O Pix Parcelado é uma operação de crédito disponibilizada por alguns bancos desde 2023.
Serve para quem quer pagar com Pix, mas não tem o valor total da compra disponível em conta no momento da transação.
Isso significa que funciona como um tipo de empréstimo e, portanto, conta com a aplicação de juros e outras tarifas.
Neste artigo, entenda melhor o que é e como funciona essa modalidade do Pix e tire as principais dúvidas sobre o assunto.
Saiba também se é seguro aceitar este tipo de pagamento no seu negócio.
O que é o Pix Parcelado?
O Pix Parcelado é uma forma diferente de enviar um pagamento por Pix.
Basicamente, no lugar do valor total do pagamento ser debitado na hora, da conta de quem faz a operação, o que acontece é que o consumidor tem a chance de escolher efetuar o pagamento em parcelas.
Ou seja, em outras palavras, agendar Pix futuros para uma mesma compra.
A modalidade não é regulamentada pelo Banco Central. Isso significa que cada banco pode ter suas próprias regras para o Pix Parcelado (e, até por isso, não são todas as instituições financeiras que oferecem essa possibilidade) .
Isso acontece porque, na prática, o Pix Parcelado nada mais é que uma operação de crédito pessoal.
Por isso, quem quer utilizá-lo precisa ter, de antemão, uma linha de crédito pré-aprovada junto à instituição financeira.
Como funciona o Pix Parcelado
O funcionamento do Pix Parcelado é simples: para quem faz o Pix, o valor é creditado em parcelas na conta; para quem recebe o Pix, nada muda, o valor integral da compra é recebido na hora.
A adesão ao Pix Parcelado não costuma ser complicada, mas o passo a passo é variável, depende do banco utilizado pela pessoa.
No geral, a opção é oferecida no momento em que o usuário vai fazer um Pix. E o parcelamento pode ocorrer em até 24 vezes.
Para a pessoa que escolhe fazer um Pix Parcelado, é preciso prestar atenção nos juros aplicados e comparar com outras modalidades de crédito disponíveis no mercado. Afinal, pode ser que este tipo de Pix saia mais caro que utilizar outros créditos.
Leia mais | Saiba por que o Pix Cobrança é uma alternativa para o boleto bancário
Qual a diferença entre Pix Parcelado, Pix Garantido e Pix Automático?
O Pix Parcelado, como explicamos anteriormente, não é regulamentado pelo Banco Central, mas já é oferecido por diferentes bancos, com regras específicas, e tem como objetivo permitir o pagamento por Pix, mas de forma parcelada (empréstimo).
O Pix Automático é uma novidade que irá facilitar pagamentos recorrentes por meio do Pix, de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Esta inovação do Pix provavelmente será lançada pelo Banco Central em outubro de 2024.
E o Pix Garantido é um serviço que irá permitir que os consumidores parcelem compras pelo Pix, mas garantindo o recebimento do dinheiro para quem vender. É como o Pix Parcelado, mas regulamentado pelo Banco Central.
No entanto, o BC ainda não detalhou informações sobre o Pix Garantido, ele apenas aparece no site da instituição na lista de inovações futuras do Pix. Até seu lançamento oficial, as pessoas podem continuar utilizando o Pix Parcelado que já funciona no mercado.
Pix Parcelado ou cartão de crédito? Qual vale a pena utilizar?
Muitas pessoas consumidoras podem ter essa dúvida: se vale mais a pena utilizar o cartão de crédito ou o Pix Parcelado.
O Pix Parcelado pode ser vantajoso para quem quer aproveitar os benefícios de pagar por meio do Pix (descontos, por exemplo), mas não possui saldo suficiente na conta ou prefere parcelar para não comprometer o orçamento.
No entanto, é fundamental ter muito claro que se o consumidor não tiver dinheiro em conta no dia em que a parcela do Pix tiver que ser paga, o banco irá retirar o valor do próprio limite da conta.
Isso significa que mais juros serão cobrados, já que além dos juros do Pix Parcelado, a pessoa também arcará com os juros do cheque especial.
Parcelar no cartão de crédito pode ser mais vantajoso pois não ocorre este risco de pagar juros duas vezes, por dois produtos de crédito distintos.
Ainda assim, é preciso cuidado sempre antes de fazer compras parceladas no cartão, para não comprometer o orçamento e mergulhar em dívidas.
Como fazer um Pix parcelado?
Já explicamos que o passo a passo exato de como fazer um Pix Parcelado pode ser diferente em cada instituição financeira. Mas, geralmente, basta o consumidor:
- Acessar o aplicativo do banco;
- escolher a opção “Pix” e clicar em “transferir”;
- inserir a chave Pix;
- selecionar de onde o dinheiro irá sair e clicar em “pague parcelado”;
- digitar o valor e clicar em “continuar”;
- clicar na primeira parcela para escolher a data em que os pagamentos serão efetuados mensalmente;
- escolher em quantas vezes quer dividir o pagamento;
- revisar os dados e condições de pagamento (juros e tarifas) e clicar em “continuar” ou “contratar”;
- aguardar alguns segundos enquanto o banco analisa a solicitação;
- inserir a senha e pronto! Pix com parcelas efetuado com sucesso!
Tenho um negócio, é arriscado aceitar Pix Parcelado?
Não é arriscado aceitar Pix Parcelado na sua empresa. Afinal, mesmo que a pessoa consumidora escolha pagar por meio do Pix Parcelado, as lojas sempre recebem o valor total do pagamento no ato.
Ou seja, para as empresas é indiferente. Assim, o risco do Pix Parcelado é presente apenas para o banco, que pode lidar com a inadimplência caso o usuário não tenha dinheiro em conta e nem limite disponível, e para o próprio consumidor, que tem chance de ficar com dívidas, nome sujo e restrição a créditos futuros.
Além disso, caso exista alguma taxa para oferecer o Pix Parcelado, o lojista pode repassar este valor para o consumidor, desde que o informe sobre isso.
Sabia que na Cora o Pix PJ é livre de taxas?
O Pix é gratuito para pessoas físicas, mas a cobrança da taxa do Pix PJ é autorizada pelo Banco Central.
Porém, como a Cora é uma conta PJ pensada para libertar quem empreende de tarifas abusivas e burocracia, você pode receber e fazer transferências ilimitadas e gratuitas por Pix.
E você ainda pode aproveitar as demais vantagens da Cora, como gestão de cobrança gratuita, boletos com QR Code Pix e Perfis de Acesso.
Além disso, a conta Cora está disponível para todas as categorias de CNPJ e o processo de abertura é simples e rápido.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Gostou de saber um pouco mais sobre essa modalidade de Pix? Continue acompanhando o blog da Cora para ter acesso a mais conteúdos que podem ser úteis para seu negócio. Até a próxima!