No dicionário, um dos significados da palavra recuperação é “readquirir o perdido”. Dessa forma, a recuperação de crédito se refere a receber um valor que a empresa concedeu como crédito, mas ainda não recuperou.
Sendo assim, trata-se de uma estratégia para minimizar os impactos da inadimplência na gestão financeira. Mesmo que seja preciso negociar descontos e condições especiais para receber os valores em aberto.
Para tirar suas dúvidas sobre o tema, explicaremos neste post como a recuperação de crédito funciona e quais são suas diferenças em relação à cobrança de dívidas realizada internamente.
O que é a recuperação de crédito?
A recuperação de crédito é um conjunto de estratégias e ações voltadas para a regularização de dívidas vencidas.
Sendo assim, ela pode ser usada para reaver valores relativos a obrigações financeiras não cumpridas, como um boleto de cobrança referente à venda de um produto ou serviço não pago, por exemplo.
Isso porque, quando a empresa faz uma venda a crédito, ela está entregando o produto ou serviço antecipadamente, para receber o respectivo valor depois.
Da mesma forma, quando uma instituição financeira concede um empréstimo ou financiamento, ela só recebe esse valor posteriormente, ainda que acrescido de juros.
Portanto, como adiantamos no início do artigo, a recuperação de crédito tem a ver com recuperar valores concedidos como crédito e não pagos.
Além disso, o termo recuperação costuma ser usado para dívidas com maior tempo de existência, e quando tentativas de cobrança já foram realizadas, sem sucesso.
Daí a diferença entre a recuperação de crédito e a cobrança de dívidas no sentido geral.
Desse modo, a recuperação de crédito é importante para a saúde financeira da empresa credora, já que o não pagamento das dívidas pode comprometer seu fluxo de caixa e sua gestão financeira.
Porém, a recuperação de crédito também é benéfica para a pessoa devedora, que pode ter seu nome limpo e sua situação financeira regularizada.
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Quais são as principais ações de recuperação de crédito?
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas na recuperação de crédito, sendo as principais:
Negociação direta
A negociação direta com a pessoa devedora é uma das estratégias mais comuns de recuperação de crédito.
Nesse caso, a empresa tenta entrar em contato para oferecer opções de pagamento, como parcelamentos ou descontos para quitação à vista.
Envio de cartas e avisos impressos
As cartas e avisos impressos são uma forma de lembrar quem deve sobre a dívida e informar as consequências do não pagamento. Logo, essa estratégia pode ser utilizada antes de se recorrer a medidas mais drásticas.
Terceirização do processo
Muitos negócios optam por terceirizar o processo de recuperação de crédito para empresas especializadas, que possuem equipes e ferramentas específicas para lidar com clientes inadimplentes.
Dessa forma, a estratégia pode ser especialmente útil para empresas que não possuem recursos suficientes para gerenciar a recuperação de crédito internamente.
Aliás, o termo recuperação de crédito costuma ser usado especificamente para a cobrança terceirizada, como veremos em outro tópico.
Usar canais eletrônicos de comunicação
As empresas podem utilizar canais eletrônicos de cobrança, como e-mails, SMS e aplicativos de mensagens, para entrar em contato com inadimplentes e negociar as dívidas.
Aliás, essa estratégia pode ser mais eficiente do que o envio de cartas ou telefonemas, conforme o perfil da pessoa devedora.
Vale dizer que é possível usar recursos de automação para otimizar o envio de mensagens para regularização de débitos. Um exemplo são as notificações automáticas da gestão de cobrança da Cora.
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Negativar o nome da pessoa devedora
Caso as estratégias amigáveis não funcionem, a empresa pode recorrer à inclusão do nome da pessoa devedora em cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa.
Isso porque tal medida pode impactar negativamente o acesso ao crédito para quem deve, incentivando assim a busca de uma solução.
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Protesto em cartório
Assim como a negativação, o protesto da dívida em cartório pode incentivar a pessoa devedora a querer quitar o débito, já que a medida dificulta o acesso ao crédito.
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Cobrança judicial
Em casos extremos, a empresa pode recorrer a formas de cobrança judiciais, como a execução de título extrajudicial e a ação monitória. Porém, essa estratégia pode ser demorada e gerar custos para a empresa credora.
É importante ressaltar que as estratégias utilizadas na recuperação de crédito devem ser adequadas ao perfil de quem deve e ao valor da dívida.
Além disso, a empresa deve sempre respeitar as leis e normas relacionadas à cobrança de dívidas, que proíbem qualquer tipo de ameaça ou exposição ao ridículo da pessoa devedora.
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Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?
Cobrança e recuperação de crédito são termos que se referem a processos distintos, embora ambos estejam relacionados com a regularização de dívidas em atraso.
Assim, a cobrança geralmente se refere ao processo que ocorre logo após o vencimento de uma dívida, ou seja, quando quem deve ainda não é considerado inadimplente.
Por outro lado, a recuperação de crédito é o termo usado para o processo que ocorre quando a dívida já está em atraso há um período maior e a pessoa devedora é identificada como inadimplente.
Nesse caso, o objetivo da recuperação de crédito é reaver o valor devido, utilizando uma série de estratégias e ações para regularizar a situação.
Inclusive, a recuperação de crédito pode exigir medidas mais drásticas, como a inclusão do nome do devedor em cadastros de inadimplentes, protesto em cartório e ações judiciais, como vimos no tópico anterior.
Outra diferença importante é que a cobrança costuma ser feita pela própria empresa credora, enquanto a recuperação de crédito é geralmente feita por empresas contratadas, ou seja, terceirizadas.
Nesse aspecto, existem empresas especializadas em recuperação de crédito, além de escritórios de advocacia que atuam no setor.
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Vale a pena terceirizar a recuperação de dívidas?
A decisão de contratar uma empresa especializada, terceirizando a recuperação de crédito, deve ser avaliada com base no perfil e necessidades do negócio.
No entanto, em muitos casos, pode valer a pena contratar um serviço especializado, principalmente para empresas que enfrentam um excesso de dívidas em atraso. Ou, que não possuem recursos ou conhecimentos suficientes para lidar com a situação.
Pois, os serviços de recuperação de crédito geralmente possuem equipes especializadas e ferramentas específicas para lidar com inadimplentes. Logo, isso pode aumentar as chances de sucesso em reaver os valores em aberto.
Além disso, ao terceirizar o processo de recuperação, a empresa pode se concentrar em suas atividades principais e deixar a gestão das dívidas para uma equipe especializada.
Porém, é importante lembrar que os serviços de recuperação de crédito têm custos, o que pode afetar o retorno financeiro da empresa com os valores recuperados.
Por isso, é importante avaliar cuidadosamente os custos e benefícios antes de decidir sobre a terceirização.
Agora você já sabe como a recuperação de crédito funciona, suas diferenças em relação à cobrança e como avaliar a terceirização desse processo no seu negócio. Até a próxima!