Será que existe taxa de link de pagamento para utilizar essa opção de cobrança na minha empresa? Como funcionam essas taxas e como comparar para escolher a mais adequada para meu negócio?
Neste artigo, entenda tudo sobre o assunto e confira todas as informações necessárias para conseguir comparar e escolher o melhor serviço de link de pagamento.
Mas o que é e como funciona o link de pagamento?
O link de pagamento é uma funcionalidade que permite ao vendedor enviar uma URL personalizada para o cliente, liberando a realização de uma transação via cartão de crédito, débito, boleto ou Pix.
Funciona com uma tecnologia que cria uma página criptografada e protegida para receber o dinheiro, algo bem parecido com a finalização de uma compra em um site. Mas com o benefício de não precisar ter uma loja virtual para isso.
Assim, se esse serviço estiver válido na sua conta corrente PJ ou operadora de máquina de cartão, torna-se possível programar a URL e enviar ao consumidor de forma simples e prática.
Leia também | Como funciona o Pix? Saiba tudo sobre o sistema de pagamentos instantâneos
E existe taxa de link de pagamento? É preciso pagar para utilizar o serviço?
Sim, para utilizar o link de pagamento na sua empresa é preciso arcar com taxas. Afinal, é um serviço prestado por alguma instituição financeira e existe um custo operacional nos bastidores deste processo.
As taxas podem variar dependendo:
- das regras internas da instituição financeira que presta o serviço;
- do meio de pagamento escolhido pelo consumidor;
- da quantidade de parcelas envolvidas na operação;
- do prazo de recebimento.
Quando a taxa é cobrada da empresa?
A taxa pela utilização do link costuma ser cobrada no momento da compensação do pagamento.
Ou seja, o valor é descontado do total recebido nas vendas e a instituição financeira “deposita” o dinheiro para a empresa, já subtraindo os custos.
Como funciona a taxa de link de pagamento na Cora?
Na Cora, o link de pagamento, por enquanto, é atrelado somente ao cartão de crédito.
Assim, as taxas são aplicadas de acordo com a quantidade de parcelas envolvidas em cada operação e o valor é descontado do total recebido nas vendas. Funciona assim:
- Pagamentos à vista com link de pagamento: 3,49% sobre o valor da venda;
- 2 a 6 parcelas com link de pagamento: 3,90% sobre o valor da venda;
- 7 a 12 parcelas com link de pagamento: 3,99% sobre o valor da venda.
Leia também | Como calcular juros da maquininha de cartão
Quanto tempo leva para receber o dinheiro na minha conta Cora?
O valor cai na sua conta 30 dias depois que a pessoa cliente utiliza o link de pagamento para acertar a compra do produto.
É possível antecipar o recebimento das vendas feitas por meio do link de pagamento?
Algumas instituições financeiras costumam oferecer a antecipação dos valores das vendas feitas por meio de link de pagamento.
Mas é preciso prestar atenção em dois pontos importantes:
- Antecipação de recebíveis é uma modalidade de empréstimo. E, por isso, taxas mais elevadas são cobradas, já que o banco antecipa os valores que já estão garantidos por meio da venda feita. Ou seja, no fim das contas, a empresa acaba recebendo um valor muito menor do que a venda que foi finalizada.
- Muitas vezes, existem taxas de antecipação embutidas nas tarifas oferecidas. Verifique se este é o caso ao ser impactado com ofertas de recebimento em 24 horas, por exemplo.
Como gerar um link de pagamento com a Cora?
Para gerar links de pagamento com a sua conta Cora, siga estes 4 passos:
- Na tela inicial, clique em Cobrar e, depois, selecione a opção Link de pagamento.
- Digite o valor da cobrança, informe se deseja permitir o parcelamento do pagamento e o número de parcelas.
- Digite o nome do cliente que receberá a cobrança e confirme os dados da operação.
- Pronto! Seu link de pagamento está pronto para ser compartilhado com o seu cliente.
Você pode copiar o link de pagamento para enviar em outro momento ou compartilhar direto com o seu cliente no WhatsApp ou e-mail.
Ah! Depois de gerar seus links de pagamento, você também poderá acompanhar o status de cada operação acessando o menu Gestão da sua conta Cora.
Leia também | Como faço para gerar um boleto? Confira o passo a passo aqui
Quais as vantagens de utilizar o link de pagamento na sua empresa?
As principais vantagens do link de pagamento são:
- Facilita a venda por redes sociais ou aplicativos de mensagem, sem comprometer a segurança do cliente.
- Oferece mais agilidade nas transações financeiras, já que o consumidor não precisa acessar nenhum sistema ou logar em um site específico para pagar a conta.
- Permite que a pessoa cliente escolha a forma de pagamento desejada, incluindo cartão de crédito ou boleto bancário, por exemplo.
- Possibilita personalizar também a data de expiração do link.
- Dispensa a obrigatoriedade de ter máquinas de cartão de crédito (e, automaticamente, não é preciso pagar tarifas para as empresas de maquininhas).
- É prático de gerar, de compartilhar e de receber o dinheiro das vendas, principalmente para quem não tem uma loja virtual ou e-commerce com sistemas de pagamentos integrados.
- Possui um custo-benefício interessante, já que não há taxas para criar o link (as cobranças só acontecem após o pagamento ser realizado).
- Melhora a experiência do cliente, agregando, além de agilidade nos processos, mais confiança e transparência.
- É democrático: atende de pequenos a grandes negócios, já que não é preciso fazer grandes investimentos para oferecer a facilidade aos consumidores.
- Apresenta mais segurança para quem vende, já que é possível acompanhar o status da operação de forma simples (na Cora, é pelo menu Gestão).
Agora você já sabe como funcionam as taxas dos links de pagamento. E ainda conheceu as principais vantagens de utilizar essa tecnologia no dia a dia do seu negócio.
Acesse sua conta e comece a experimentar a nova ferramenta agora mesmo!
Até a próxima e boas vendas!