Se sua empresa aderiu a este novo meio de pagamento, provavelmente você já se perguntou se existe Pix sem taxa, certo?
Também, não é para menos, já que este serviço, apesar de estar virando o queridinho dos consumidores, também pode impactar na margem de lucro dos lojistas, já que os bancos costumam cobrar taxas.
A ideia, então, é descobrir uma forma de continuar oferecendo esse meio de cobrança aos clientes, porém sem ter impacto no caixa da empresa. E é exatamente sobre isso que este texto se propõe.
O que é o Pix?
Mas antes, vale uma breve explicação sobre o que é Pix. Trata-se de um método de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central que começou a funcionar em novembro de 2020.
O objetivo deste novo serviço é permitir transferências de valores, pagamento de contas e até recolhimento de impostos em tempo real, seja entre pessoas físicas ou jurídicas.
A facilidade se deu principalmente por conta da agilidade, já que as transferências e pagamentos estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. O valor cai na conta do beneficiário em até 10 segundos.
Além da facilidade, o Banco Central criou esse novo meio de pagamento com o objetivo de reduzir o custo das operações de pagamentos e transferências e diminuir a circulação de dinheiro em papel, o que é mais econômico para o setor e seguro para o consumidor.
Para pessoa jurídica, o Pix funciona da mesma forma que para pessoa física em relação às transações permitidas. As empresas podem enviar e receber dinheiro por meio de chaves Pix, QR Code estático e dinâmico e Pix “copie e cole”.
No entanto, o BC permite que os bancos cobrem uma taxa de transação das pessoas jurídicas para o uso do Pix. Com isso, essas instituições financeiras ficam responsáveis pela definição dessas tarifas.
Por conta dessa cobrança, é importante buscar uma parceria a qual o valor pago não prejudique sua lucratividade. Na verdade, o ideal mesmo é encontrar uma instituição com Pix sem taxa.
Existe Pix PJ sem taxa?
Sim, é possível utilizar esse método de pagamento instantâneo na sua empresa sem pagar taxas por isso. Ótima notícia, não é mesmo?
A Cora é um exemplo de instituição financeira que isenta clientes PJ das taxas do Pix, visando mais economia.
Além da conta não cobrar mensalidade, nem anuidade do cartão, as empresas que têm conta na Cora não pagam para receber nem enviar dinheiro via Pix.
Como vantagem de utilizar o Pix na sua empresa, os destaques são:
-
Envio e recebimento instantâneo
Quando seu cliente paga a conta via Pix, sua empresa recebe de forma instantânea, a qualquer dia e horário.
O valor é creditado diretamente na sua conta PJ, sem intermediação. Sendo assim, todo o processo se torna muito mais ágil, barato e cômodo.
Mas além de receber via Pix, é possível também fazer pagamentos de impostos, fornecedores e funcionários com a mesma agilidade.
O melhor é que a operação leva, em média, 10 segundos para ser concluída, melhorando seu processo de cobrança.
-
Redução de custos
Pensando do lado financeiro, outra vantagem do Pix é que não há serviços externos cobrando taxas a cada pagamento e recebimento. Com isso, os custos para instituições financeiras são reduzidos.
No caso de clientes da Cora, essa economia é ainda maior, tendo em vista que a instituição não cobra nenhuma taxa dos correntistas PJ, nem para transferir, nem para receber.
Vale lembrar também que, em relação às pessoas jurídicas, o BC não dá garantia nenhuma de Pix gratuito.
-
Disponibilidade imediata
Para quem não deseja esperar o período de compensação do boleto de cobrança ou precisa receber um pagamento urgente realizado em um fim de semana, o Pix é a opção ideal.
No caso de um cliente pagar uma compra com cartão de crédito ou débito, por exemplo, o dinheiro precisa passar por adquirentes, bandeiras e bancos emissores até chegar à empresa.
Isso tudo eleva as taxas e aumenta o tempo de liquidação do pagamento, tornando o processo mais lento e caro.
Já com o Pix é diferente: o dinheiro sai da conta do cliente diretamente para a conta da empresa, sem ter que percorrer um longo caminho antes e ficando disponível na sua conta PJ de forma instantânea.
-
Segurança nos pagamentos
Se o Pix te causa algum desconforto devido à segurança, pode deixar de preocupação. No processo, as informações de quem usa o Pix são armazenadas em uma plataforma desenvolvida e operada pelo próprio Banco Central.
Vale considerar também que a base de dados é protegida pelo sigilo bancário e pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, é possível limitar o valor diário de transferência.
Configurando os limites para segurança
O BC determinou que as instituições financeiras deveriam aplicar um limite do Pix, principalmente para o período noturno.
Essa limitação é uma forma aumentar sua segurança contra fraudes, roubos e até mesmo sequestros.
Na Cora, diferente de alguns bancos, você pode escolher o limite que deseja para o período diurno e noturno. Essa alteração pode ser solicitada diretamente pela Cora Web, a versão da conta Cora para desktop. Para isso, a análise leva entre de 24 a 48 horas para ser concluída.
Passo a passo do Pix no app da Cora
Antes de começar a usar o Pix na Cora e aproveitar os benefícios mencionados acima, você precisa cadastrar suas chaves. Veja como é simples.
• No app, selecione a opção Pix e escolha as chaves que você deseja usar na sua conta Cora;
• Em seguida, preencha as informações do cadastro das chaves;
• Depois, confirme as informações do cadastro das chaves e finalize o processo;
• Pronto, chaves cadastradas com sucesso! Agora é só conferir o resultado da validação das suas chaves e começar a usar o Pix na sua conta.
Ao concluir o cadastro, basta seguir o passo a passo abaixo para fazer o pagamento ou transferência via Pix. Existem quatro principais formas de enviar dinheiro via Pix:
-
Via chave Pix
Nesta opção, você precisa apenas da informação da chave de quem vai receber (que pode ser um número de celular, um documento como CPF ou CNPJ, um e-mail ou mesmo uma chave aleatória).
Assim, basta selecionar o valor que deseja enviar e em poucos segundos o dinheiro estará na outra conta.
-
Pix manual
Esta opção é recomendada quando você não tem o dado da chave da outra parte, ou ela não possui uma chave cadastrada no Pix.
Assim, o processo do Pix manual é idêntico ao do envio de uma TED, sendo necessário informar os dados completos, como documento, nome completo, banco e número de agência e conta.
-
Leitura de QR Code Pix
Já nesta opção, é necessário ler um QR Code Pix com a câmera do seu celular. Ao fazer a leitura, todas as informações referentes ao pagamento serão exibidas no seu celular.
-
Compartilhamento de link
Por último, você também pode copiar um link Pix. Selecione, então, esse link no seu celular, clique em copiar e então acesse o aplicativo da Cora e clique em Copiar Pix Link.
Com isso, uma nova tela será exibida com todas as informações referentes àquele pagamento.
Pronto, com esses passos, você começa a enviar e receber Pix sem taxa, atendendo às necessidades dos seus clientes e aumentando sua lucratividade.