Contar com parceiros é sempre importante em vários campos da vida, não é mesmo? No dia a dia de quem empreende, então, nem se fala. Parcerias são sempre bem-vindas quando o assunto é alavancar negócios e gerar mais e melhores oportunidades pra todo mundo. Um dos caminhos mais fáceis para quem busca um parceiro de negócios está na apresentação de uma proposta de parceria.
Vamos entender direitinho o que é este documento e como fazer um? Confira:
O que é uma proposta de parceria comercial?
A proposta de parceria é um documento que define a união entre empresas. Seu objetivo é explicar e estabelecer todos os pontos de acordo com o objetivo de unir forças para, por exemplo, aumentar a qualidade e a disponibilização de produtos, serviços ou ações promocionais.
Numa proposta de parceria, lembre-se que a junção estratégica que você quer construir com um parceiro deve prezar por uma relação “ganha-ganha”: todos devem “sair ganhando” com a parceria – você, o parceiro e, claro, o cliente!
Apesar desse modelo de negócio ser facilitador para empresas ampliarem sua carteira de clientes, um ponto relevante deve ser levado em consideração: uma corporação não deve influenciar na gestão da outra.
Ambas somam esforços para oferecerem um serviço de qualidade, porém são independentes na sua administração e prestação de serviços.
Exemplos de parcerias
Uma oficina mecânica especializada em reparos de motores de carros pode se unir a uma auto elétrica para que sejam oferecidos aos clientes descontos nas manutenções de ambos os empreendimentos.
Neste caso, um agrega o trabalho do outro e, desse modo, ambos ganharam – além do cliente é claro, que poderá desfrutar de dois serviços com credibilidade e valores mais atrativos.
Outro exemplo pode estar num serviço estético de extensão de cílios. Neste caso, a pessoa que empreende tem o desejo de ampliar seus serviços, mas não teria condições de fazer isso por limitações na sua equipe atual.
Sem poder contratar mais pessoas, uma saída seria a de fechar uma parceria para indicação de clientes com profissionais de outras áreas do mesmo segmento: micro pigmentação, manicure/pedicure, esteticista, design de sobrancelhas etc.
Proposta de parceria: pontos para ficar de olho
Negócios estão vez mais estão segmentados em nichos para atender seu público-alvo com cada vez mais qualidade e personalização de produtos e serviços.
Neste contexto, fechar parcerias com outros negócios que atuam junto a um mesmo segmento ou público-alvo é essencial.
Antes de escolher seu parceiro, entretanto, o empreendedor deverá analisar com cuidado com quem irá trilhar esse caminho. Abaixo, vamos te apresentar um passo a passo sobre o que deve ser levado em consideração antes de elaborar e assinar uma proposta de parceria:
Pesquise sobre o seu potencial parceiro
Leve em consideração o porte da empresa, o que ela representa junto ao mercado e aos clientes e até mesmo as notícias relacionadas a ações realizadas por ela. Lembre-se: o parceiro levará sua identidade empresarial adiante junto com ele.
Benefícios para ambas
As duas empresas precisam ter um olhar para as oportunidades em potencial; se não existirem vantagens reais, é preferível não concretizar a parceria.
União de objetivos, com autonomia na gestão
Neste modelo de negócio, uma empresa não interfere na gestão da outra – escolha com cautela quem irá dividir esse momento com você e deixem bem claros os limites e os campos de atuação de cada empresa.
Avaliar a parceria, sempre
Procurem avaliar, com regularidade, o quanto a parceria tem sido eficiente. O negócio tem sido vantajoso para todas as partes? Como estão os resultados financeiros e/ou de exposição das marcas?
Os dispostos se atraem
Quando as vantagens da junção não se justificarem mais, terminem com ela. Não importa o que rege o contrato: se não há mais interesse de uma ou mesmo de ambas as partes, é chegada a hora de renegociar e dar um novo rumo para o seu negócio.
Foco no cliente
Uma parceria é uma estratégia de marketing. E como qualquer outra, sua construção está centralizada no cliente e no que ele procura. Muitas parcerias dão errado porque os envolvidos consideram apenas seus interesses financeiros e ignoram as demandas dos seus consumidores.
Benefícios de fechar uma parceria comercial
- Assertividade: duas companhias quem somam esforços criam mais soluções e podem inovar mais na oferta de produtos e serviços, aumentando assim as chances de se fechar um negócio.
- Troca de experiências e visões: identificação de causas comuns, missões e valores semelhantes.
- Pode melhorar e ampliar a apresentação do seu negócio para terceiros.
- Maior facilidade para ampliar negócios.
- Ofertar produtos e serviços completos ao público-alvo, com mais qualidade e agilidade.
- Divulgação da marca na qualidade de prestação dos serviços.
- Soma de forças em relação a outros concorrentes.
Passo a passo: como apresentar uma proposta de parceria
Propostas de parcerias podem ser feitas por e-mail ou apresentadas pessoalmente. Mesmo que ela seja feita numa apresentação presencial, toda a parte documental é essencial para que tudo que está sendo proposto fique claro no papel.
Na elaboração da proposta é fundamental explicar a ideia central da parceria e quais ações serão realizadas. Quais as vantagens de se fechar uma parceria com você? Não basta apenas dizer o quanto o apoio da companhia é importante para o crescimento da sua: destaque o que dará em troca com essa união.
Para mostrar esse benefício ao parceiro é interessante ter dados da sua empresa, como resultados de faturamento, avaliações e números de negócios, investimentos e lucros.
Apresente também a estrutura de marketing e relacionamento com o cliente da sua empresa, como site, redes sociais, ações especiais para captação/ativação de clientes etc.
Evidencie seu público-alvo e a possibilidade de crescimento no mercado dos negócios com a fusão dos empreendimentos.
Modelo de Proposta de Parceira
Parte 1: Dados da sua empresa:
- Nome da empresa
- Site
- Redes Sociais
- Endereço de e-mail
- Telefones para contato
- Endereço
Parte 2: Apresentação do seu negócio
- Quem é a sua empresa?
- Qual é a sua missão e os seus valores?
- Há quanto tempo está no mercado?
- Qual o seu público-alvo?
Parte 3: Proposta
- Descrição geral da sua proposta.
- Objetivo da proposta: aumentar vendas? Aumentar fluxo de clientes? Realizar ações promocionais?
- Duração da parceria: pode ser indeterminada; por um período fixo ou mesmo pontual, no caso de ações promocionais, por exemplo.
Parte 4: Ações
- Detalhe todas as ações que serão feitas pela sua companhia e junto ao parceiro durante o tempo de duração da união.
Parte 5: Benefícios
Explique claramente quais serão os benefícios que você dará em troca pela parceria e suas expectativas caso a união seja efetivada. Agora que você aprendeu como elaborar a sua parceria, é hora de arregaçar e colocar as suas ideias no papel.
E falando em parceria, conte com a gente aqui na Cora! Nosso compromisso é tornar mais fácil e descomplicada a vida de quem empreende. Já conhece nossa Conta PJ? Com ela você tem diversos benefícios numa plataforma moderna e 100% gratuita. Vem conhecer! 🙂