Blog

Quanto fatura uma empresa de limpeza? Veja como calcular o lucro

3 de agosto de 2022
Profissional está realizando a limpeza de uma sala de reunião. Saiba quanto fatura uma empresa de limpeza.

Se você está pensando em abrir uma prestadora de serviços de manutenção, provavelmente tem pensado muito sobre quanto fatura uma empresa de limpeza. Essa dúvida é importante, afinal, ela trará a resposta para você entender se vale ou não a pena investir.

Acontece que esta não é uma dúvida fácil de ser respondida devido ao fato de existirem muitas variáveis envolvidas, inclusive a região onde você pretende abrir empresa, que pode ter um custo de mão-de-obra, matéria-prima e até impostos diferentes para cada cidade.

No entanto, entender um pouco mais sobre como calcular todos os custos necessários e avaliar seu lucro pode ser uma saída para entender sobre o novo negócio que você pretende investir.

Então, para te ajudar nessa missão e te deixar preparado para começar a empreitada, este conteúdo vai tratar mais sobre lucro, custos e até as diferentes formas de rentabilização das empresas do segmento de limpeza. 

Afinal, o que é considerado lucro?

O conceito de lucro é tudo aquilo que se ganha a partir de algo ou alguém. Pode ser considerado também como rendimento, privilégio ou vantagem em relação a algo.

Numa empresa, o lucro é o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero. Ou seja, é tudo o que foi ganho ou recebido a partir de um ato de comercialização financeira.

Parece simples, mas tem muita gente que empreende há muito tempo e mesmo assim ainda se confunde, ou que enxerga um conceito diferente, fazendo com que suas projeções encontrem erros.

Lucro X Faturamento

Uma das principais confusões está em confundir lucro com faturamento. Acontece que o segundo termo é o que se recebe na venda de produtos ou da prestação de serviços, ou seja, todo o dinheiro que entra em caixa.

No entanto, parte deste valor foi usado previamente para pagar esses mesmos produtos ou custear os serviços prestados. É exatamente por isso que o valor total da venda não pode ser considerado lucro, afinal, você precisará de parte dele para comprar novos produtos.

Mas há um outro fator importante a ser levado em consideração, a diferença entre lucro bruto e o lucro líquido que você verá a seguir.

Lucro bruto

Este valor é representado pela diferença entre o que foi faturado e o custo para produzir ou comercializar o produto. É importante entender que este ainda não é o lucro real, por isso é chamado de bruto.

Lucro líquido

Já o lucro líquido é a diferença entre a receita total e o custo total da empresa. Este  valor indica o que a empresa ganhou após os custos de produção, operação e administração serem descontados.

Para isso, é necessário incluir todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis, como: 

  • Aluguel;
  • Salário dos colaboradores;
  • Benefícios dos colaboradores;
  • Custos com matéria-prima;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Contas de luz, água, telefone e afins;
  • Pró-labore dos sócios;
  • Impostos;
  • Outras despesas.

Calculando o lucro real: quanto fatura uma empresa de limpeza?

Para saber quanto fatura uma empresa de limpeza, é preciso somar todos esses valores de custo e reduzir o resultado da receita mensal. Assim, você chega ao lucro líquido e, consequentemente, o quanto a empresa fatura após pagar todas as despesas. 

Mas antes de aprender a fórmula, conheça a definição dos principais custos de uma empresa:

Custos fixos

São as despesas de manutenção básica do negócio, que independem da quantidade de contratos de prestação de serviços que a empresa tenha, pois são custos recorrentes.

Custos diretos

É tudo que se gasta com a execução dos serviços de limpeza e conservação que foram contratados, para que sejam prestados com a qualidade e a eficiência que sua empresa deve prezar.

Custos variáveis

Aqui, considera-se todas as despesas presentes no dia a dia da empresa de limpeza e que variam conforme aumentam as atividades e serviços prestados.

Custos indiretos

Estes são gastos que seguem parâmetros de rateio pré-definidos para serem aplicados na melhoria dos serviços de limpeza prestados.

Após identificar todos esses custos, é hora de somá-los às demais despesas – fixas e variáveis – e aplicar a seguinte fórmula para conhecer o lucro real.

  • Lucro = Receitas Totais – Custos.

 

Leia também | Estudo de mercado: o que é e como fazer em 4 passos

Formas de rentabilização

Mas além do cálculo de lucro, outro fator é bem importante na hora de entender quanto fatura uma empresa de limpeza. Este fator é a forma de rentabilização, ou seja, o modelo de negócio que você irá aplicar para lucrar com o serviço prestado.

A seguir, confira as opções:

1. Por horas trabalhadas

Neste formato, utiliza-se como parâmetro as horas que foram trabalhadas para cobrar pelo serviço. Assim, o preço final será calculado por meio de um valor fixo por hora. Ou seja, quanto mais tempo for necessário para concluir o serviço, maior será o valor a ser pago pela companhia contratante.

2. Por atividade

Neste modelo, a empresa de limpeza monta uma tabela de preços baseada no tipo de atividade a ser executada. Para isso, cada serviço específico, a depender do grau de dificuldade, será estipulado um valor próprio já fixado.

Você pode  ofertar pacotes de serviços com descontos como estratégia para aumentar a aquisição de clientes, sendo, geralmente, mais econômicos.

3. Mão-de-obra e recursos necessários

Neste meio de precificar os serviços de limpeza e conservação aqui, a rentabilização é com base no valor da mão-de-obra do profissional, somado aos custos com recursos e produtos necessários para a execução das atividades.

Desta forma, sua empresa de limpeza e a companhia que você está negociando podem acordar se os recursos serão fornecidos por você ou por eles. Mas lembre-se que isso influencia diretamente no preço final. 

Como dito anteriormente, a lucratividade exata que uma empresa de limpeza vai ter depende muito da sua estrutura, cidade, forma de rentabilidade, entre outros fatores.

Portanto, baseado nas informações deste conteúdo, é possível entender os gastos e como cobrar dos seus futuros clientes. E se precisar de mais informações práticas para colocar sua nova empresa de pé, aproveite todos os textos disponíveis no Cora Blog, o acesso é gratuito, assim como a conta PJ e o cartão de crédito que ela oferece.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.