Entender como funcionam as taxas cobradas pelos bancos por serviços prestados é importante tanto para quem possui conta de pessoa física quanto para clientes de conta PJ.
Isso porque, conhecendo as regras e sistemática de cobrança, você pode economizar nos gastos com serviços bancários. É possível inclusive ter uma conta PJ sem taxa, como veremos mais adiante.
Confira a seguir quais são as taxas cobradas pelos bancos por serviços prestados e aprenda como cortar custos com serviços financeiros do orçamento.
O que são taxas bancárias?
Taxas ou tarifas bancárias são valores cobrados pelos serviços prestados por instituições financeiras, incluindo bancos tradicionais e digitais.
Assim, as taxas podem ser cobradas quando previstas no contrato assinado na abertura da conta. Ou, quando o serviço é autorizado ou solicitado previamente pela pessoa titular.
Aliás, o Banco Central informa que o preço das tarifas é estabelecido pelas próprias instituições financeiras, embora existam regras de cobrança.
Serviços essenciais
Para contas de pessoa física, existem os chamados serviços essenciais, que não têm cobrança de taxa até um certo número de utilizações. Os serviços essenciais incluem:
- fornecimento de cartão de débito;
- 2 extratos dos últimos 30 dias por mês;
- 4 saques por mês;
- 2 transferências entre contas do mesmo banco por mês;
- 10 folhas de cheques por mês;
- consultas via internet ilimitadas;
- extrato anual de tarifas cobradas.
Logo, mesmo utilizando apenas os serviços essenciais, a pessoa titular da conta pode pagar tarifas, já que eles têm um limite de utilização gratuita.
Cobrança de taxas para pessoa jurídica
Para contas de pessoa jurídica — aquelas abertas em nome de uma empresa e vinculadas a seu CNPJ, não existe um regulamento sobre serviços essenciais.
Sendo assim, as instituições financeiras podem cobrar por qualquer serviço prestado às empresas clientes. Entretanto, existem opções de conta PJ digital sem taxas, como a Cora.
Além disso, mesmo para contas PJ, existem regras para a cobrança de taxas pelos bancos:
- A tarifa deve estar prevista em contrato ou ser referente a um serviço autorizado/solicitado previamente;
- O serviço deve ter sido efetivamente prestado;
- As taxas devem ser divulgadas em formato e locais visíveis, nos postos de atendimento e/ou canais digitais da instituição (site e aplicativo, por exemplo).
Quais são as taxas cobradas por bancos por serviços prestados?
Os principais serviços que podem gerar a cobrança de taxas pelas instituições financeiras são:
TED (Transferência Eletrônica Disponível)
Nessa modalidade de transferência, o valor cai na conta de destino no mesmo dia do envio, se feita até as 17h.
Desse modo, as transferências na modalidade TED podem ser cobradas de pessoas jurídicas e físicas, já que os serviços essenciais não incluem operações entre contas de instituições diferentes.
Leia mais | Qual a diferença entre TED e DOC?
Pacotes de serviços
Nos pacotes de serviços, a pessoa cliente paga um valor mensal para usar determinado número de operações, inferior ao total que seria cobrado pelos serviços individualmente.
A propósito, vale lembrar que, para pessoas físicas, existem os serviços essenciais gratuitos. Logo, não é obrigatório contratar um pacote de serviços mensal.
Anuidade de cartão de crédito
A anuidade de cartão de crédito é uma taxa anual cobrada para ter o serviço disponível. Ou seja, mesmo que a pessoa não realize nenhuma compra, a anuidade pode ser cobrada.
Entretanto, existem opções para pessoa física e cartão de crédito PJ sem anuidade, como o cartão de crédito Cora.
Pix PJ
As transferências por Pix são isentas de tarifas em contas de pessoa física. Porém, em contas PJ, a cobrança é autorizada pelo Banco Central, podendo chegar a R$ 10 por transferência, dependendo da instituição.
Mas fica a critério das instituições aplicar ou não tarifas sobre o Pix PJ. Assim, as taxas do Pix Cora são isentas, ou seja, você pode fazer e receber pagamentos ilimitados por Pix sem pagar nenhuma tarifa.
Tarifa de manutenção da conta
A tarifa de manutenção é um valor pago mensalmente para manter a conta na instituição financeira, que pode ser cobrado de pessoas jurídicas.
Saques
Saques além dos quatro incluídos nos serviços essenciais podem ser cobrados em contas de pessoa física.
Além disso, a taxa pode ser cobrada em contas digitais PJ, até porque, as instituições geralmente usam a estrutura de terceiros para oferecer o serviço (pelo Banco 24 horas, por exemplo).
Assim, o preço das tarifas é estipulado pelas próprias instituições, como foi mencionado.
Como reduzir os gastos com taxas bancárias?
Uma solução para economizar com as taxas cobradas pelos bancos em contas de pessoa física é utilizar apenas os serviços essenciais, já que não é obrigatório adquirir um pacote de serviços.
Aliás, também existem contas para pessoas físicas com isenção de tarifas, especialmente na modalidade digital.
Assim, as contas digitais têm abertura e movimentação exclusiva por meios eletrônicos, como aplicativo e site da instituição, sem agências físicas. O atendimento também é feito por canais digitais.
Da mesma forma, é possível reduzir os gastos com taxas bancárias na empresa com uma conta PJ digital gratuita.
Desse modo, além de cortar custos com serviços financeiros, você pode ter acesso a recursos exclusivos para empresas, como emissão de boletos de cobrança e Perfis de Acesso individualizados para sócios e pessoas colaboradoras.
Conheça a Cora: a conta PJ sem taxas e sem burocracia
A Cora é uma conta PJ digital sem taxas, disponível para todas as categorias de CNPJ.
Portanto, não importa se a sua empresa é uma LTDA, ME, EPP, S/A ou MEI, você pode abrir sua conta gratuita para aproveitar as vantagens da Cora, incluindo:
- Abertura simples e rápida (leva só 7 minutos para finalizar seu cadastro);
- Emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança, sem taxa de compensação;
- Gestão de cobrança, podendo configurar notificações de cobrança para clientes;
- Pix PJ gratuito.
Como abrir a conta Cora
Para abrir a conta Cora, o CNPJ da empresa deve ter situação cadastral ativa na Receita Federal.
Então, a pessoa responsável pela abertura da conta deve ser sócia ou representante legal da empresa.
Lembre-se de ter em mãos um documento de identificação (RG, CNH ou RNE) e de verificar se a câmera do smartphone está funcionando.
Dessa forma, basta seguir o passo a passo a seguir para abrir a conta Cora:
- Baixar o aplicativo Cora na loja de aplicativos do seu telefone;
- Abrir o aplicativo e clicar em “Quero fazer parte”;
- Preencher os dados solicitados, enviar a foto do documento e uma selfie.
Assim, após seguir os passos acima, é só aguardar a resposta sobre a aprovação da sua conta, que chega por e-mail.
O tempo máximo de resposta é de 3 dias úteis, mas costuma chegar bem antes, até no mesmo dia do cadastro.
E se bateu uma curiosidade sobre como conseguimos oferecer uma conta PJ sem cobrar por serviços prestados, você pode conferir um conteúdo explicando como a Cora ganha dinheiro.