Você já se viu em algum perrengue porque o cliente quis fechar a venda, mas sua empresa não tinha uma proposta comercial de prestação de serviços para apresentar? Esse é um erro até comum, mas bem grave entre muitos novos empreendedores.
A boa notícia é que a gente vai ajudá-lo a resolver essa questão e fechar ainda mais acordos, aumentando a sua renda e fazendo seu negócio crescer muito mais.
E não é papo de vendedor! Um dos maiores motivos para as empresas perderem uma venda é a falta de uma proposta documentada e enviada para o futuro cliente. Negócios firmados no “boca a boca” podem se perder em meio a diversos detalhes e conversas. Por isso é mais que válido apresentar todo o acordo em um documento organizado, bonito e bem estruturado!
Então, criamos esse post para ajudar você nesse processo de criação, mostrando o que é uma proposta comercial de prestação de serviço e algumas dicas para montar sem erro e sem medo!
O que é uma proposta comercial de prestação de serviços?
A proposta comercial de prestação de serviços é um documento, que como o próprio nome já indica, formaliza uma proposta de venda para um futuro cliente da sua empresa.
Para que a proposta seja completa, é necessário detalhar todas as informações da prestação de serviço, como prazo, início, término, possíveis pagamentos extras, valor e custos do serviço, entre outras informações.
Esse documento é bastante similar ao orçamento, no entanto, contém mais detalhes sobre o processo de execução do trabalho. É uma boa ferramenta, principalmente para microempreendedores individuais (MEI), que ainda não conseguem firmar um contrato com as empresas.
A proposta de prestação de serviço pode funcionar como um documento que comprova tudo o que foi acordado entre o contratante e o contratado, podendo ainda ser reavaliada e alterada ao longo do tempo. Por isso é importante que você conheça todos tipos de contrato de prestação de serviço e escolha o modelo ideal para o seu negócio.
Como montar uma proposta comercial de serviço sem erro?
Não existe um modelo padrão para a proposta comercial de prestação de serviço. O documento deve sempre ser adaptado para a realidade de cada empresa e preparado de uma maneira atrativa para o seu cliente.
Mesmo sem um modelo padrão, há passos e dicas essenciais, que fazem toda a diferença nesse processo. Então, deixamos alguns para ajudar você!
Dedique um tempo para a criação da proposta
Pode até parecer redundante deixar essa dica logo de cara. A verdade é que ainda tem muito empreendedor fazendo propostas às pressas e enviando um documento sem nenhum tipo de atrativo e, muitas vezes, confuso.
Então, sempre dedique um tempo para elaborar o conteúdo focado na empresa a qual você está negociando. Você até pode ter uma estrutura pré-montada, mas evite utilizar o mesmo texto em todas. Adapte a comunicação!
Organize todas as informações
Uma proposta comercial de prestação de serviços, obrigatoriamente precisa ter:
- Índice: espaço para destacar a estrutura da sua proposta, caso ela tenha muitas páginas.
- Introdução: faça um resumo inicial da proposta, apresentando o documento para o seu cliente. Aqui também dá para falar um pouco do potencial da sua empresa e os diferenciais que ela levaria para o contratante;
- Argumentação: é onde você explicará de maneira bastante objetiva, os pontos mais importantes do serviço que será prestado;
- Escopo do trabalho: nesse espaço, você detalhará toda a proposta comercial, mostrando as tarefas que serão realizadas;
- Investimento: dedique um espaço para detalhar todo o investimento que o cliente precisará fazer e as formas de pagamento.
Ao finalizar, deixe todas as informações sobre seu negócio no final do documento, como CNPJ, endereço, e-mail e telefone.
Se for necessário, inclua anexos, como planilhas, imagens, plantas, etc. Lembre-se de deixar a proposta o mais completa possível.
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Não hesite em adicionar um termo de confidencialidade
Não esqueça de, preferencialmente, no final incluir um termo de confidencialidade. Isso evita que o seu cliente repasse a proposta para a concorrência e possa prejudicar a sua empresa.
Lembre-se de fazer essa comunicação de maneira leve! Evite uma linguagem com termos judiciais e que possam coagir o contratante. Esse tipo de comunicado deve ser firmado apenas na assinatura do contrato, que é o documento que tem validade jurídica.
Leia mais | Contrato de prestação de serviço: aprenda a fazer o seu sem erro
Personalize o documento
Um design faz toda diferença em qualquer documento. Isso não significa que, caso você envie a sua proposta comercial em um documento de texto simples, ela não se torne atrativa. No entanto, quando há a personalização, a imagem do seu negócio ganha, de fato, alguns pontos com o novo cliente.
Atente-se para criar algo que não seja muito chamativo. O que precisa prender a atenção do seu cliente é o conteúdo e não as cores e desenhos do documento!
Há um tamanho ideal para a proposta comercial?
Não! Você precisa enviar uma proposta completa, mas direta. Evite documentos repletos de informações que não sejam relevantes para o cliente neste momento. Ao mesmo tempo, jamais resuma demais a sua proposta, de maneira que faltem informações.
As nossas dicas sobre proposta comercial para prestação de serviço ajudaram você? Aqui no blog Cora, publicamos conteúdos repletos de dicas para o seu negócio! Acompanhe!