Sabia que se você estiver insatisfeito com os serviços e tarifas do seu banco, é possível mudar para outra instituição? A portabilidade bancária existe para facilitar a vida financeira das pessoas e empresas.
É possível realizar este processo em várias situações, como quando você encontra condições de crédito mais atrativas ou deseja transferir a sua conta salário para outro banco.
Leia também | Como a Cora conquistou a reputação máxima e foi indicada ao Prêmio Reclame Aqui
Quer descobrir como funciona a portabilidade bancária com detalhes? Então a dica é ler o artigo até o final para aprender mais sobre o assunto.
O que é a portabilidade bancária?
A portabilidade bancária nada mais é do que a migração de um cliente de um banco para outro. Isso pode ser feito para transferir dívidas, conta salário ou outros serviços contratados.
Normalmente, a pessoa faz isso porque está em busca de vantagens que não tem na instituição com a qual está se relacionando no momento.
É comum realizar o processo em busca de melhores taxas de juros para empréstimos, menores custos de manutenção de contas, entre outros benefícios. A portabilidade pode demorar de 5 a 30 dias úteis, dependendo da instituição e das preferências da pessoa cliente.
Em relação aos bancos, é interessante ressaltar que a portabilidade bancária estimula a concorrência, fazendo com que todos procurem melhorar seus serviços e oferecer melhores prazos e taxas.
Lembrando que não pode haver cobranças de taxas em relação à portabilidade de contas ou créditos, mas o novo banco tem o direito de cobrar taxas referentes aos seus serviços.
E a portabilidade de crédito?
Outro conceito importante é o da portabilidade de crédito, que diz respeito a transferir as suas dívidas de um banco para outro que tenha melhores condições de pagamento, como juros mais baixos.
Nesse caso, a nova instituição deverá pagar a dívida antiga, então é possível refinanciar o saldo devedor pela taxa que foi combinada.
Vale pontuar que, ao realizar a migração, o prazo de pagamento não é aumentado e a dívida a ser quitada é exatamente o que faltava no banco anterior. Além disso, é recomendado se aprofundar no CET (Custo Efetivo Total) antes de fazer a mudança, pois se trata de todos os encargos e despesas envolvidos na operação.
Como funciona a portabilidade bancária?
É importante ressaltar que se trata de um recurso que pode ser utilizado apenas por pessoas físicas e assalariados. Confira o processo para realizar a portabilidade bancária, de salário e de crédito:
Portabilidade de conta corrente
• Abrir a nova conta: dependendo do banco, pode ou não ser necessário ir a uma agência. Em casos de bancos digitais é possível fazer tudo pela internet;
• Transferência: feita a abertura da conta, é necessário transferir o dinheiro da conta atual para a nova por meio de um Pix, DOC ou TED;
• Cancelamento de contas e novo cadastro: não se esqueça de cancelar as contas em débito automático, como luz e água. Em seguida, faça o cadastro do pagamento na nova conta;
• Encerramento de conta atual: para finalizar o processo você deve fechar a conta corrente do banco anterior, sendo que é importante não ter dívidas pendentes com a instituição, fique atento.
Portabilidade de salário
• Fazer uma solicitação: é necessário fazer a solicitação por meio de um documento por escrito, em uma agência bancária ou pela internet. O objetivo é informar a nova conta onde quer que o salário seja depositado;
• Transferência: feito isto, a instituição tem até 5 dias úteis para alterar os dados e, assim, o próximo salário deverá cair automaticamente na nova conta.
Portabilidade de crédito
• Solicitação: na instituição onde o crédito foi contratado, peça o número do contrato, o saldo devedor e o número de parcelas que restam;
• Proposta de crédito: em seguida, esses dados precisam ser enviados ao banco para o qual você deseja transferir a dívida. Este, por sua vez, fará uma proposta de condições de pagamento do crédito e, ao ser aprovada, será enviada para a instituição anterior;
• Contraproposta: o banco no qual você tem conta ou operação de crédito tem até 5 dias para fazer uma contraproposta. Caso você não aceite, o empréstimo irá automaticamente para o próximo banco.
Quais são as vantagens da portabilidade bancária?
Há duas principais vantagens que merecem ser destacadas.
A primeira é a questão dos juros, pois é possível encontrar, principalmente em bancos digitais e fintechs, taxas de juros muito menores do que as que são cobradas em bancos tradicionais.
A segunda é referente às taxas de serviços, manutenção de contas, anuidades e pacotes de serviços (saques, transferências etc). Se forem bem menores em outros bancos, vale a pena fazer a portabilidade.
Estude as possibilidades de portabilidade bancária para ter mais vantagens
Agora que você já sabe como funciona a portabilidade bancária, pode começar a pensar se faz sentido realizar a migração do seu banco atual para outro.
Leia também | O banco Cora é confiável? Tire suas dúvidas sobre a gente
Esse tipo de processo existe para facilitar a vida financeira das pessoas, por isso, não deixe de considerar a realização de mudanças se estiver insatisfeito com o seu banco atual. E lembra-se de que bancos digitais, como a Cora, muitas vezes oferecem condições mais atrativas para os seus clientes.