Blog

PGDAS: o que é, para que serve e como emitir o seu 

13 de outubro de 2022
pgdas

Toda empresa que optou pelo regime tributário Simples Nacional na sua abertura precisa utilizar o PGDAS no dia a dia. Trata-se de um programa que calcula os impostos devidos, gera o boleto de pagamento mensal dos tributos e também por onde quem empreende declara seu Imposto de Renda.

Quer entender melhor o que significa PGDAS e como utilizá-lo na sua empresa? Continue a leitura! Neste conteúdo vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o programa. 

O que é e o que significa a sigla PGDAS?

PGDAS ou PGDAS-D é a sigla usada para identificar o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Declaratório. 

Nada mais é do que um sistema online desenvolvido pelo governo brasileiro pelo qual toda pessoa empreendedora que possui empresa optante do Simples Nacional efetua os cálculos dos valores referente aos impostos que precisam ser pagos mensalmente. 

Além disso, é também por meio deste sistema que as empresas declaram os valores para a Receita Federal e geram o documento de arrecadação, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que pode ser impresso ou não. 

Apenas quem é microempreendedor individual (MEI) não precisa utilizar o PGDAS. Mas isso porque essa categoria tem um local específico para a geração da sua guia de impostos mensais, que é o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI). Mais adiante, vamos explicar como quem é MEI pode gerar os boletos dos impostos. 

Assim, se o seu negócio pertence a qualquer outra natureza jurídica, e se for optante do Simples Nacional, precisa acessar o PGDAS-D mensalmente para gerar a sua guia de impostos. 

Claro que se sua empresa tiver apoio de um escritório de contabilidade, este serviço já será feito pelos especialistas. Mas já adiantamos: emitir o boleto do seu imposto por meio do sistema do governo é muito mais fácil do que você imagina. Ainda neste conteúdo vamos mostrar o passo a passo para você acessar o seu PGDAS. 

Lembrando que quem paga o Simples, está pagando de uma só vez oito diferentes tributos. São eles: 

  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); 
  • Contribuição para o PIS/Pasep; 
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); 
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); 
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); 
  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); 
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP). 

Como funciona e para que serve o PGDAS da empresa?

Como já explicamos anteriormente, o PGDAS  é um programa pelo qual empresas optantes do Simples Nacional devem gerar a guia de recolhimento dos seus impostos.

Todos os anos, a Receita Federal libera uma nova versão do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Declaratório. 

Para utilizá-lo é preciso acessar o site do Simples Nacional e ter ou um Certificado Digital, ou um código específico de acesso, que pode ser gerado diretamente na mesma página, informando o CNPJ da empresa e o CPF do responsável pela empresa.

O PGDAS permite que os empresários ou seus contadores realizem o cálculo dos impostos que precisam ser pagos todos os meses, além de ser ferramenta para declarar valores à Receita Federal, gerar e imprimir o DAS (o boleto do imposto). 

É importante não esquecer de emitir o PGDAS e efetuar o pagamento do Simples sempre até dia 20. Caso isso não ocorra, multas serão aplicadas ao seu imposto. 

Mas como emitir o PGDAS? 

Para emitir a guia de pagamento de impostos para negócios optantes do Simples Nacional por meio do PGDAS é necessário primeiro saber como declarar PGDAS.  

A operação é muito simples. Basta seguir estes passos:

  1. Acesse a página do Simples Nacional;
  2. Clique em “PGDAS-D e DEFIS” no canto direito da tela;
  3. Escolha a forma de login entre “código de acesso” e “certificado digital”;
  4. Quando estiver logado, escolha a opção “Regime de Apuração” e, em seguida, clique em “Optar”;
  5. Selecione a opção “Regime de Apuração de Receitas” e informe qual é o ano-base da emissão;
  6. Indique também que é o regime escolhido de apuração, ou seja, competência ou caixa; 
  7. Finalize clicando em “Salvar Demonstrativo”.

Somente após este processo  de declarar e efetuar a apuração dos valores devidos na forma do Simples Nacional e transmitir a apuração no PGDAS-D é que é possível gerar o DAS, a guia de pagamento do imposto mensal. 

Como tirar o PGDAS?

Se você estiver interessado em apenas consultar o PGDAS, sem fins declaratórios, também é possível. 

É só acessar o sistema do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional seguindo os passos que detalhamos acima, mas depois que estiver logado: 

  1. Clicar em “Regime de Apuração”;
  2. Clicar em “Consultar”; 
  3. Clicar na tela “Cálculo e Declaração”.

Assim é possível verificar se os dados e valores apontados na guia estão corretos.

E quem é MEI, como acessar o PGMEI e emitir o boleto do imposto?

Para quem é microempreendedor individual, o sistema é diferente e o acesso é ainda mais simples. Basta fazer o seguinte:

  1. Acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual;
  2.  Informe seu CNPJ completo e clique em “continuar”;
  3. Clique em “emitir guia de pagamento (DAS)”;
  4. Informe o ano calendário e clique em “ok”;
  5. Verifique quais meses já estão “liquidados”, quais aparecem como “devedor” e quais aparecem como “a vencer”;
  6. Selecione a caixinha dos que aparecem como “devedor” (significa que o imposto já venceu e você ainda não pagou o boleto);
  7. Se quiser emitir todos os boletos, incluindo os que vão vencer nos meses futuros, também é possível (é só selecionar a caixinha dos “a vencer”); 
  8. Clique em “Apurar/Gerar DAS”;
  9. Clique em “imprimir/visualizar PDF”.
  10. Pronto! Seus boletos já estão gerados e você já pode pagar os vencidos e programar o pagamento dos impostos futuros, caso queira. 

Quem quiser saber mais informações sobre o Simples Nacional, é possível acessar o manual de perguntas e respostas elaborado pela Receita Federal. É só clicar aqui

E se quiser conhecer um pouco mais sobre regimes tributários, preparamos um conteúdo especial para você. 

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o PGDAS, aproveite para conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às pessoas empreendedoras por meio da nossa conta PJ. 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Até a próxima e bons negócios!  

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.