Em março de 2021, foi publicado pelo Diário Oficial da União uma Resolução que prorrogava o prazo para o pagamento de tributos que compõem o Simples Nacional.
A medida, que estava em vigor desde o ano passado, visava amenizar prejuízos financeiros de microempreendedores individuais e demais trabalhadores informais, que foram impactados pela crise gerada pela pandemia da COVID-19.
Mas, o que isso quer dizer na prática?
Para o Micro Empreendedor Individual, os pagamentos de impostos no valor de R$60,00 mensais que seriam feitos em abril, maio e junho – ocorrem a partir de julho de 2021.
Na prática, fica assim:
- O tributo referente à Março/2021, com vencimento original em 20 de Abril deste ano, poderá ser pago em duas parcelas iguais, com vencimento em 20 de Julho de 2021 e 20 de Agosto de 2021.
- O tributo referente à Abril/2021, com vencimento original em 20 de Maio deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de Setembro de 2021 e 20 de Outubro de 2021.
- O tributo referente à Maio/2021, com vencimento original em 21 de Junho deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de Novembro de 2021 e 20 de Dezembro de 2021.
Em Julho, o DAS voltou a vencer normalmente. Ou seja, o MEI deve se preparar para o retorno do imposto e realizar os próximos pagamentos em dia
Para saber como está a sua situação, é só entrar no site PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual). Basta inserir o seu CNPJ, escolher o ano de referência, consultar os pagamentos pendentes e emitir o boleto para pagamento.
E pra você que costuma esquecer de pagar o DAS em dia, a Cora desenvolveu uma funcionalidade exclusiva e gratuita pra facilitar o pagamento do imposto. Faça o seu cadastro e receba lembretes mensais de pagamento e você ainda pode fazer o pagamento em um clique com a sua conta Cora. Aproveite!
Por que preciso pagar o DAS MEI?
O pagamento do DAS é uma das obrigações do MEI após a abertura do CNPJ e o principal motivo para o pagamento é manter sua empresa em dia em relação as obrigações fiscais. O não pagamento desse imposto pode levar ao cancelamento automático do seu CNPJ e consequentemente você passa a ter uma dívida em seu CPF. Além disso, é através do pagamento do DAS que você terá acesso aos benefícios do INSS como:
- Auxílio Doença;
- Aposentadoria;
- Salário-Maternidade;
- Auxílio-Reclusão;
- Pensão por morte, entre outros.
Os valores desse documento de arrecadação são atualizados anualmente, juntamente com o salário mínimo e variam de acordo com a atividade comercial.