O planejamento estratégico escolar é uma metodologia adotada por muitas escolas para gerenciar melhor os recursos e promover o crescimento da instituição numa visão de negócio.
A missão primordial de uma escola é a de educar. Mas para manter seu crescimento sustentável no longo prazo, os gestores escolares precisam administrar receitas, despesas, processos operacionais, captar alunos, dentre diversas outras ações.
Nesse contexto, montar uma estratégia que defina todos esses pontos, com métricas bem definidas para avaliar seu desempenho, é fundamental. Por isso, preparamos este texto para que você consiga criar um planejamento completo e eficiente para aplicar na sua escola.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Além da gestão financeira: uma visão 360° do seu negócio
Pensar e planejar estrategicamente sua gestão escolar vai além do bom uso dos recursos financeiros. A questão aqui é enxergar a instituição de ensino como um grande mecanismo, no qual cada área funciona como uma espécie de “engrenagem”.
Isso significa que cada uma dessas áreas conta com suas particularidades distintas. Dessa forma, à medida que cada área vai sendo definida e tem suas necessidades e características conhecidas, é possível definir metodologias que permitam sua medição e posterior análise.
Essas definições permitem que a pessoa gestora, já no curto prazo, seja capaz de identificar os pontos fortes e fracos da sua escola, o que permite atuar de forma a sustentar áreas que já andam bem e a melhorar aquelas que ainda possuem eventuais deficiências.
A importância do planejamento das atividades no âmbito escolar
Nesse cenário, o levantamento de dados e métricas permite a pessoa gestora ter um olhar mais estruturado de sua escola. Assim, as percepções e diagnósticos de uma ou mais áreas passam a ter uma percepção mais objetiva e menos subjetiva.
Do mesmo modo, com a utilização das ferramentas corretas dentro de uma análise estratégica, é possível obter uma visão apurada de uma ou mais áreas da sua escola. Com isso, é possível redistribuir orçamentos, remanejar ações, cortar gastos ou fazer investimentos de forma mais precisa.
Fazendo seu planejamento estratégico escolar: pontos de partida
Conhecendo e fazendo diagnósticos da escola
O primeiro passo é conhecer todas as atividades, fluxos operacionais e as dinâmicas existentes entre as áreas da escola. Mas mais do que apenas mapear processos, essa etapa inclui um diálogo direto com alunos, famílias, professores e colaboradores para colher percepções a respeito da escola.
Portanto, identificar a realidade social dos alunos e da sociedade onde a escola está inserida também faz parte desse processo.
Escute, depois identifique as demandas
Durante essas conversas, procure escutar as demandas de cada uma das partes interessadas nesses processos. Nesse sentido, questione todos os envolvidos sobre quais atividades seriam interessantes para o desenvolvimento educacional, as qualidades e defeitos da instituição e quais projetos seriam as mais interessantes à instituição no curto, médio e longo prazos.
Analise a infraestrutura
Examine as instalações físicas da instituição e monte um diagnóstico detalhado de cada área:
- Verifique a situação de laboratórios e/ou salas de informática;
- Quantidade, qualidade e estado de conservação do acervo da biblioteca;
- Materiais didáticos, almoxarifados, gestão do estoque de produtos de limpeza;
- Condições e disponibilidade de recursos para o preparo da merenda escolar;
- Condições de acessibilidade, como rampas, pisos táteis e materiais em braile.
Feito isso, relacione todas as áreas de forma cuidadosa e elenque objetivos, sempre que possível em conjunto com pais e professores. Dessa forma, recursos e investimentos serão destinados de maneira mais objetiva.
Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira? Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais
Defina onde quer chegar com o planejamento estratégico escolar
Depois de conhecer anseios e demandas, é essencial produzir relatórios para nortear o planejamento estratégico escolar. Esse é o momento também de definir o cenário a ser alcançado, com números que estejam de acordo com a realidade.
Ou seja, trace os objetivos, metas e planos de ação para executar o que foi planejado. Além disso, procure estabelecer ações exequíveis – nada de querer “inventar a roda de novo” ou se comprometer logo de cara com demandas de difícil resolução.
A análise “SWOT”
A palavra “SWOT” é uma sigla para quatro termos em inglês: “Strengths” (forças), “Weaknesses” (fraquezas), “Opportunities” (oportunidades) e “Threats” (ameaças).
Não existe um consenso sobre o seu surgimento, mas alguns pesquisadores acreditam que ela tenha surgido na década de 60, na Universidade de Stanford, durante um estudo sobre as 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
Entretanto, a principal característica de uma Análise SWOT é oferecer uma espécie de “fotografia” da empresa em um dado momento, destacando suas potencialidades, pontos de fragilidade e possibilidades de melhoria e eventuais fatores que possam colocar determinadas ações em risco.
Quais as vantagens de um bom planejamento estratégico para a sua escola?
- Direcionamento das ações: todos os setores da instituição de ensino trabalham de maneira alinhada e direcionada para a obtenção de melhores resultados;
- Melhoria nos serviços: o planejamento estratégico escolar cria fluxos de trabalho através do mapeamento das atividades executadas e as organiza em dinâmicas bem definidas.
- Aperfeiçoa e dá mais clareza à gestão financeira: fluxo de caixa, folha de pagamento de funcionários, gestão de cobranças de inadimplentes, controle de fornecedores são apenas algumas das áreas que podem (e devem) estar estrategicamente estruturadas.
- Maior previsibilidade: com o planejamento estratégico escolar é possível antecipar cenários e, desse modo, planejar estratégias para amenizar ou eliminar possíveis problemas – e, principalmente, avaliar e aproveitar oportunidades;
- Prevenção de problemas na equipe: planejar bem as tarefas evita mal-entendidos e conflitos. Além disso, melhora a produtividade com atividades mais bem definidas e organizadas. Assim, é possível ter mais foco no trabalho, tornando-o mais produtivo;
- Organização de modo geral: otimização do tempo de todos os setores, assertividade nas ações, aumento da produtividade de todos os envolvidos;
- Economia: um planejamento estratégico escolar evita erros, desperdício e retrabalho, trazendo a economia de tempo, mão de obra e recursos;
- Crescimento econômico e estrutural: se integrado ao plano estratégico, pode-se pensar no longo prazo até mesmo na expansão da rede da instituição com a abertura de novas unidades de ensino.
Viu só como que pensar estrategicamente pode auxiliar na gestão escolar? Que tal agora você aprender um pouco mais sobre isso e ampliar seu conhecimento? Então, vem aqui com a gente entender como fazer um planejamento estratégico tático e operacional e siga colocando a sua instituição de ensino no caminho do crescimento!