Saber o valuation de uma empresa é uma forma de entender o quanto ela vale no mercado, seja para captar investimentos – do lado de quem empreende –, ou para comprar ações – do lado de quem investe.
Além disso, quando se fala na pessoa que empreende, essa informação é interessante principalmente quando a empresa começa dar os primeiros sinais de crescimento. Esta métrica é quem vai dizer exatamente quanto vale a companhia.
Porém, é necessário ter muito cuidado na hora de fazer este cálculo, pois existem formas diferentes de chegar a este dado. Sem contar que, para começar essa avaliação, é preciso ter conhecimento de mercado e do setor, perspectiva estratégica e atributos técnicos, além de, claro, considerar seus riscos e oportunidades.
Então, se seu negócio está dando aquele tão sonhado passo em direção ao crescimento e você deseja saber o quanto ele realmente vale, este conteúdo tem o objetivo de te mostrar formas de calcular a valuation de uma empresa e o que de fato significa este termo.
O que é valuation
Este é um termo de origem inglesa que, em tradução livre, significa avaliação de empresas. O valuation envolve a visão que investidores e clientes têm a respeito da empresa, posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações que ela pode ter.
Essa avaliação pode ser necessária por diversos motivos, como para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, em processos judiciais e outros exemplos onde os bens eventualmente precisem ser divididos.
Para chegar ao valor, é necessário analisar os vários componentes da empresa e estimar o valor monetário dos seus ativos intangíveis, até mesmo a própria marca, o relacionamento com o cliente e a tecnologia utilizada no desenvolvimento de soluções.
Por que é uma métrica importante
Os motivos que levam as pessoas que administram uma empresa a calcular seu valuation variam muito e os principais benefícios de se conhecer este dado são:
- Identificar as características que tornam a empresa mais valiosa;
- Entender aspectos que a fazem valer menos;
- Saber quanto pode ser investido no crescimento ou dia a dia;
- Entender o crescimento ao longo dos anos subsequentes;
- Negociar o valor da empresa com o societário de forma justa.
Como calcular o valuation de uma empresa
Como dito anteriormente, há algumas formas de calcular o valuation de uma empresa e, neste conteúdo, serão apresentados três formas de se chegar nesta métrica. As formas apresentadas aqui não são únicas, mas são as mais utilizadas e consideradas mais capazes de ajudar quem investe a tomar a melhor decisão de aplicação do seu capital.
A seguir, conheça quais são e como calcular utilizando estes métodos.
1. Modelo de fluxo de caixa descontado
Esta metodologia aqui considera projeções de lucro e riscos associados para determinar o valor intrínseco da empresa. Aqui, apresenta-se resultados decrescentes no decorrer do tempo.
O superávit, nesse método, tem sua taxa de correção calculada observando a proporcionalidade com o passar do tempo. Ou seja, quanto maior o intervalo de tempo, mais imprecisa e complexa será a previsão.
Isso ocorre devido ao fato de que longos períodos representam maiores riscos de ocorrerem imprevistos que impactem negativamente a projeção feita. Para ficar mais claro, imagine um valuation calculado utilizando este método ao final de 2010, onde nem se imaginava que a pandemia da Covid-19 teria um impacto tão forte e negativo em muitos setores.
Sendo assim, considera-se 5 anos como tempo mínimo para essas projeções e 10 anos o intervalo de tempo máximo. Entende-se que o resultado da avaliação será minimamente eficiente por meio do método de fluxo de caixa.
Neste modelo, as principais vantagens oferecidas são a possibilidade de oferecer uma avaliação de caixa no médio prazo e maior objetividade na identificação dos riscos, além da possibilidade de a previsão do valor ser feita considerando diversos cenários, dando uma visão mais completa para as projeções.
2. Múltiplos de mercado
Este método oferece projeções com base em comparações relativas. Aqui é observado uma série de indicadores relacionados a um setor específico do mercado, comparando a empresa com seus principais concorrentes.
O Ebitda é, neste método de valuation, o principal indicador de valor referencial utilizado, que demonstra o lucro que a empresa tem antes de descontar as taxas de juro. Por ser considerado relativamente fácil de ser aplicado para o cálculo do valor da empresa, é um dos mais utilizados.
Porém, ele também tem algumas particularidades que desagradam, como ser necessário a empresa analisada e sua concorrente atuarem no mesmo setor e terem o modelo de negócio exatamente igual – o que é muito raro de acontecer.
Além disso, a análise feita nesta metodologia considera o período de atuação como um todo, não oferecendo uma visão clara do momento que a empresa está vivendo, sem considerar a qualidade das observações de riscos para projeções futuras.
3. Ativos ou valor patrimonial
Neste método, o que se observa é uma análise de todo o patrimônio da empresa, Deve ser incluído aqui os imóveis, equipamentos de escritório, maquinário, estoque, assim como dívidas, contas a pagar e outros elementos.
Para isso, é preciso ter acesso aos balanços patrimoniais da empresa e da organização interna, que deve ter tudo organizado e contabilizado. No entanto, trata-se de uma conta simples e baseada em uma visão bem completa do negócio.
Um ponto negativo é que, mesmo sendo um olhar mais completo, permite avaliar apenas o momento presente da empresa. Sendo assim, não é possível fazer projeções futuras, nem mesmo uma análise que verifique seu valor subjetivo. Isso porque a credibilidade, valor de marca e outros pontos não-materiais não são considerados nesta metodologia.
Aqui, a análise de ativos pode ser feita com base em dois focos:
- Valuation contábil: considera apenas o patrimônio líquido da empresa, não apresentando o valor real do negócio. Pode ser útil como parte de uma avaliação mais ampla da empresa, onde também se utilize uma metodologia focada no valor imaterial.
- Valuation de liquidação: somam-se todos os ativos da empresa, incluindo dívidas e custos operacionais. Este método é normalmente utilizado apenas quando a empresa está sendo fechada ou liquidada.
Vale lembrar que estas não são as únicas formas de calcular o valuation, além de que este não é o único indicativo que você pode mensurar em sua empresa.
No entanto, saber os detalhes apresentados é essencial para conseguir boas negociações, projeções de futuro e, claro, entender se vale ou não a pena continuar investimento seu tempo e dinheiro neste negócio.
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