Saber o que é SKU e como utilizar esse código é fundamental para ter uma gestão de estoque eficiente, seja em uma loja física ou virtual.
Desse modo, você cria um padrão próprio para identificar produtos no inventário do seu negócio, otimizando os processos de entrada e saída.
Neste artigo, você confere o que é SKU, como criar e utilizar esse código no seu estoque, assim com as vantagens da padronização.
O que é SKU?
SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, termo em inglês que podemos traduzir para o português como Unidade de Manutenção de Estoque.
Na prática, o SKU é um código formado por uma sequência de letras e números, representando as características de um produto, utilizado para facilitar o controle de estoque.
Assim, o SKU é um código personalizável, ou seja, montado na própria empresa. Logo, é importante priorizar a facilidade de entendimento na hora de criar os códigos, já que a ideia é simplificar a identificação dos produtos.
A propósito, vale mencionar que o SKU é adotado universalmente no âmbito da logística.
Como montar o código SKU de um produto?
Agora que já temos uma visão geral sobre o que é SKU, é hora de entender como criar esse código para facilitar a identificação de itens do estoque.
Nesse sentido, é preciso criar uma sequência lógica para o SKU e manter o padrão ao categorizar os produtos do inventário.
Podemos usar como exemplo hipotético uma loja de roupas que usa como padrão para o SKU a ordem: peça, marca, gênero, tamanho e cor.
Então, para um macaquinho (MQ), da marca Neném (N), menino (MO), tamanho pequeno (P), cor amarelo (AM), o código SKU ficaria MQNMOPAM.
Da mesma forma, podemos imaginar uma loja de calçados que usa as seguintes informações para criar o SKU: marca, modelo, cor, tamanho, gênero.
Nesse caso, um sapato da marca Xis (X), modelo Básico (BA), cor preto (PR), tamanho 36, feminino (FE), teria o código XBAPR36FE.
Sendo assim, cada parte do SKU representa uma característica que diferencia o produto, de forma abreviada. Logo, é preciso criar um SKU exclusivo para cada variação.
Como vimos, o código SKU deve ser criado na própria empresa, logo, é importante considerar os produtos vendidos na hora de criar o padrão. Confira agora algumas dicas para montar códigos SKU:
Evite códigos longos
Como o objetivo do SKU é facilitar a localização de itens no estoque, o mesmo deve ser curto e fácil de interpretar.
Por isso, considere apenas as características de fato relevantes para diferenciar os produtos ao criar os códigos.
Mantenha um padrão
A criação do SKU deve se basear em uma sequência lógica e o padrão deve ser mantido na classificação de todos os produtos do inventário.
Além disso, o padrão deve ser documentado e precisa ser acessível a todas as pessoas que lidam como o estoque, a fim de solucionar possíveis dúvidas.
Use apenas letras e números
Alguns sistemas não suportam o uso de caracteres especiais, incluindo ERPs e plataformas de vendas online. Por isso, é melhor utilizar apenas letras e números na codificação.
Leia mais | O que é um sistema ERP e para que serve?
Tenha um código exclusivo para cada produto
Vale ressaltar que o objetivo do código é facilitar a identificação de itens no inventário.
Logo, é importante ter uma sequência única para cada variação, sem reutilizar ou repetir códigos.
Quais os benefícios do SKU para a gestão de estoque?
Podemos apontar como principais vantagens do SKU na gestão de estoques:
Melhora a organização
Com a classificação por códigos, fica mais fácil organizar os itens do estoque. Aliás, o SKU também pode guiar a disposição física dos produtos, deixando a armazenagem mais funcional.
Permite a integração com sistemas
SKUs podem ser integrados com sistemas de gestão, além de plataformas de e-commerce e marketplaces. Assim, é possível ter um controle mais eficiente das movimentações.
Agiliza a localização de produtos
Como já foi exposto, uma das principais vantagens do código é permitir a localização de produtos com maior rapidez e precisão.
Isso ajuda a ter mais eficiência no atendimento ao consumidor, no caso de lojas físicas, assim como no preparo de envios em lojas virtuais.
Ajuda a melhorar a experiência de compra
Ao proporcionar maior rapidez e precisão na localização de itens, o padrão de códigos ajuda a proporcionar uma melhor experiência de consumo ao público.
Isso porque, em lojas físicas, quem consome recebe um atendimento mais rápido, caso a pessoa vendedora precise pegar um produto no estoque. Da mesma forma, os SKUs auxiliam na redução de erros na preparação de pedidos.
Aumenta a produtividade
A adoção do SKU melhora a comunicação interna, já que as características de cada produto podem ser interpretadas pelo código por qualquer pessoa da equipe.
Assim, considerando outros benefícios citados, como agilidade na localização de produtos e integração com sistemas informatizados, podemos concluir que o método aumenta a produtividade na gestão de estoques.
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SKU x código de barras: qual a diferença?
Quando se fala em classificação de produtos, é comum surgir a confusão entre SKU e código de barras. Entretanto, se tratam de sistemas diferentes.
Dessa forma, o SKU é criado internamente por um comércio (físico ou online), seguindo um padrão próprio, para utilização em seu controle de estoque.
Além disso, partir da interpretação de seus componentes, é possível identificar as características de um produto.
Já o código de barras é uma sequência numérica, também chamada de GTIN (Global Trade Item Number ou Número Global de Item Comercial).
O código é acompanhado de uma representação gráfica em barras pretas e brancas, que fornece todas as informações relevantes sobre o produto.
Ademais, os produtos já chegam do fornecedor com o código de barras, que é uma identificação única e exclusiva.
A propósito, o uso do GTIN é obrigatório em várias plataformas de e-commerce e marketplaces.
No Brasil, a homologação de códigos de barras é feita pela GS1 Brasil — Associação Brasileira de Automação.
Como vimos, o SKU é uma ferramenta interna útil para ter uma gestão de estoque eficiente no seu negócio. E você também pode conferir dicas práticas de como fazer a gestão de fornecedores.