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Como se diferenciar no recrutamento de profissionais de TI

28 de agosto de 2022
Funcionária do setor de pessoas atuando com recrutamento profissionais de ti, entrevistando candidata de uma vaga, por meio de vídeo chamada.

A demanda por profissionais da área de Tecnologia da Informação tem aumentado cada vez mais no Brasil. Sendo assim, um dos desafios das empresas é montar um recrutamento de profissionais de TI diferenciado para sair à frente e conquistar bons profissionais.

Quando se fala em diferencial, é claro que a remuneração conta muito, porém, outros pontos que estes e outros profissionais do mercado têm buscado são tranquilidade para executar suas tarefas, ambiente onde são ouvidos – não apenas mero executores de atividades –, além de benefícios além do vale-alimentação e refeição.

Isso significa que oferecer qualidade de vida aos colaboradores atuais e futuros provavelmente vai te colocar à frente da concorrência por estes profissionais.

Então, desde o momento do recrutamento, quanto mais explicados você deixar os diferenciais da sua empresa, maiores serão as chances da sua companhia preencher o quadro de pessoas colaboradoras de forma mais rápida.

Sendo assim, este conteúdo vai te ajudar a como se destacar diante a conquista dos profissionais de TI, com dicas para montar um processo seletivo eficaz e de rápido resultado.

O profissional de TI

Indo na contramão de diversas outras áreas, as vagas para profissionais de TI se mantiveram aquecidas mesmo durante a pandemia da Covid-19.

Na verdade, o crescimento da área se tornou ainda maior a partir de 2020, quando empresas passaram a adotar o modelo home office e descentralizar a contratação.

Essa nova realidade de trabalho possibilitou às companhias buscarem talentos qualificados em outras regiões do país, não somente nos grandes centros.

Isso tudo é resultado da necessidade das empresas por processos automatizados e inovadores, onde a tecnologia é vista como insumo principal e fundamental para produzir mais e em grande escala em menos tempo.

Dessa forma, os avanços tecnológicos têm ditado o ritmo das empresas e, por isso, quem é especialista na área costuma encontrar oportunidades com facilidade e não há previsão dessa realidade mudar.

A estimativa é que as oportunidades nas áreas de TI, segundo estimativas da IDC Brasil, tenham um crescimento de 11% neste ano comparado ao ano anterior.

O Brasil atualmente é o 7º maior mercado de TI do mundo, e entre os especialistas mais procurados estão:

  • Desenvolvedores;
  • Suporte técnico;
  • Especialistas em segurança da informação;
  • Administradores de banco de dados;
  • Analistas de business intelligence;
  • Analistas de infraestrutura de redes/sistemas.

Sobre employer branding

Se você não é da área de recursos humanos ou comunicação, este termo pode soar um pouco estranho, mas é bem simples de ser entendido.

Employer branding é a marca e o marketing de toda a experiência da pessoa empregada. Em outras palavras, é uma estratégia das companhias para trabalhar a forma como os profissionais enxergam o negócio e seu ambiente de trabalho.

O objetivo é criar uma marca forte e atrativa para os profissionais que a empresa deseja atrair e reter.

Para isso, o processo busca evidenciar os atributos e valores da organização para os atuais colaboradores, assim como os talentos disponíveis no mercado.

Partindo desta lógica, aplicando o employer branding no recrutamento de profissionais de TI, a maioria das organizações procura evidenciar inicialmente alguns pontos básicos:

  • Como é um dia de trabalho na organização;
  • Quais são os benefícios oferecidos aos funcionários;
  • O que vai além dos benefícios tangíveis e financeiros. Ou seja, quais diferenciais a empresa proporciona;
  • Quais são as perspectivas de crescimento e plano de carreira existente;
  • Quais ações concretas são desenvolvidas visando o equilíbrio com a vida pessoal.

 

A ideia é criar, de maneira estruturada e planejada, a  consciência sobre o ambiente de trabalho da empresa. Assim, é possível aumentar o nível de conhecimento da companhia por parte dos talentos, já entendendo como é a cultura organizacional. 

Essa prática pode ser útil na hora de iniciar um processo seletivo tanto para os profissionais em busca ativa, quanto para candidatos passivos – aqueles que não buscam uma oportunidade no momento, mas podem se sentir atraídos pela proposta de valor de outra organização.

Como fazer um bom recrutamento de profissionais de TI

Agora, entendendo um pouco mais sobre a alta demanda por profissionais de TI e também o conceito e a importância do employer branding, veja como fazer um bom recrutamento desses especialistas.

  1. Sobre a vaga

Como os cargos e funções desse tipo de profissional costumam ser bem técnicos, é importante que o setor de recursos humanos faça um bom alinhamento com o gestor técnico.

Nessa etapa, defina a senioridade que o setor precisa e quais requisitos são obrigatórios e desejáveis. Evite criar uma vaga com muitos requisitos obrigatórios e alinhe bem quais conhecimentos são realmente necessários para a posição.

  1. Publique nos locais certos

Atualmente, o Linkedin é o canal de maior conversão de inscritos nas vagas devido ao fato de ser uma grande comunidade com os mais variados tipos de profissionais.

Ele se trata de uma rede social profissional, focada em gerar conexões e relacionamentos, onde os profissionais podem criar seus currículos, buscar empregos e fazer contato com pessoas do mundo inteiro.

Uma abordagem ativa também é uma boa forma de encontrar profissionais qualificados e especializados. Para isso, busque uma comunicação estratégica na abordagem, engajando, desde já, o profissional com ações de employer branding, contando um pouco sobre os projetos da empresa.

Leia também | Marketing Digital para empreendedores: 5 passos para montar uma estratégia

  1. Peça indicações dos colaboradores

Quando seu profissional se sente valorizado, é fácil ter a indicação dele para outros profissionais. Este é mais um ponto de como o employer branding pode ser essencial no recrutamento de profissionais de TI.

Outra estratégia bem interessante e muito utilizada por grandes empresas é implementar um programa de recompensas, onde quem indica é premiado pelo bom desempenho da indicação.

  1. Avalie a parte técnica de quem se candidata

Após selecionar um possível candidato e abordá-lo para oferecer a vaga, confirme as experiências passadas para entender melhor a trajetória do candidato e identificar quais funções e ferramentas ele domina.

Quanto mais experiente o profissional for com a rotina que você precisa, maior a chance de sucesso para a empresa e o candidato. Caso sua vaga seja para iniciantes, é importante observar algumas informações do candidato, como estágios realizados, pesquisas, atividades extracurriculares e projetos desenvolvidos durante a formação profissional.

  1. Soft Skills

Isso nada mais é que competências subjetivas – que normalmente são muito mais difíceis de avaliar.

Soft Skills também são conhecidas como habilidades com pessoas ou habilidades interpessoais, pois estão relacionadas diretamente à forma de se relacionar e interagir com as pessoas, como:

  • Atitude;
  • Comunicação;
  • Resolução de conflitos;
  • Pensamento criativo;
  • Pensamento crítico;
  • Tomada de decisão;
  • Empatia.

 

Trabalhar bem estes pontos apresentados é uma forma de melhorar o recrutamento de profissionais de todas as áreas, não só de TI.

Além disso, considere também trabalhar a retenção desses talentos, principalmente pelo fato de que a taxa de turnover nessa área é de 13%, considerada uma das mais altas do mercado, de acordo dados divulgados pelo portal IT Forum.

Por Equipe Cora
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