Blog

Pix para empresas: 6 respostas para as principais dúvidas sobre o assunto

4 de julho de 2023
pix para empresas

O Pix tem regras diferentes para pessoas físicas e jurídicas. Por isso, é importante conhecer as especificidades do Pix para empresas se você usa ou planeja usar esse meio de pagamento no seu negócio.

Até porque, o Pix já é uma das formas de pagar preferidas da população brasileira. Logo, não oferecer essa opção pode fazer a empresa perder vendas. Além disso, aceitar Pix ajuda a aquecer o fluxo de caixa, já que o dinheiro entra na conta na hora.

Então, para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios do Pix para empresas, preparamos este conteúdo com respostas para as dúvidas mais comuns sobre o Pix. E você ainda aprenderá como usar o Pix PJ sem pagar nenhuma taxa.

1. Como funciona o Pix para empresas?

O Pix é um método de pagamento criado pelo Banco Central (BC), que começou a funcionar em novembro de 2020. Com ele, é possível enviar e receber valores a partir de R$ 0,01 (um centavo de real) em qualquer dia e horário.

Assim, o Pix está disponível para pessoas físicas e empresas. Mas, como adiantamos, existem regras específicas para pessoa jurídicas. Tais regras se referem principalmente à cobrança de taxas nas operações.

Além disso, o acesso ao Pix para empresas é feito a partir de uma conta de pessoa jurídica (conta PJ), registrada com o CNPJ. 

Então, o acesso ao Pix de pessoa jurídica é feito pela área Pix do aplicativo ou internet banking da conta PJ. Da mesmo forma, é na conta PJ que os pagamentos recebidos pelo Pix chegam.

Leia também | Como fazer Pix sem taxa na sua conta PJ? Confira o passo a passo

2. Quais as diferenças entre Pix para pessoa física e jurídica?

As principais diferenças no uso do Pix por empresas e pessoas são:

Regras de taxação: empresas podem ser taxadas tanto no envio, quanto no recebimento de dinheiro por Pix. Enquanto pessoas físicas são isentas de taxas como regra geral;

Quantidade de chaves Pix: pessoas físicas podem cadastrar no máximo 5 chaves Pix em cada conta. Já as empresas podem cadastrar até 20 chaves;

Limites do Pix: pessoas físicas têm limites do Pix pré-fixados pelo Banco Central. Porém, os limites para empresas são determinados pelas próprias instituições financeiras (essa regra começou a valer em 2023);

CNPJ visível no comprovante: quando uma pessoa física envia um Pix, somente parte dos números de seu CPF ficam visíveis no comprovante. Enquanto o CNPJ aparece completo, quando o envio é feito por uma empresa;

Oferecer Pix saque e troco: estabelecimentos físicos podem optar por oferecer as funções Pix Saque e Pix Troco ao público. Assim, o cliente pode retirar dinheiro em espécie enviando um Pix para o estabelecimento.

Usar o CNPJ como chave: só pessoas jurídicas possuem CNPJ, logo, essa opção de chave Pix só existe para empresas.

Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ

3. Pix para empresa tem taxa?

Como adiantamos, empresas podem pagar taxas para enviar e receber pagamentos pelo Pix. Assim, segundo o Banco Central, as situações específicas nas quais os bancos podem cobrar a taxa do Pix são:

Receber Pix

  • De pessoa física;
  • De pessoa jurídica e usar Pix por QR Code ou serviço de iniciação.

 

Enviar Pix

  • Para pessoa física e usar o Pix informando os dados da conta, chave ou iniciação de transação de pagamento;
  • Para pessoa jurídica e usar Pix informando os dados da conta ou chave.

 

Vale dizer que a taxa do Pix não é obrigatória. Por isso, as instituições têm liberdade para cobrá-la ou não. A Cora, por exemplo, oferece Pix para empresas totalmente livre de taxas e sem limite de operações.

Sua empresa faz tudo em um Pix: pagar, cobrar e receber.

Seguro e sem tarifas

4. MEI paga taxa para usar o Pix?

Apesar de ser um tipo de empresa, o Microempreendedor Individual (MEI) tem regras especiais para a cobrança da taxa do Pix. O mesmo vale para o Empresário Individual (EI).

Nesses casos, valem as mesmas regras da cobrança do Pix para pessoas físicas, com taxação autorizada nas seguintes hipóteses:

 

  • Receber dinheiro em uma conta definida em contrato como de uso comercial;
  • Ultrapassar 30 Pix recebidos por mês;
  • Receber com QR Code dinâmico ou QR Code de um pagador pessoa jurídica
  • Enviar Pix utilizando canais presenciais ou por telefone, mesmo com outros disponíveis.

 

De todo modo, MEIs e Empresários Individuais também podem ficar isentos da taxa do Pix optando por uma conta PJ com Pix gratuito, como a Cora.

5. Qual a taxa de Pix para empresas?

O BC não controla quanto custa o Pix para empresas, ficando a critério das instituições estipular a tarifa.

Assim, a taxa do Pix pode ser um valor fixo ou um percentual sobre o montante de cada operação, para enviar ou receber um Pix.

Porém, as instituições devem informar o valor referente à taxa, quando houver a cobrança, no comprovante do Pix e no extrato da conta PJ. 

Além disso, as tabelas contendo os valores das tarifas, incluindo a taxa do Pix, devem ser divulgadas nos sites e demais canais eletrônicos de cada banco.

Lembrando que é possível zerar o custo com tarifas no Pix escolhendo uma conta empresarial que não cobra Pix de PJ.

Leia também | Limite do Pix na Cora: como funciona e como definir

6. Como usar o Pix para pessoa jurídica gratuitamente?

Como vimos, você pode ficar livre da taxa do Pix para empresas escolhendo uma conta PJ que ofereça isenção.

Nesse sentido, a Cora é uma conta PJ digital com Pix gratuito e ilimitado, disponível para todos os tipos de CNPJ (ME, EPP, LTDA., SLU, etc.).

Além disso, a Cora também oferece vantagens, como a emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança e uma gestão de cobrança completa. Tudo fácil de usar e livre de taxas.

Para abrir sua conta hoje mesmo, basta ser sócio ou representante legal da empresa e ter o número do CNPJ em mãos, além de um documento de identidade. 

Dessa forma, sua empresa fica livre da taxa do Pix, podendo receber pagamentos por uma chave Pix, QR Code, link Pix ou informando os dados da conta. Você pode inclusive fazer uma placa com o QR Code Pix e deixar à mostra no estabelecimento, simplificando ainda mais a rotina do caixa.

Esperamos que o post tenha solucionado suas dúvidas sobre o Pix para pessoa jurídica. E fique à vontade para conhecer melhor as vantagens de ser cliente Cora. Até a próxima!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.