A parcela recorrente é uma das principais formas que as empresas podem utilizar para receber dos seus clientes com facilidade e constância.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre esse conceito, explicar suas vantagens e apresentar uma ferramenta da Cora que ajuda a trazer mais praticidade para o dia a dia do seu negócio. Confira a seguir!
O que é parcela recorrente?
Parcela recorrente é uma forma de pagamento que é aplicada em períodos predeterminados, com os mesmos valores e as mesmas condições (como descontos, juros ou multas).
Isso significa, conforme o nome indica, que o usuário é cobrado de forma recorrente, seguindo intervalos já definidos anteriormente (mensal, trimestral, anual etc.). Essa cobrança acontece de forma automática após a assinatura de um plano de um determinado serviço ou produto.
Trata-se de um método, portanto, muito utilizado por plataformas de streaming, academias, escolas, imobiliárias e clubes, por exemplo.
Normalmente, o recebimento acontece por boleto bancário, débito em conta ou cartão de crédito, dependendo da modalidade escolhida pelo cliente.
Leia também | Conheça as novidades da Cora para facilitar a cobrança de seus clientes
Quais são as vantagens de se cobrar usando a parcela recorrente?
Essa estratégia é muito utilizada por diferentes empresas por oferecer uma série de benefícios para o balanço financeiro da organização. Confira alguns dos principais para se levar em consideração:
- Mais agilidade na gestão de cobrança, já que é possível programar a emissão de boletos, por exemplo, ao invés de gerá-los manualmente todos os meses.
- Prevenção de duplicidades e outras falhas, uma vez que o processo fica mais automatizado e com menos espaços para erros.
- Garantia de condições mais interessantes para os consumidores que assinam um plano mais longo, como anual.
- Maior fidelização de clientes, mantendo-os em contato com a marca por mais tempo.
- Risco de inadimplência menor, pois o valor faturado é automaticamente descontado do usuário.
- Previsibilidade financeira, garantindo que a empresa saiba quanto irá receber em um determinado período, o que contribui para o desenvolvimento de um planejamento mais assertivo.
- Gestão de estoques mais eficiente e lucrativa, evitando que se tenha excesso ou escassez de produtos.
- Visão mais completa de como andam as finanças do negócio.
Como podemos ver, adotar o pagamento recorrente é uma saída importante tanto para impulsionar as suas vendas, quanto para prevenir que as pessoas se esqueçam de fazer os acertos devidos.
Contudo, antes de apostar nessa modalidade, é preciso analisar o seu cenário de atuação para entender se a forma de pagamento vai ser mesmo vantajosa para seu modelo de negócio. Vamos falar mais sobre isso em seguida.
Leia também | Como cobrar um cliente por e-mail: 7 dicas e modelos de mensagens
Quais tipos de empresa podem recorrer à parcela recorrente?
Da mesma forma que outras estratégias, esta não é aplicável para qualquer tipo de empreendimento.
O primeiro passo para analisar se ela faz sentido para a sua organização é compreender como funciona o mercado no qual você se encaixa, para verificar se um modelo de assinaturas teria, de fato, adesões.
Também vale a pena fazer um levantamento detalhado do número de clientes que você possui atualmente e quantos deles iriam se beneficiar com um serviço contínuo.
Lembrando que não basta fechar muitos contratos iniciais, é preciso manter ou aumentar o fluxo de conversões com o passar do tempo. E, claro, continuar oferecendo produtos ou serviços com a mesma qualidade.
Outra dica é entender quais benefícios (a mais) você poderia entregar para os consumidores que adquirirem os planos oferecidos. Descontos e brindes são algumas possibilidades comuns.
Após realizar essas pesquisas, fica mais fácil definir com assertividade se as parcelas recorrentes irão trazer vantagens para o seu negócio.
Leia também | Como funciona o boleto recorrente da Cora e quais são suas vantagens?
Como posso emitir parcelas recorrentes de forma gratuita?
Na Cora, o boleto recorrente é mais uma funcionalidade gratuita disponível na conta PJ para automatizar as suas cobranças. Veja como é fácil usar essa ferramenta:
- Abra o nosso aplicativo e clique em “Cobrar”;
- Escolha o tipo de documento que você quer gerar (boleto tradicional ou com QR Code Pix);
- Toque em “Emitir” para novo contato e insira dos dados do cliente ou selecione o nome na lista de contatos recentes;
- Selecione a opção “Recorrente” (assinatura);
- Digite o valor total da cobrança (o mínimo é de R$ 20) e escolha em qual período ela se repetirá (mensal, semanal ou personalizado);
- Informe a data de vencimento do primeiro boleto e defina quantas vezes essa cobrança se repetirá (a quantidade aceita é de duas a 24 vezes);
- Clique em Concluir e pronto!
Na Cora, sua empresa emite boletos de cobrança sem taxa e sem burocracia
Nesse mesmo recurso, é possível configurar descontos, multas, juros e notificações de cobrança. Além disso, você consegue escolher se o boleto será enviado para o e-mail do consumidor faltando sete dias para o vencimento.
No mais, para acompanhar o status dos documentos, basta acessar a área de Gestão de Cobranças. Por lá, é possível acessar os boletos recorrentes e editá-los sempre que quiser.
A ideia é que, por meio desse serviço, você consiga ter todos os benefícios que a parcela recorrente oferece e mais praticidade para a sua jornada empreendedora.
Se você leu até aqui e ficou com alguma dúvida, nosso time de atendimento está à disposição. Até a próxima!