Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o que significa cartão de crédito pré-pago. Trata-se de uma modalidade recente no Brasil e que está ganhando cada vez mais adeptos.
Pudera: essa ferramenta tem como principais características o fato de não ter anuidade e poder ser facilmente solicitado para os bancos.
A seguir, saiba mais sobre esse assunto a partir das principais dúvidas que as pessoas costumam ter sobre ele.
O que significa cartão de crédito pré-pago?
Em poucas palavras, esse recurso, regulamentado pelo Banco Central em 2014, funciona como qualquer cartão de crédito. A diferença é que ele pede uma recarga mínima para ser utilizado.
Ou seja: com um cartão de crédito comum, você primeiro faz as compras e só depois paga por elas. Com um pré-pago, tudo o que você consumir é abatido do valor que você carregou previamente.
Isso significa que você não terá faturas para acertar, já que você antecipou o pagamento.
Da mesma forma que os cartões de crédito tradicionais, os pré-pagos podem contar com bandeiras aceitas em diversos estabelecimentos.
Além disso, o saldo pode ser conferido pelo aplicativo ou pelo site do banco emissor.
Leia também | Bandeiras de cartão de crédito: o que são e como funcionam?
Como funciona o cartão de crédito pré-pago?
A lógica é a mesma dos celulares pré-pagos: o cartão só vai funcionar se você tiver carregado um valor.
Este pode ser qualquer um que você quiser dentro do limite estabelecido pela sua instituição financeira.
Dessa forma, na hora que você faz uma compra em algum estabelecimento e passa o crédito, o seu gasto é descontado na mesma hora do seu saldo.
Para evitar surpresas desagradáveis, uma dica é estar sempre de olho no dinheiro disponível para saber o momento de carregar novamente.
Quais são os principais benefícios do cartão de crédito pré-pago?
No Brasil, essa modalidade está fazendo muito sucesso entre consumidores e empresas principalmente pela sua praticidade.
Isso porque, como o limite é incluído pelo próprio consumidor, normalmente quem solicita o cartão — seja pessoa física ou jurídica — não precisa passar por uma análise de crédito.
Outras vantagens incluem:
Maior controle dos gastos
Esse recurso garante que o usuário utilize apenas um que já foi incluído como limite no cartão.
Essa dinâmica de uso reduz as chances de superendividamento e problemas financeiros futuros, pois não haverá qualquer tipo de dificuldade para quitar a fatura.
Ele também pressupõe um acompanhamento mais de perto dos gastos, já que as pessoas precisam saber a hora de fazer uma nova recarga quando o valor colocado está chegando ao fim.
Assim, pode ser uma boa ideia para quem ainda está criando o hábito de organizar as suas finanças, incluindo empresas que acabaram de nascer.
Livre de anuidades
Boa parte dos cartões de crédito convencionais possui cobrança de anuidade — mas você pode conhecer o da Cora, que não cobra essa tarifa.
Por outro lado, os cartões pré-pagos costumam ser livres de anuidade. Portanto, também pode ser uma opção interessante para quem está precisando economizar, mas precisa do crédito para fazer algumas compras ou investimentos importantes.
Acesso a atividades que pedem cartão de crédito
Esse tipo de cartão também pode ser utilizado em situações como compra de produtos online, contratação de serviços de streaming e em transportes por aplicativo.
Como já apontamos, ele pode ser solicitado para as instituições financeiras de forma mais simples do que os modelos pós-pagos. Inclusive, sua liberação costuma ser imediata.
Por esse mesmo motivo, são também uma alternativa interessante para os consumidores que estão com o nome negativado, que costumam ter mais dificuldade em conseguir um cartão.
Segurança para viagens internacionais
Com a opção de cartão de crédito pré-pago internacional (que vamos explicar melhor em seguida), aceito em todo o mundo, você evita viajar com muito dinheiro vivo no bolso, o que pode ser perigoso.
Sem falar, claro, na comodidade e praticidade de fazer a recarga em casos de urgência ou para gastos que não foram previstos.
E quais são as desvantagens do cartão de crédito pré-pago?
Os consumidores precisam saber que, mesmo que essa modalidade não tenha anuidade, algumas instituições financeiras cobram outras tarifas, como taxa de adesão, para oferecer esse serviço. Portanto, é algo que precisa ser avaliado com calma.
No mais, se você pretendia parcelar suas compras, esse modelo de cartão não vai funcionar, pois somente o pós-pago oferece essa possibilidade. E costuma ter limite de movimentação, geralmente em torno de R$ 3 mil.
Por fim, é importante entender que essa ferramenta não traz benefícios que os clientes estão acostumados, como programas de fidelidades e acúmulo de pontos.
Quais são os tipos de cartão de crédito pré-pago disponíveis no mercado?
Existem, basicamente, quatro opções:
- Pré-pago nacional: permite receber recargas em reais e ser usado apenas no Brasil;
- Pré-pago internacional: pode receber recargas em moedas estrangeiras, sendo utilizado em todos os países nos quais a bandeira é aceita;
- Pré-pago corporativo: usado para pagamento de salário e benefícios de uma empresa, como vale-transporte e alimentação;
- Pré-pago de vale-presente: não aceita recargas e deve ser aproveitado em estabelecimentos específicos. Podem ser usados para presentear colaboradores em datas especiais ou oferecer bonificações, por exemplo.
Na dúvida, entre em contato com o seu banco e entenda melhor as condições de cada uma antes de escolher a melhor para o seu negócio.
A Cora oferece cartão de crédito pré-pago?
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o que significa cartão de crédito pré-pago e suas características, já tem mais uma alternativa a considerar caso precise de crédito para fazer investimentos para a sua empresa.
A Cora ainda não oferece essa modalidade, mas você já pode conhecer o nosso cartão de crédito sem anuidade.
Prático e moderno, ele foi criado por nós para atender às necessidades de quem empreende em diferentes situações, desde despesas simples do dia a dia até compras internacionais.
Você também pode solicitar múltiplas unidades para uso dos seus sócios. E não se preocupe: o controle de custos é feito em um só lugar para facilitar o gerenciamento do fluxo de caixa.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Até a próxima!