Conheça o sistema pdv frente de caixa que auxilia no processo de registro e monitoramento das entradas e saídas do seu estabelecimento e como ele atua na gestão eficiente.
O controle de caixa faz parte do dia a dia de empreendedores na gestão financeira do estabelecimento, sendo o sistema pdv frente de caixa uma das principais ferramentas tecnológicas no auxílio desta tarefa.
Afinal de contas, ter os dados e informações sobre as entradas e saídas é essencial para a organização da empresa, seja para:
- O controle do estoque,
- As ações comerciais e de marketing,
- O controle de pagamentos
E muitas outras operações que estão diretamente envolvidas com as entradas e saídas da empresa.
Neste sentido, a tecnologia veio para facilitar o processo do seu controle de caixa. Quer saber como?
Confira este conteúdo que preparamos para você!
O que é controle de caixa?
Antes de começar a explicar como fazer seu controle de caixa com a ajuda da tecnologia, principalmente com o sistema pdv frente de caixa, é necessário entender o que é, de fato, este conceito.
O próprio termo nos ajuda a ter uma ideia do que ele se refere, que nada mais é do que o registro das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa.
Podemos entender as entradas como todos os recebimentos da empresa: suas vendas, contas a receber e retorno de investimentos financeiros, por exemplo.
Já as saídas são as despesas do negócio, como: custos operacionais, de pessoal, empréstimos e dívidas.
E o processo de quantificar e organizar estas informações é chamado de controle de caixa.
O controle de caixa auxilia no:
- Entendimento do momento da empresa
- Monitoramento da operação
- Avaliação de times e colaboradores
- Criação de ações comerciais e de marketing para potencializar vendas de produtos mais buscados
- Melhorias no atendimento e percepção do negócio pelo cliente
Dentre outros benefícios essenciais para o sucesso da sua empresa!
Mas você pode estar se perguntando: como fazer um bom controle de caixa?
O processo é simples, porém é necessária atenção e entendimento. Veja a seguir:
O que ele diria sobre a sua administração? Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxos de Caixa e organize as finanças da sua empresa
Como é feito o controle de caixa?
Popularmente o controle de caixa é feito com planilhas manuais, sejam elas físicas ou em programas e plataformas como Excel e Google.
Nestas ferramentas os gestores anotam toda quantia que entra e sai da empresa para ao final fazer o balanço financeiro.
Podem ser divididas em uma organização simples com colunas e ao final a soma total, como também com a inserção de gráficos e métricas que repassam com maior exatidão as informações da empresa.
Bom, isto é o que deveria ser feito.
Na prática nem sempre é o que acontece já que como as planilhas necessitam de uma atualização em tempo real e feita por um responsável.
Sendo assim, o controle fica mais suscetível a erros, como: esquecimentos e informações não repassadas corretamente.
Com a inserção da tecnologia na maior parte do cotidiano das pessoas e das operações de negócios, os gestores passaram a utilizar softwares de gestão, os chamados sistemas PDV, sigla para ponto de venda, para dar segurança e apoiar neste processo.
Os sistemas PDV frente de caixa garantem a maior efetividade do controle de caixa e ajudam empreendedores no dia a dia da organização da empresa.
E você sabe como fazer o controle de caixa com a ajuda desta tecnologia para melhores resultados e facilidade do seu dia a dia?
Veja a seguir:
Como fazer seu controle de caixa com a ajuda da tecnologia?
A tecnologia com suas ferramentas inovadoras tem como principal objetivo facilitar e automatizar processos.
No controle de caixa não é diferente.
Sistemas e softwares de gestão auxiliam a digitalização de dados e informações, na centralização dos processos da empresa e até mesmo na automatização de métricas e análise de resultados.
E agora, você deve estar pensando: como incorporar a tecnologia no controle de caixa do meu negócio?
Veja a seguir um passo a passo objetivo e prático para isso!
1) Escolha a ferramenta ideal
Existem algumas opções de ferramentas para fazer seu controle de caixa com a ajuda da tecnologia, desde os populares computadores e calculadoras até softwares modernos e funcionais, como os sistemas ERPs e os sistemas PDV frente de caixa.
No caso dos ERPs, eles atuam na integração das informações e processos de cada área da empresa, já os sistemas PDV frente de caixa auxiliam desde o controle de caixa, até no processo de compra e venda e otimização de tempo e recursos da empresa.
Sendo ferramentas práticas, acessíveis ao entendimento de todos e personalizável com a necessidade e informações de cada estabelecimento.
Os sistemas PDV frente de caixa também auxiliam na emissão de notas fiscais e nesta integração com estoque, financeiro e demais setores monitorados nos sistemas ERP.
Sendo assim, qual das ferramentas optar?
A dica aqui é que eles atuam juntos, com o sistema ERP dando base de informações gerais da empresa para o sistema PDV frente de caixa, sendo aliados completos para sua empresa.
2) Capacite suas equipes
Feita a escolha da ferramenta tecnológica para o controle de caixa do seu negócio é hora de se capacitar!
Entenda cada recurso disponível e conte com a assessoria técnica que empresas como a ConnectPlug oferecem.
O gestor tendo entendimento total da ferramenta chega o momento de capacitar suas equipes para a atualização das informações de cada entrada e saída da empresa.
3) Monitore a operação
Outro passo fundamental é feito no dia a dia do estabelecimento.
É fundamental que os gestores monitorem os dados contidos nos sistemas PDV frente de caixa para que tanto a operação das equipes correspondam às informações do sistema, como os resultados estejam constantemente atualizados.
4) Faça análises constantes
O sistema PDV frente de caixa não trabalha sozinho.
É essencial que os gestores e responsáveis pelo controle de caixa analisem a ferramenta e os dados nela contidos para entenderem como seu uso tem sido favorável para o negócio, como está sendo a adaptação com a tecnologia e também, é claro, como estão os resultados da empresa.
Para que se for necessário, a rota seja recalculada.
5) Não tenha medo de recomeçar
Se você já está usando o sistema PDV frente de caixa e percebe que os resultados do seu negócio ainda estão negativos, não tenha medo de recomeçar.
Analise onde estão os principais gargalos e perda de recursos do negócio e em quais momentos existem maiores oportunidades de ganhos que não estão sendo aproveitados.
Com isso, você irá conseguir traçar novas estratégias com o uso da tecnologia a seu favor!
Esse texto foi desenvolvido pela equipe ConnectPlug, para saber mais informações acesse nosso site, instagram, facebook!