conta poupança, elas devem estar localizadas em alguma instituição. 

O mesmo não valerá para a moeda digital, que, conforme citamos no começo deste artigo, ficará em carteiras digitais e será transacionada entre elas. Ou seja: não precisará passar pela intermediação de bancos. 

Outro ponto que é interessante saber é que qualquer usuário que tenha conexão com a internet conseguirá fazer pagamentos e receber dinheiro sem ser cliente de uma empresa bancária. Isso porque o Real Digital será emitido diretamente pelo BC. 

Leia também | Saiba a diferença entre fintech e banco digital

Com o Real Digital, o dinheiro como o conhecemos vai deixar de existir? 

Especialistas no assunto apontam que a circulação do dinheiro em papel deve, sim, diminuir nos próximos anos, mas não sumir completamente. 

Esse movimento já ganhou força com o nascimento do Pix e durante o período da pandemia. É uma tendência que vem sendo desenhada, mas dificilmente ocorrerá a extinção completa dessa forma de pagamento. 

Esperamos que este conteúdo tenha deixado mais claro para você as informações mais importantes disponíveis até então sobre o que é o Real Digital. Até a próxima! 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.