Toda pessoa empreendedora precisa de crédito em algum momento e, nessas horas, é primordial saber o que é score.
Trata-se de uma pontuação capaz de influenciar bastante no processo de aprovação, pois se trata de um indicador que sinaliza se a sua empresa tem perfil de boa ou má pagadora.
Quer saber como funciona a análise de score e como aumentá-lo? Então continue a leitura e confira todas as informações.
O que é score?
O score nada mais é do que uma pontuação utilizada pelos birôs de crédito, que vai de 0 a 1000, e indica às empresas a probabilidade de um perfil pagar as contas em dia, ou seja, não se endividar ao longo dos anos.
É calculado de acordo com os hábitos de consumo e uma análise que leva em consideração se os pagamentos são feitos dentro do prazo e como o cartão de crédito é utilizado.
Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas
Assim, é possível chegar a uma pontuação que auxilia as instituições financeiras, que passam a ter mais clareza sobre os riscos ao fazer uma oferta de crédito para uma determinada pessoa ou empresa.
O score é importante porque garante maior acesso ao crédito, movimentando a economia do país. O crédito é necessário para o financiamento de imóveis e automóveis, por isso é sempre indicado manter um bom score: em algum momento você pode precisar de crédito.
Como funciona a análise?
Agora que você já sabe o que é score, vamos nos aprofundar ainda mais no assunto.
Cada birô de crédito ou banco pode ter o seu próprio score. Apesar das semelhanças, não são iguais e cada empresa considera alguns critérios e fatores na hora de realizar o cálculo.
Apesar desse tipo de informação não ser totalmente divulgada ao público, existem alguns fatores conhecidos. O score reflete o relacionamento de clientes com o mercado e, portanto, as empresas coletam dados e o calculam de acordo com um modelo matemático-estatístico.
A análise é feita a partir de traços que cada pessoa deixa ao realizar compras, adquirir crédito e pagar contas. Além disso, ter um relacionamento de longo prazo com o banco permite que a instituição conheça muito melhor o seu perfil financeiro.
Vale pontuar que políticas internas do banco também são importantes, pois algumas instituições são mais tolerantes ao risco, enquanto outras adotam políticas de crédito mais cautelosas.
A pontuação vai de 0 a 1000 e, quanto mais próximo do máximo, maior é o nível de confiabilidade. O score é dividido nas seguintes faixas:
- De a 0 a 300: score baixo;
- De 301 a 500: score regular;
- De 501 a 700: score bom;
- De 701 a 1000: score excelente.
Só é possível conseguir crédito se tiver uma nota alta?
O score é importante para ter crédito aprovado, mas não é apenas isso que é levado em consideração. A pontuação baixa não significa, necessariamente, que o crédito não será liberado, e um score alto não garante automaticamente a liberação.
Vamos a um exemplo: uma pessoa com uma renda mensal de R$1500,00 pode ter um ótimo score e, ainda assim, dificilmente terá crédito aprovado para parcelas de R$2000,00, ou seja, tão altas que podem comprometer a renda da pessoa.
Não há, portanto, um score mínimo para ter cartão ou outros tipos de crédito aprovados, pois além dessa pontuação são avaliados outros fatores.
Como aumentar a sua pontuação?
Ter um bom score é vantajoso por vários motivos além do acesso ao crédito, possibilitando também melhores condições de juros e financiamentos.
Não é possível aumentar a sua pontuação rapidamente, pois o processo do cálculo é baseado na relação do indivíduo com o mercado, algo que é construído com o passar do tempo. Mesmo assim, há algumas dicas para elevar o score:
- Manter os pagamentos em dia;
- Ter contas básicas, como água e luz, no próprio nome;
- Fazer pagamentos no cartão de crédito e pagar as faturas em dia;
- Renegociar dívidas e limpar o seu nome;
- Fazer seu Cadastro Positivo, que fornece dados detalhados sobre a vida financeira dos consumidores;
- Evitar consultas constantes do CPF ou CNPJ nos birôs de crédito;
- Manter seus dados atualizados nos birôs de crédito;
- Pedir crédito ao mercado apenas quando for realmente necessário.
Quais são os benefícios do alto score para as empresas?
Toda empresa que solicita crédito também tem o seu score e outros fatores analisados.
O acesso ao crédito é fundamental para manter o negócio sustentável e traz muitos benefícios, começando pela boa reputação no mercado. Um alto score transmite credibilidade e facilita a obtenção de crédito, o que impacta a negociação com fornecedores e a contratação de empresas terceirizadas.
Em algum momento, possíveis parceiros irão analisar se vale a pena fazer negócios com o seu empreendimento e, por isso, garantir uma boa pontuação pode facilitar os processos, já que este é um sinônimo de gestão eficiente e saúde financeira estável.
Além disso, outros pontos positivos são:
- Facilidade na concessão de financiamentos;
- Condições de parcelamento mais atraentes;
- Melhores taxas de juros nas negociações;
- Aprovação mais rápida de solicitação de cartões de crédito.
Prontinho, agora você já sabe o que é score e a importância de prestar bastante atenção nessa pontuação para melhorar as suas possibilidades de aprovação de crédito!