A previsibilidade de receita é um dos itens mais importantes para qualquer empresa que queira deixar as suas estratégias de crescimento mais assertivas.
Por meio dela, é possível saber onde se pode chegar em termos monetários, facilitando o planejamento de diversas áreas, como Marketing, Compras e Finanças.
Neste artigo, você vai entender melhor o que significa este conceito, por que ele é tão relevante e dicas para implementá-lo no seu empreendimento. Confira!
O que é previsibilidade de receita?
Resumidamente, estamos falando da estimativa de uma receita futura, antecipando a quantidade de produtos ou serviços que serão vendidos nos próximos meses.
Isso não significa, claro, que você fará um exercício de futurologia ou de adivinhação. A ideia é levantar seus ganhos e suas despesas, assim como analisar o momento atual do mercado e dos seus clientes, para conseguir uma previsão dos lucros que conseguirá obter em breve.
Mesmo em casos de receita variável esse processo é realizado, afastando o risco do negócio passar por períodos de grandes instabilidades sem que esteja preparado para isso.
Quando esse cuidado não é tomado, você tende a navegar sem rumo, prejudicando sua performance de vendas e criando sérios riscos para a sobrevivência da empresa.
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Por que é importante ter previsibilidade de receita?
Um dos principais benefícios desse conceito é ampliar a sua visão de futuro, entendendo quais próximos passos você pode dar dependendo de como estarão os seus próximos rendimentos.
A verdade é que as vantagens são inúmeras e também incluem:
• Planejamento do crescimento da organização com mais assertividade, contratando pessoas, expandindo sua estrutura, desenvolvendo novos produtos e buscando uma ampliação de participação no segmento;
• Melhora das tomadas de decisões em curto, médio e longo prazo;
• Escolha dos melhores serviços de suporte administrativo, ou seja, que estejam de acordo com as movimentações da empresa;
• Análise sobre a necessidade de procurar uma renda extra, como uma linha de crédito para dar mais suporte ao desenvolvimento;
• Aumento da capacidade de focar em oportunidades de alta receita e lucratividade;
• Realização de investimentos certos e com mais segurança;
• Antecipação de crises e definição de soluções para que esse período não resulte no fechamento do empreendimento.
Percebe como estamos falando de um recurso que fortalece, e muito, o seu negócio para que ele tenha bases sustentáveis para alcançar patamares cada vez maiores no futuro?
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Como estabelecer a previsibilidade de receita?
Até aqui, vimos que é essencial que os empreendedores tenham uma estimativa sobre os valores que conseguirão lucrar no futuro próximo para conseguirem desenhar seus próximos passos. E como fazer isso na prática?
Uma das etapas essenciais é montar uma projeção do fluxo de caixa, anotando possíveis ganhos, gastos e investimentos. Para isso, você consegue utilizar como ponto de partida as movimentações que o estabelecimento teve nos últimos meses para chegar a uma média.
A partir deste resultado, junto com o estudo do mercado atual, fica mais fácil prever o fluxo que será registrado no decorrer dos próximos meses.
Outras dicas que valem a pena considerar para melhorar esse processo são:
Use dados para amparar as estratégias comerciais
Atualmente, existem inúmeras ferramentas que acompanham as métricas de uma organização, incluindo precificação, histórico de vendas e fidelização dos clientes.
A partir dessas informações, é possível não só fazer uma previsibilidade de receita mais completa, mas também munir as equipes de vendas com as orientações necessárias para que consigam conquistar o público-alvo com menos esforços.
No aplicativo da Cora, por exemplo, existe o Dashboard de Gestão de Cobras. Com este recurso, você confere em um único lugar, além das cobranças pela data de vencimento, gráficos com comparativos de recebimento entre o mês atual e o anterior.
Monitore os movimentos do mercado
É preciso estar constantemente olhando para fora, para os concorrentes e empresas com atuações similares a sua. O objetivo é saber como os consumidores estão se comportando atualmente.
Aqui, vale a pena considerar algumas análises para serem feitas, entre elas:
• Tendências de compras no seu nicho;
• Volume financeiro movimentado no segmento;
• Perfil de cliente ideal (ICP) e possíveis novos públicos que podem estar interessados nos produtos ou serviços oferecidos;
• Lacunas que a concorrência não está atendendo e que você conseguiria preencher com excelência;
• Notícias globais que impactam diretamente os negócios (Ex.: guerras e uma pandemia mundial).
Todos esses itens ajudam a sua previsibilidade de receita a ser o mais próxima da realidade, já que levam em consideração o contexto no qual o seu empreendimento está inserido.
Treine os seus times para que eles possam elevar a sua capacidade analítica
Investir em conhecimento para os seus colaboradores é um caminho bastante interessante para que eles sejam capazes de colher dados e tomar decisões a partir dessas informações.
Com o suporte técnico necessário e ferramentas que contribuam com o levantamento de métricas, os profissionais poderão mais facilmente:
• Analisar a carteira atual de clientes e se ela continua fazendo sentido para a organização;
• Pesquisar novos consumidores que possam ser impactados pelos esforços comerciais;
• Dimensionar o mercado para saber quais trajetórias são os mais seguras de se seguir;
• Antever propensão de compras e obtenção de receitas;
• Mensurar continuamente o desempenho do negócio para fazer ajustes de rotas sempre que necessário.
Lembre-se sempre que uma empresa é feita por pessoas. Portanto, são elas que devem ser capacitadas para contribuir com o seu crescimento.
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Esperamos que este artigo tenha aumentando o seu entendimento sobre previsibilidade de receita e por que esse conceito é tão relevante para a sua sobrevivência em curto, médio e longo prazo.