Você já deve ter ouvido falar em score CNPJ. Mas faz ideia do que é e para que serve a pontuação de crédito da sua empresa?
Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esta importante ferramenta que, entre outros benefícios, pode facilitar que sua empresa tenha acesso a crédito saudável. Continue a leitura!
O que é e como funciona o score do CNPJ?
Sabe quando você se olha no espelho e enxerga o que tem de bom e o que tem de ruim em você naquele momento? E aí, com essa percepção, você consegue melhorar o que não estava agradando para seguir mais confiante?
O score do CNPJ funciona assim. É como se os birôs de crédito, responsáveis pelo cálculo dessa pontuação, colocasse as empresas em frente a um grande espelho que reflete absolutamente todos os comportamentos e hábitos financeiros daquela empresa.
E então, com base nessa análise, as empresas recebem uma “ nota”, que nada mais é do que a pontuação de crédito que passa ao mercado as seguintes mensagens: “está tudo bem com a empresa X, ela paga as contas em dia e é confiável”. Ou o recado é diferente: “neste momento, as coisas não estão muito boas com a empresa Y, fique atento, mercado, porque pode ser que ela tenha dificuldade em pagar você”.
Com essa informação em mãos, as instituições financeiras avaliam se realmente querem correr o risco de emprestar dinheiro para você expandir seus negócios, liberar um cartão de crédito novo ou qualquer outra modalidade de crédito em que você esteja interessado. E o mais importante: determinam qual preço vão cobrar para isso em forma de juros e prazo de pagamento, por exemplo.
Isso ocorre porque basicamente o risco se transforma em juros.
Explicamos: para o mercado, quanto mais arriscado é emprestar para um cliente – e por arriscado entende-se o perigo da inadimplência, de você não pagar de volta o que foi emprestado –, mais altos serão os juros aplicados no seu empréstimo.
Por outro lado, quanto menos arriscado for emprestar dinheiro para você, já que o score CNPJ mostrou que você paga todas as contas da sua empresa em dia, mais vantajosas serão as taxas aplicadas no seu contrato.
Isso que as instituições financeiras fazem nada mais é do que uma análise de crédito, que além de obedecer critérios internos, de cada instituição, também considera muito essa pontuação do score CNPJ.
Serasa, Boa Vista, SCPC, SPC Brasil e Quod são alguns dos birôs de crédito que disponibilizam ao mercado essa consulta ao CNPJ.
O indicador que contabiliza pontos da saúde financeira das empresas vai de 0 a 1000. Na Serasa Experian, por exemplo, o score CNPJ é classificado nas seguintes faixas:
- Entre 0 e 351: este nível de score é considerado extremamente baixo. Por isso, indica uma alta probabilidade de inadimplência. Aqueles que se encaixam nessa pontuação certamente terão dificuldades para ter acesso a crédito e precisam pensar em formas de aumentar seu score.
- Entre 352 e 502: essa pontuação representa um nível de ameaça moderada para acesso ao crédito e concessão de financiamentos. Se você está nesta faixa, seu risco de inadimplência varia de médio a alto, por isso, talvez você não tenha acesso às melhores condições de crédito oferecidas pelo mercado.
- Entre 507 e 757: nesta categoria, já é possível ter acesso a produtos financeiros mais interessantes e condições facilitadas de crédito. Como o risco de inadimplência é considerado médio ou baixo, algumas contas digitais, cartões de crédito e outras opções vantajosas estão disponíveis.
- Entre 758 e 1000: para as empresas, o score acima de 758 é considerado alto pela a maioria das instituições financeiras. Consequentemente, você poderá ter acesso às melhores linhas de crédito e produtos financeiros aprovados. Como a empresa com essa pontuação apresenta um risco de inadimplência baixo, seus parceiros também verão uma grande facilidade de fazer negócios com você.
É importante lembrar que cada organização estabelece a sua própria política para conceder ou não a aprovação de crédito aos solicitantes. Por isso, ainda que seja possível que uma empresa com score baixo consiga a aprovação, uma boa pontuação é importante para garantir a boa reputação de qualquer pessoa jurídica ou física.
Leia também | 5 dicas para melhorar seu perfil de crédito empresarial
Como consultar o score do CNPJ grátis
Consultar o score CNPJ é mais simples do que você imagina. A informação pode ser consultada em qualquer birô de crédito sem pagar nada e de forma 100% online.
Na Serasa, por exemplo, o usuário só precisa acessar o site da Serasa Experian e:
- Preencher os dados da empresa (CNPJ, CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento e celular)
- Validar o código de segurança enviado por SMS ou e-mail
- Acessar a página principal e conferir o score do CNPJ
E pronto! Você já saberá como está sua pontuação de crédito naquele momento e, a partir disso, pode traçar alguns objetivos e metas.
Se seu score CNPJ estiver baixo, sem dúvida é importante descobrir como aumentar essa pontuação.
Já adiantamos que com algumas mudanças de comportamento você verá seu score subir rapidinho e seu relacionamento com o mercado melhorar bastante. Mais adiante, vamos trazer 5 dicas práticas para te ajudar nisso. Continue a leitura!
Como o score influencia a rotina da sua empresa?
O score CNPJ é muito importante para qualquer empresa. Como explicamos anteriormente, ele reflete os comportamentos e hábitos financeiros para o mercado, indicando se aquela empresa, em linhas gerais, é boa pagadora ou não.
Você pode achar que tem um bom caixa, uma ótima reserva de emergência e que nunca vai precisar de crédito. Mas na vida de quem empreende, utilizar crédito e ter uma boa reputação é fundamental (e, provavelmente, no mínimo um cartão de crédito já é utilizado). Ou seja, faz parte do cotidiano das empresas.
E além do mais, imprevistos acontecem. A pandemia do coronavírus é o maior exemplo disso. Naquele momento da eclosão do vírus pelo mundo e do isolamento social, muita gente precisou de um empréstimo repentino para não fechar as portas. Quem conseguiu as menores taxas de juros, os maiores prazos para pagar e os limites de crédito mais altos com toda certeza foi quem tinha um bom histórico, uma boa reputação e um score do CNPJ elevado.
Mas, claro, o score não é o único parâmetro que o mercado utiliza para fazer a análise de crédito. É um dos principais, mas não o único.
As instituições financeiras também consideram o relacionamento com o banco em questão, a renda do solicitante e as próprias políticas de crédito da instituição. E é por este motivo que, muitas vezes, com o mesmo score, você pode ser aprovado no banco A e ter seu pedido de crédito negado no banco B, por exemplo.
Como aumentar o score do CNPJ? 5 dicas que podem ajudar
Já deu para perceber que o score CNPJ é muito importante, não? Pois, se você consultou o seu e percebeu que precisa aumentá-lo, abaixo vamos apresentar 5 dicas que podem contribuir muito neste objetivo.
Mas antes, é de extrema importância você saber que não existe um “método” ou receita pronta para aumentar o score, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica. Também não é possível pagar para aumentar a pontuação — se você encontrar qualquer oferta nesse sentido, pode ser golpe.
Fique alerta porque muitos criminosos vendem cursos, consultorias e materiais que dizem o contrário. Fuja sempre que alguém oferecer isso a você.
O que realmente ajuda a aumentar seu score e melhorar seu perfil financeiro são alguns comportamentos que podem ser aplicados agora mesmo, no seu dia a dia. São eles:
-
Manter o Cadastro Positivo ativo
O Cadastro Positivo é um histórico do seu comportamento de crédito. Ele reúne informações sobre seus compromissos financeiros pagos e em andamento, como o pagamento de suas contas, empréstimos, faturas de cartão de crédito etc.
Antes dele, o que mais pesava no cálculo do score era o fato da sua empresa ter ou não dívidas negativadas. Agora, todo o seu histórico conta. Assim, quando você mantém seu Cadastro Positivo ativo nos birôs de crédito, você permite que o mercado tenha ainda mais informações sobre você, o que permite uma análise mais assertiva e justa do seu perfil.
Leia também | Cadastro Positivo aumenta o score? Entenda a relação entre eles
-
Manter os dados atualizados nos birôs de crédito
Manter os seus dados cadastrais atualizados nos birôs de crédito também ajuda a aumentar a sua pontuação. Isso porque quanto mais as empresas sabem sobre você, mais confiança elas podem ter para te oferecer crédito.
A ideia é oferecer sempre transparência, para que as instituições saibam que conseguirão entrar em contato com você sempre que for necessário.
-
Pagar suas contas em dia
Este é, sem dúvida, o comportamento mais importante para quem quer aumentar o score.
Se a pontuação de crédito é um espelho da sua vida financeira, nada como melhorar como você se comporta diante das contas para que o score já reflita isso. Os benefícios deste hábito vão muito além do score, e acabam melhorando toda a organização das finanças da sua empresa.
Quando você paga tudo em dia, fica livre de mais juros, multas e taxas que encarecem seus custos operacionais. No fim do mês, você vai ver o quanto terá economizado e, ainda, contribuído para subir sua pontuação de crédito.
-
Regularizar as dívidas atrasadas e negativadas
É fundamental estar com as contas em dia para melhorar o score da sua empresa. Portanto, se você está com dívidas atrasadas e negativadas, é importante regularizar essa situação o mais rápido possível.
Muitas vezes, quem está nessa situação acaba recorrendo a empréstimos práticos, porém caros, como cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito. Se isso estiver acontecendo com você, saiba que sair das dívidas e ver seu score aumentar pode se tornar cada vez mais difícil.
Em situações assim, o mais indicado é procurar uma linha de crédito que ofereça os menores juros possíveis, como a antecipação de recebíveis, por exemplo, que é uma linha específica para empreendedores.
A gente sabe que pode parecer estranho pegar um empréstimo para pagar outro empréstimo, mas não é. Em muitos casos, essa é a melhor forma de equilibrar as contas antes que a famosa bola de neve se forme. Pagando as prestações em dia, sem atrasos, logo seu score será impactado positivamente e começará a subir.
-
Ter cautela para pedir crédito no mercado
Como já comentamos, pedir crédito não é um problema — muitas vezes, é a melhor solução.
Mas é importante que você tenha cautela nessa busca. Isso porque, quanto mais você faz simulações de empréstimo em diversas instituições financeiras diferentes, maiores são as chances de o mercado interpretar um “desesperado por crédito” e, portanto, falta de condições de pagar tudo em dia.
Esta busca exagerada acaba acendendo um alerta nos birôs, o que pode fazer com que seu score também caia um pouco mais.
E aí, este conteúdo conseguiu tirar suas dúvidas sobre CNPJ? Esperamos que sim!
E se quiser conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às empresas por meio da nossa conta PJ sem taxa para abrir e movimentar, é só clicar aqui! Até a próxima e bons negócios!