Previsto para ser lançado em abril de 2024, o Pix automático é uma das grandes novidades relacionadas a essa ferramenta de pagamento instantâneo.
Sua criação foi anunciada em junho durante a 19ª reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo permanente que coordena diversos agentes do mercado na construção participativa e transparente desse serviço do Banco Central.
Confira, a seguir, as principais informações já divulgadas sobre essa facilidade, que chegará em breve para trazer ainda mais praticidade para o dia a dia dos cidadãos brasileiros.
O que é o Pix automático?
Como o próprio nome indica, esse recurso viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador.
De acordo com o site do Banco Central do Brasil, o seu desenvolvimento foi pautado em três pilares principais:
- Segurança;
- Praticidade para pagadores e recebedores;
- Flexibilidade, permitindo o seu uso em múltiplos modelos de negócio.
Portanto, a ideia é que empresas de diferentes segmentos do mercado e de qualquer porte possam utilizar esse novo produto. Escolas, academias, condomínios, serviços de assinatura, empresas de seguros, por exemplo, são alguns dos negócios que vão se beneficiar dessa novidade.
Leia também | Como fazer Pix sem taxa na sua conta PJ? Confira o passo a passo
Quais são os principais benefícios do Pix automático?
Além dos itens que vimos no tópico anterior, no ponto de vista dos empreendimentos brasileiros, uma das principais vantagens desse recurso será a maior facilidade de receber pagamentos recorrentes.
Até então, a única ferramenta com funcionamento parecido era o débito automático. Contudo, ela depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando mais complexidade operacional e custos elevados.
Isso significa que essa alternativa é mais restrita a grandes organizações, geralmente prestadoras de serviços públicos.
Com a chegada do Pix automático, diferentes negócios poderão disponibilizar essa alternativa para seus clientes, garantindo benefícios como:
- Menor risco de inadimplência;
- Maior chance de adesão de consumidores;
- Previsibilidade financeira;
- Controle dos recebimentos, que vão acontecer sempre nas mesmas datas, garantindo um maior controle do fluxo de caixa.
Portanto, é muito interessante que você fique de olho nessa novidade e comece a experimentá-la assim que for lançada.
Leia também | O Pix é seguro? Confira dicas para não cair em armadilhas
Como o Pix automático vai funcionar?
Ainda segundo as informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil, uma vez que o Pix automático seja uma realidade, as empresas poderão incorporar essa nova modalidade de diferentes maneiras.
Uma possibilidade, mais voltada para o mundo físico, é o cliente, ao assinar um contrato com o prestador de serviço, manifestar a intenção de pagar via Pix automático e informar seus dados bancários. A partir daí, ele recebe uma notificação no aplicativo do seu banco para confirmar a autorização.
Outra alternativa será realizar essa confirmação por meio da leitura de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou por meio do iniciador de pagamento, conforme especificações no âmbito do Open Finance.
A ideia é que cada empreendimento descubra a forma que melhor funciona, tanto para seus processos internos, quanto para o seu público-alvo, tendo liberdade para implementá-la no seu cotidiano.
Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ
O Pix automático terá algum custo?
Assim como os Pix tradicionais, o automático será gratuito para os pagadores. Por outro lado, poderá ser tarifado no recebimento pelas organizações.
No mais, os usuários terão à sua disposição várias funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes. Será possível, por exemplo, estabelecer um limite máximo do valor da parcela a ser debitada e cancelar as autorizações a qualquer momento.
Mais uma vez, deixamos a dica de avaliar muito bem em qual instituição financeira você pretende abrir sua conta PJ, levando em consideração a existência ou não de cobrança de tarifas como essa.
Esse é um importante cuidado para manter a saúde e a competitividade do seu negócio sempre em dia.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Enquanto o Pix automático não é lançado, aproveite outras ferramentas disponíveis gratuitamente na Cora
A partir do momento que você entra para o nosso time de empreendedores, uma série de recursos totalmente gratuitos ficam disponíveis. Com eles, você pode fazer a sua gestão financeira com praticidade e segurança.
Os principais, que vale a pena conhecer, são:
- Dashboard exclusivo para acompanhamento dos status dos pagamentos;
- Projeção de fluxo de caixa;
- Notificações automáticas de cobrança;
- Boletos parcelados, gratuitos e ilimitados;
- Transferências Pix e TED gratuitas;
- Cartão empresarial sem anuidade;
- Acesso múltiplo para sócios.
Sem falar que, caso você tenha qualquer dificuldade ou dúvida ao utilizar os nossos serviços, basta acionar o suporte pelo próprio aplicativo.
Estamos sempre à disposição para facilitar a sua jornada empreendedora. Até a próxima!