Contar com um sistema de cobrança gratuito é bastante vantajoso para qualquer empresa. Trata-se de uma solução que oferece mais de uma opção de pagamento aos clientes, além de reduzir a inadimplência.
Se você não tem conhecimento sobre o assunto e deseja aprender para começar a implementar na sua empresa esse tipo de software ou programa, está no lugar certo. Sabemos como é desafiador manter um negócio vivo e, por isso, compilamos as principais informações sobre o tema neste artigo completo. Confira!
O que é um sistema de cobrança gratuito?
O sistema de cobrança nada mais é do que uma ferramenta que tem como foco automatizar os processos relacionados aos pagamentos realizados por clientes da sua empresa.
Portanto, nada mais é do que uma plataforma que torna o processo de cobrança e recebimento de pagamentos mais simples, seguro e ágil, garantindo organização ao fluxo de caixa. Isso porque é possível centralizar tudo em um único lugar com muito mais facilidade: emitir boletos, cadastrar clientes, agendar e automatizar cobranças e monitorar os recebimentos.
Leia também | Como cobrar um cliente por WhatsApp?
Com esse tipo de recurso, é possível ter uma visão em tempo real do panorama financeiro da organização, além de garantir menores índices de inadimplência.
Quais são as vantagens de um sistema de cobrança gratuito?
O sistema de cobrança oferece maior agilidade e simplicidade no trabalho da área financeira da empresa, pois automatiza tudo o que antes era feito sem suporte da tecnologia.
Os seus principais benefícios são:
1. Redução da inadimplência
Esse tipo de software traz maior previsibilidade para o caixa das empresas e atua no acompanhamento da inadimplência. Dessa forma, é possível criar estratégias eficientes para reduzir essa taxa de acordo com a realidade do seu negócio.
Leia também: Como fazer um lembrete de cobrança para os seus clientes – 7 dicas e modelos
Além disso, a automatização é excelente para evitar mais atrasos nos recebimentos, pois esse tipo de tecnologia é capaz de enviar lembretes de pagamentos aos clientes. Tudo fica muito mais prático, simples e eficaz.
2. Menos tarefas burocráticas para os funcionários
As atividades financeiras podem ser bem repetitivas e burocráticas. Com a implementação de um sistema de cobrança, os profissionais dessa área passam a ter muito mais tempo para focar em demandas estratégicas, pois as tarefas manuais passam a ser automatizadas.
3. Menos erros nas cobranças
Quando os processos de cobranças são feitos manualmente, as chances de acontecerem erros são maiores. Como consequência, há a possibilidade de que o relacionamento com os clientes seja abalado se tais problemas se tornarem recorrentes.
Já com um sistema de cobrança, tudo é automatizado e a tendência é que o número de erros seja bem reduzido, o que promove a satisfação do cliente.
4. Melhor controle das finanças
Outra vantagem desse tipo de sistema é a quantidade detalhada de dados, gráficos e relatórios sobre os pagamentos e despesas da empresa.
Portanto, esse tipo de ferramenta facilita significativamente a área financeira de qualquer negócio, garantindo um controle muito mais preciso.
5. Diversas formas de pagamentos
Por fim, vale destacar que o sistema de cobrança também é uma ótima escolha porque oferece várias formas de pagamento diferentes, como Pix, boleto bancário, link de pagamento, cartão de crédito etc.
Para os clientes, é sempre bom ter várias opções, pois cada um pode preferir pagar de uma forma. Já para a empresa, é um ponto importante para que essa não se torne uma possível barreira na hora do consumidor concluir a compra do produto ou serviço.
O que levar em consideração na escolha de um sistema de cobrança?
Para escolher um ótimo sistema de cobrança gratuito, o primeiro passo é ter clareza sobre quais são os processos financeiros da empresa e como o software poderia auxiliar nos problemas e falhas detectados.
Não deixe de levar em consideração que o sistema deve contemplar as seguintes funcionalidades:
1. Controle de recebimentos
O programa de cobrança deve oferecer controle automático de recebimentos para que o setor financeiro da empresa economize tempo e consiga organizar o fluxo de caixa de maneira mais prática e fácil.
2. Armazenamento na nuvem
Ideal para não ter mais preocupações com o armazenamento de cobranças e históricos de pagamentos.
Com a nuvem, todas as informações ficam salvas online, sem dependência de um computador e, é claro, com menos riscos de perda de dados. Segurança em primeiro lugar!
3. Boa usabilidade
A usabilidade do sistema também não deve ser deixada de lado. É fundamental que a interface seja intuitiva para facilitar o dia a dia de quem vai operar o software.
Outro ponto de atenção é a importância do sistema oferecer atendimento e suporte imediatos em caso de dúvidas, erros ou falhas. Pode ter certeza de que isso faz muita diferença na rotina de trabalho.
4. Saiba quais opções de pagamento são oferecidas
Uma das vantagens do programa para controle de cobrança é o fato de que ele oferece diversas opções de pagamentos, por isso, não deixe de analisar este ponto antes de fazer a sua escolha.
Opte por aquele que contempla a maior gama de opções, como diferentes bandeiras de cartão de débito e crédito, boletos, links de pagamento, Pix, etc.
Além disso, um software realmente completo deve oferecer funcionalidades integradas aos meios de pagamento, automatizar cobranças de mensalidades, permitir a troca do cartão cadastrado e, é claro, emitir notas fiscais.
Com todas essas informações em mãos, você já sabe como escolher um ótimo sistema de cobrança gratuito para a sua empresa, não é mesmo?
Ah, e não se esqueça de que na Cora você que empreende tem acesso a funcionalidades focadas em simplificar a sua gestão de cobranças de forma integrada e simples, o que inclui:
- Dashboard de gestão de cobranças;
- Boletos parcelados;
- Cobranças com descontos, juros e multas;
- Boletos recorrentes;
- Boletos gratuitos e ilimitados pelo app;
- Notificações automáticas de cobranças.