Com uma estratégia de promoção Black Friday, sua empresa consegue aproveitar a data para vender mais, captar e fidelizar clientes. E com a Black Friday 2024 batendo na porta, é hora de finalizar os preparativos para não perder oportunidades.
Aqui, vale lembrar que promoções não se limitam a descontos. Nesse sentido, a promoção é uma estratégia de marketing que pode incluir diferentes ações. Por exemplo: oferecer frete grátis, brindes ou produtos com edição limitada.
Enquanto o desconto é um tipo de promoção que reduz o preço de produtos ou serviços específicos (30% de desconto na linha de hidratantes de uma marca de cosméticos, por exemplo).
E para ajudar o seu negócio a ter uma promoção Black Friday de sucesso, trouxemos ideias práticas de ações. Confira também como foi a Black Friday 2023 e as expectativas para as empresas em 2024.
Como foi a Black Friday 2023?
A Black Friday 2023 teve uma queda em relação a 2022, considerando o número de pedidos e total faturado.
Nesse sentido, em 2023 foram registrados 8,2 milhões de pedidos, menos 16,3% que no ano anterior.
Já o faturamento total do comércio eletrônico foi de R$ 5,2 bilhões, uma queda de 14,6% em comparação a 2022.
Entretanto, o valor do ticket médio cresceu 2,1% em 2023, subindo para o valor de R$ 639,47.
As estatísticas apresentadas são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados. Os números foram coletados entre 0h do dia 23 e 23h59 do dia 26 de novembro de 2023.
Quais as expectativas e tendências para a Black Friday 2024?
Segundo a pesquisa de intenção de compra Black Friday 2024, realizada pelo Opinion Box em parceria com a Wake, 66% dos consumidores brasileiros ouvidos pretendem comprar na Black Friday deste ano.
Já a proporção de indecisos foi de 23%, enquanto 11% declarou não ter a intenção de comprar.
Porém, 42,2% do público indeciso ou sem intenção de comprar mudaria de ideia se achasse uma oferta que valesse muito a pena.
Outro número relevante é a expectativa de gasto do consumidor. Nesse aspecto, a maioria dos entrevistados (23,2%) planeja gastar acima de R$ 1.000,00.
A pesquisa incluiu ainda a pergunta: quais fatores fariam escolher uma loja entre todas as outras? Nesse ponto, 51,8% dos respondentes escolheu a opção “lojas que me oferecem os melhores preços”.
O estudo citado teve 1.076 participantes, e a coleta de respostas foi feita entre os dias 24 e 30 de julho de 2024.
Quando começa a promoção Black Friday 2024?
A Black Friday 2024 acontece no dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês. Porém, a promoção Black Friday não precisa ficar restrita a esse dia específico.
Assim, é possível fazer ações ao longo do mês de novembro, como os chamados “esquentas”, liberando promoções antecipadas.
Dessa forma, a empresa pode obter mais resultados com a data, minimizando ainda a sobrecarga de pedidos em um único dia.
Por que é importante fazer promoções na Black Friday?
Os descontos e outras ações promocionais da Black Friday podem ser um atrativo para que novos clientes entrem em contato com a marca.
Além disso, a base de clientes atuais também pode se beneficiar com as promoções, aumentando sua satisfação e engajamento com a empresa.
Sem falar que as promoções ajudam a alavancar as vendas, mesmo de produtos ou serviços com preço normal. Isso ocorre devido à maior visibilidade e fluxo de clientes que a promoção Black Friday costuma atrair.
Portanto, fazer promoções na Black Friday ajuda a empresa a captar novos clientes, fidelizar consumidores e aumentar o faturamento.
Como fazer promoção Black Friday: 10 ideias para usar na data
Como vimos, promoção não é só desconto. Portanto, você pode escolher as ações mais alinhadas ao perfil do seu negócio e público na hora de montar sua promoção Black Friday. Confira uma lista de ideias a seguir:
1. Lançamentos com preço promocional
Apresente novos produtos ou serviços com preços especiais durante a Black Friday. Essa estratégia de promoção Black Friday ajuda a atrair atenção para as novidades e incentiva as primeiras vendas.
2. Edições limitadas
Crie produtos ou versões exclusivas disponíveis apenas durante a Black Friday, gerando senso de urgência e exclusividade.
3. Concursos
Organize concursos oferecendo prêmios ao cliente pela participação, como descontos adicionais ou produtos gratuitos.
Essa estratégia promocional aumenta o engajamento do público com a marca (vale a pena utilizar as redes sociais da empresa como meio de divulgação).
4. Frete grátis
Outra estratégia promocional para a Black Friday é oferecer frete grátis para todas as compras ou a partir de um valor mínimo.
5. Cupons de desconto
Ofereça cupons de descontos exclusivos para serem usados durante a Black Friday, seja por e-mail, redes sociais ou no próprio site. Inclusive, essa é uma forma de investir na fidelização da base de clientes.
6. Brindes (compre e ganhe)
Ofereça brindes para compras acima de um determinado valor ou quantidade de itens. Isso incentiva os clientes a gastarem mais para ganhar o item adicional (que deve ser realmente vantajoso).
7. Ofertas relâmpago
Faça promoções de tempo limitado na Black Friday, criando ofertas que duram apenas algumas horas. Assim, existe um senso de urgência, incentivando o público a fechar a compra.
8. Descontos progressivos
Ofereça descontos maiores conforme o cliente adiciona mais itens ao carrinho. Por exemplo, 10% de desconto em um item, 20% em dois, e assim por diante.
9. Cashback e vale-presente
Devolva ao cliente uma porcentagem do valor gasto em cada compra na promoção Black Friday, como saldo para resgatar ou vale-presente.
10. Pacotes misteriosos
Crie caixas surpresa com um mix de produtos a um preço fixo. Essa estratégia atrai clientes pela curiosidade e pelo potencial valor dos itens recebidos.
Esperamos que o conteúdo ajude seu negócio a aproveitar ao máximo as oportunidades de promoção Black Friday para vender mais, atrair e fidelizar clientes.
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