Você sabia que atualmente já é possível fazer um Pix no cartão de crédito e realizar o acerto das suas compras na próxima fatura, inclusive com parcelamento?
Essa forma de pagamento une a facilidade da transferência instantânea com a possibilidade de quitar uma dívida no futuro. Ainda assim, deve ser utilizada com parcimônia.
Saiba mais sobre essa novidade e como ela funciona.
O que é o Pix no cartão de crédito?
Criado pelo Banco Central, o Pix é uma ferramenta que rapidamente caiu no gosto dos consumidores brasileiros. Afinal, trata-se de uma alternativa rápida e gratuita ao TED, DOC, boletos e cartões de débito.
Anteriormente, apenas pessoas com saldo na conta podiam fazer uso desse recurso. Hoje em dia, o Pix no cartão de crédito foi criado para ajudar clientes que querem ou precisam fazer um pagamento instantâneo, mas ainda não possuem dinheiro para isso.
A novidade funciona como se fosse um empréstimo e você pode fazer a transferência de qualquer valor a qualquer momento, contanto que ela não ultrapasse o limite do seu cartão.
Depois, o Pix é descontado na fatura mensal, podendo, inclusive, ser parcelado em até 12x em algumas instituições. Do mesmo jeito que para as outras compras, clientes devem pagar o valor dentro da data de vencimento acordada para não precisar arcar com juros e multas.
Além de poder fazer esse procedimento de forma prática e rápida no seu celular, essa é uma alternativa interessante para aproveitar promoções, resgatar cashback e quitar cobranças pendentes e urgentes, por exemplo.
O Pix no cartão de crédito está liberado em todos os bancos?
Como esse é um recurso relativamente novo, ainda não são todas as organizações financeiras que o disponibilizam.
Com esse método, o consumidor pode realizar pagamentos à vista, com oportunidades de conseguir descontos. Sem falar que o financiamento dispensa a análise e a aprovação da compra.
Contudo, é preciso saber que um Pix no cartão de crédito geralmente possui taxas de cobrança, com valores que variam de acordo com a empresa. Por isso que essa é uma alternativa para ser usada sobretudo em casos de emergência.
Também é aconselhado conhecer outras saídas quando você precisa pagar uma conta, mas está sem dinheiro no momento. A geração de um boleto e o seu parcelamento usando uma carteira digital é um dos caminhos possíveis.
Leia mais | Como estornar um Pix? Entenda se é possível reverter essa situação
Como fazer um Pix no cartão de crédito?
Caso você opte por essa modalidade de pagamento, o procedimento costuma ser bastante parecido para todas as instituições financeiras que estão com esse recurso funcionando.
No geral, é preciso:
1. Acessar o aplicativo do seu banco;
2. Ir até a área do Pix;
3. Inserir a chave e o valor da transferência que será realizada;
4. Confirmar os dados de quem irá receber o dinheiro;
5. Clicar em “Escolher como transferir” e em “Cartão de Crédito”;
6. Selecionar a quantidade de parcelas que você vai optar;
Depois, é só revisar todos os dados da transferência e digitar sua senha para confirmá-la.
Leia mais | Como fazer Pix sem taxa na sua conta PJ? Confira o passo a passo
O que levar em consideração na hora de fazer um Pix no cartão de crédito
Conforme pontuamos anteriormente, esse tipo de pagamento possui juros. Assim, normalmente essa opção é válida quando a soma das parcelas e das taxas é menor ou igual ao preço que você pagaria por outra modalidade.
No mais, antes de fazer o Pix, é importante fazer algumas considerações, entre elas:
• Se o valor total a ser pago não pode ser acertado de outras formas que afetem menos o seu bolso;
• Como está a fatura do seu cartão e se o valor não vai prejudicar as suas finanças do próximo mês;
• Se você conseguirá arcar com as parcelas futuras sem comprometer o seu orçamento ou seu planejamento;
• Como andam as suas metas de gastos e se você não irá ultrapassá-las com despesas que não são necessárias neste momento.
A verdade é que qualquer caminho que você seguir para quitar suas dívidas precisa ser analisado com calma para que a sua saúde financeira não sofra problemas futuros. E isso vale para o pagamento instantâneo, ainda que seja uma ferramenta bastante prática e fácil de ser usada no dia a dia.
Leia mais | Pix agendado para empresas: aprenda como adotar no seu negócio
Aqui na Cora essa funcionalidade ainda não está disponível, mas as pessoas empreendedoras que já fizeram sua conta PJ gratuita podem fazer Pix ilimitados e gratuitos com o objetivo de facilitar a gestão financeira no dia a dia do negócio.
Essa é uma das muitas facilidades que oferecemos para nossos clientes, pensando sempre em proporcionar mais liberdade e autonomia para crescerem no mercado.
Em caso de dúvidas sobre os nossos serviços, estamos à disposição.