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Planejamento financeiro empresarial: passo a passo para estruturar um do zero

26 de março de 2025
planejamento financeiro empresarial

Neste conteúdo você vai encontrar:

Ao abrir uma empresa, nem sempre pensamos em todos os detalhes que isto pode significar. Mas em poucos meses, já é possível perceber que algumas questões não podem ser deixadas de lado, e uma delas é fazer o planejamento financeiro empresarial.

Este planejamento é o que vai ajudar o empreendedor a visualizar não só suas metas, mas também como alcançá-las, diminuindo o risco de enfrentar problemas financeiros no futuro.

Como aqui na Cora pensamos sempre em maneiras de facilitar a sua vida na hora de empreender, vamos te contar neste artigo como montar um planejamento financeiro empresarial passo a passo, de forma descomplicada. Acompanhe!

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro de uma empresa é um documento onde estão definidas as diretrizes financeiras do negócio. Com ele sempre em mãos e atualizado, é possível tomar decisões de forma mais rápida e assertiva, garantido a saúde financeira do negócio

Neste documento você vai organizar:

  • Metas e objetivos financeiros; 
  • Ações e ferramentas necessárias para alcançar estes objetivos, com prazos definidos;
  • Processos internos para manter as contas em dia;
  • Receitas e despesas da empresa;
  • Possíveis investimentos; 
  • Faturamento, margem de lucro e receita líquida — aqui, vale destacar que faturamento não é sinônimo de lucro ou mesmo de entrada, pois os custos operacionais e  o fluxo de caixa impactam diretamente esses resultados;
  • Projeção de receita para os próximos meses;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Cenários financeiros possíveis e estratégias para evitar problemas nestes cenários. 

 

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Qual é a importância de fazer o planejamento financeiro?

Com todas essas informações em mãos, é possível visualizar a viabilidade financeira do projeto e tomar decisões mais acertadas sobre o orçamento e o futuro da empresa.

Aliás, para fazer um bom planejamento financeiro, também é importante entender as diferenças entre alguns conceitos, como faturamento e lucro.

Na prática, pode ser que em alguns momentos a sua empresa tenha um faturamento elevado, mas se os custos operacionais forem altos e você tiver problemas de fluxo de caixa, por exemplo, o lucro efetivo. Então, tenha sempre em mente que faturamento e lucro são coisas bem diferentes.

Para ilustrar, imagine que sua empresa fatura R$ 100.000,00 por mês. Se os custos operacionais (como salários, aluguel, contas de energia, etc.) totalizam R$ 80.000,00, o lucro bruto será de R$ 20.000,00.

Contudo, esse valor ainda pode ser impactado por outros gastos, como investimentos e imprevistos, demonstrando que um alto faturamento não garante automaticamente um alto lucro ou uma entrada líquida robusta.

Fazendo um planejamento estratégico das suas finanças, você consegue enxergar a situação atual da empresa, entender seu fluxo de caixa e identificar quais áreas precisam de ajustes para que o faturamento se converta em lucro real.

Passo a passo para fazer o plano financeiro da sua empresa

Agora que você já sabe o que é um planejamento financeiro empresarial e entende a importância desse processo, vamos ao que interessa: como fazer um planejamento financeiro do zero?

Confira o passo a passo:

1. Diagnóstico da situação atual

O primeiro passo é descobrir a situação atual da sua empresa. Aqui, você deve olhar para o posicionamento do seu negócio no mercado, quais são os pontos positivos e negativos da sua marca, onde você pode melhorar e quais são as oportunidades e as ameaças. 

Se você é um pequeno comércio, por exemplo, avalie suas vendas diárias, o volume de estoque e os custos fixos mensais para ter uma visão completa do cenário atual.

Além disso, é fundamental analisar seu produto ou serviço e o perfil do público, o que ajudará a definir objetivos de curto e longo prazo.

2. Mapeamento de despesas e receitas

Para este segundo ponto, é importante ter uma planilha de controle financeiro empresarial, para documentar todas as despesas dos últimos meses e entender a saúde financeira do seu negócio e seu capital de giro.

 

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Nesta planilha, detalhe as despesas fixas e variáveis – custos recorrentes (energia, aluguel, telefone, fornecedores, salários) e custos pontuais (contratações de fornecedores, manutenção de equipamentos).

Inclua também os investimentos futuros planejados, como contratações ou aquisição de novos equipamentos, e registre todas as fontes de receita. Quanto mais detalhado, mais realista será a visão da situação financeira da sua empresa.

3. Definição de metas e objetivos

Depois de analisar a situação da sua empresa e mapear todas as despesas e fontes de receita, já é possível pensar nos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Neste ponto, você vai definir as metas financeiras que fazem sentido para o seu negócio e prazos estimados para alcançá-las. Pode, por exemplo, dividir uma meta anual em objetivos mensais, levando em consideração a sazonalidade do seu negócio.

Nesta hora, é importante pensar que as precisam ser desafiadoras, mas realistas para o tamanho da sua empresa e a quantidade de dinheiro que você tem disponível para investir.

Além de metas de vendas e faturamento, é interessante pensar em outras formas de medir seu sucesso, como a quantidade de novos clientes ou clientes ativos, redução de custos e até quitação de dívidas.

4. Projeção de cenários financeiros

Com os objetivos definidos, que tal ampliar a visão e desenhar cenários alternativos para o futuro? Afinal, muita coisa pode acontecer e alterar o panorama financeiro – desde a captação de um investimento a variações na demanda e problemas com fornecedores e clientes.

Nem sempre é possível prever todas as situações que podem impactar o seu planejamento, mas é muito importante ter caminhos alternativos determinados. 

Crie pelo menos três cenários: realista, otimista e pessimista. Por exemplo, se em um cenário pessimista as vendas caírem 10%, defina as estratégias que serão adotadas para ajustar o fluxo de caixa e reduzir custos nesse período.

Documentar essas projeções ajudará a guiar sua empresa independentemente das condições de mercado.

5. Definição do plano de ação

Agora que você já analisou tanto a situação atual quanto os objetivos do seu negócio, é hora de montar um plano de ação.

Neste plano, é importante documentar ações necessárias para atingir a meta em cada área do negócio (financeiro, marketing, vendas, tecnologia, etc.) e estabelecer um cronograma realista de tarefas.

Se a meta for melhorar o fluxo de caixa, por exemplo, defina ações específicas, como renegociar dívidas ou rever contratos com fornecedores, com prazos e responsáveis claramente definidos.
Isso facilitará o ajuste da estratégia se necessário.

6. Precificação

Outra questão importante no plano financeiro empresarial é definir corretamente os preços dos seus produtos e serviços. Para isso, considere: 

  • Concorrência e mercado (quanto costumam cobrar pelo mesmo serviço);
  • Todos os custos envolvidos na produção ou na prestação de um serviço;
  • Pró-labore dos sócios;
  • Expectativa de lucro;
  • outras despesas da empresa.

 

Lembre-se de calcular o custo total do produto ou serviço e adicionar uma margem de lucro que garanta competitividade e sustentabilidade financeira. No fim das contas, preços bem definidos são fundamentais para transformar o faturamento em um lucro interessante.

Leia também | Precificação: aprenda a precificar produtos e serviços

7. Controle e registros

Embora no início possa parecer trabalhoso, manter um controle financeiro atualizado é essencial para o sucesso a longo prazo da empresa.

Se você administra um comércio, por exemplo, atualize diariamente os registros de vendas, compras e despesas operacionais para garantir que o fluxo de caixa esteja sempre sob controle.

Acompanhar o controle financeiro de perto te permite acompanhar seu fluxo de caixa, a margem de lucro e o ROI (retorno sobre investimento), permitindo que você antecipe possíveis problemas e visualize oportunidades de crescimento com mais facilidade.

Leia também | Índice de lucratividade: o que é e como calcular o do seu negócio?

8. Melhorias constantes

O planejamento financeiro empresarial, quando monitorado de perto, é o guia para o sucesso do negócio.
Revise periodicamente os resultados para identificar pontos de melhoria e ajustar as estratégias. Essa é a melhor forma de garantir que o planejamento financeiro continue alinhado com os objetivos do seu negócio.

Agora que você entendeu como fazer um planejamento financeiro empresarial completo, faça o download da Planilha de Controle Financeiro Empresarial que a Cora desenvolveu para te ajudar nesta empreitada.

Lembre-se: um bom planejamento financeiro não só mapeia as receitas e despesas, mas também facilita a compreensão sobre o que é faturamento e o que, de fato, é lucro.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que ajude você a criar um planejamento financeiro empresarial eficiente.

Conheça, também, o nosso e-book gratuito Gestão Financeira Empresarial, feito especialmente para pequenas empresas que precisam organizar suas finanças — e mantê-las em dia — sem dor de cabeça. Aproveite!

Por Equipe Cora
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