“Aceita Pix?” — se você tem um negócio, provavelmente já ouviu essa pergunta de clientes. Mas antes de oferecer essa opção de pagamento, é normal e prudente se informar sobre as vantagens de aceitar Pix.
Até porque o Pix já é o meio de pagamento mais usado no Brasil, como apontou um levantamento da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), feito a partir de dados do Banco Central.
Então, preparamos este artigo explicando quais são as vantagens de aceitar pagamentos por Pix na sua empresa e o que é preciso para receber dessa forma. Além disso, você vai descobrir também como é possível receber Pix sem taxa na conta PJ.
O que é preciso para um negócio aceitar Pix?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo brasileiro lançado em 2020 pelo Banco Central (BC). Com ele, é possível fazer transferências e pagamentos em poucos segundos, em qualquer dia e horário.
Para receber por Pix, é necessário ter uma conta, onde o dinheiro de cada transferência será depositado.
Quando se trata de um negócio, os pagamentos recebidos por Pix geralmente vão para a conta PJ — conta aberta em nome da empresa e vinculada ao CNPJ.
Na prática, já tendo uma conta de destino, a pessoa empreendedora pode usar as seguintes opções para aceitar Pix de clientes:
- Criar um QR Code Pix para a clientela escanear com a câmera do telefone;
- Informar a chave Pix para pagamento;
- Passar os dados completos da conta à pessoa pagadora, caso não tenha uma chave Pix cadastrada.
Leia mais | Como funciona o Pix para PJ?
Quais as vantagens de aceitar Pix?
No tópico anterior, vimos como é simples aceitar Pix em um estabelecimento. Aliás, se você tem um site ou loja virtual, também pode adicionar essa opção aos meios de pagamentos digitais disponíveis.
Agora você confere as 7 principais vantagens de aceitar Pix no seu negócio:
1. Rapidez e praticidade
Aceitar Pix reduz a necessidade de troco para pagamentos à vista, além de agilizar as vendas, já que as transferências são feitas em poucos segundos.
Sem falar na praticidade para a pessoa cliente, que precisa apenas de um celular conectado à internet para pagar com Pix, sem ter que carregar cartões.
Sendo assim, aceitar Pix ajuda a fazer atendimentos mais rápidos e a melhorar a experiência de compra dos consumidores.
2. Mais uma opção de pagamento para clientes
Diversificar os meios de pagamento é sempre uma boa ideia, podendo ajudar a vender mais, inclusive.
Portanto, aceitar Pix é um jeito de oferecer mais uma alternativa para o público pagar pelos produtos ou serviços da sua empresa.
Além disso, como o Pix já é um dos meio de pagamento mais utilizados no Brasil, não oferecer essa possibilidade pode levar o negócio a perder vendas.
3. Aquece o fluxo de caixa
Como o dinheiro é transferido instantaneamente, o negócio tem acesso ao saldo das vendas mais rápido, se comparado a meios de pagamento como cartões de débito ou crédito e boletos de cobrança.
Logo, isso ajuda a ter mais dinheiro em caixa disponível para a empresa custear suas despesas. Em outras palavras, aceitar Pix auxilia a manter o fluxo de caixa positivo.
4. Sempre disponível
O Pix está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Isso significa que os negócios podem receber pagamentos a qualquer hora do dia ou da noite, sem ter que esperar pelo horário bancário.
5. Taxa mais baixa ou isenta
Em comparação a outros meios de pagamento, como as maquininhas de cartão, as taxas do Pix são geralmente mais baixas. Aliás, é possível até mesmo receber Pix gratuito, ou seja, sem tarifa sobre a transferência.
Por isso, aceitar Pix pode ajudar a empresa a reduzir os custos com taxas bancárias e, assim, aumentar sua margem de lucro.
6. Opção de receber por QR Code
Como foi citado, o Pix também oferece a opção de receber pagamentos por meio de um QR Code. Sendo assim, você pode fazer um cartaz ou placa com o QR Code e deixar em um local visível no seu estabelecimento.
Dessa forma, o QR Code permite que a pessoa cliente pague suas compras com praticidade e rapidez.
7. Dados protegidos
Todos os dados referentes às transações Pix (valor, dados da pessoa recebedora, etc.) são protegidos pelo sigilo bancário, conforme a Lei Complementar n.º 105 e as regras da LGPD.
Da mesma forma, o tráfego das transações é feito por criptografia na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), garantindo a proteção dos dados.
Leia mais | Novas regras do Pix para 2023 já estão valendo! Conheça as principais mudanças
Como receber pagamentos por Pix sem pagar taxa?
Empresas podem ser tarifadas ao receber Pix nas seguintes situações:
- Se o pagamento for realizado por uma pessoa física;
- Pagamento oriundo de pessoa jurídica, usando Pix por QR Code ou serviço de iniciação (direto de uma plataforma de vendas ou aplicativo, por exemplo).
Sendo assim, aceitar Pix pode trazer algum custo para o negócio, ainda que as taxas em geral sejam mais baixas que as de maquininhas.
Mas a boa notícia é que com a Cora sua empresa fica livre da tarifa no Pix PJ. A propósito, a Cora é uma conta PJ sem taxas, com abertura descomplicada.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Além disso, a Cora está disponível para todas as categorias de CNPJ (ME, EPP, empresas do Simples Nacional, LTDA, MEI, etc.).
Portanto, na Cora você pode aproveitar as vantagens de aceitar Pix sem se preocupar com tarifas, tendo ainda outros benefícios como:
- Emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança, sem taxa de compensação;
- Boleto com QR Code Pix;
- Perfis de acesso e cartões individuais para pessoas sócias e colaboradoras;
- Cartão físico bandeira Visa, que pode ser usado como cartão múltiplo.
Então, se você tem um CNPJ ativo e é sócio ou responsável legal da empresa, basta seguir os seguintes passos para abrir uma conta na Cora e começar a receber Pix sem taxa:
- Baixar o aplicativo Cora;
- Clicar em “Quero fazer parte”;
- Seguir as instruções do App (informar os dados da empresa e suas informações pessoais, enviar a foto do documento e uma selfie, etc.)
- Aguardar a resposta sobre a aprovação da conta, que costuma chegar no mesmo dia.
Agora você já conhece as vantagens de aceitar Pix no seu estabelecimento e o que é preciso para adotar esse meio de recebimento. E para continuar aprendendo, também vale a pena conferir como cancelar um Pix. Até a próxima.