Um dos pontos mais importantes que os empreendedores precisam levar em consideração na hora de organizar o seu negócio é a operacionalização das vendas. Ou seja: de que forma os consumidores poderão pagar pelo produto ou serviço oferecido. Nesse momento, fica a dúvida: quais são as vantagens e desvantagens da máquina de cartão de crédito para a empresa? Será que vale a pena ter uma?
Até poucos anos atrás, apenas algumas organizações podiam usar essa ferramenta, já que era necessário um volume muito grande de vendas para compensar o investimento.
Atualmente, com os aparelhos mais tecnológicos e o custo de manutenção reduzido, a maquininha também se tornou uma possibilidade interessante para pequenos empreendimentos.
Contudo, se por um lado os cartões de crédito e débito são as principais formas de pagamento utilizadas pelos brasileiros, o que tem um peso grande nessa decisão, por outro, não podemos nos esquecer de que as taxas administrativas desses aparelhos são altas e podem acabar prejudicando os lucros. Por isso essa é uma escolha que precisa ser muito bem pensada.
Preparamos este conteúdo justamente para ajudar você nessa questão, unindo as principais vantagens e desvantagens da máquina de cartão de crédito. Assim, você poderá escolher com mais segurança a melhor opção para o seu negócio. Confira!
Principais vantagens da máquina de cartão de crédito para sua empresa
Para conversarmos sobre os motivos pelos quais você deveria considerar ter esse equipamento no seu empreendimento, trouxemos alguns dados importantes para analisarmos. São eles:
- De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações financeiras utilizando cartão cresceram 52% no segundo trimestre de 2021. Isso significa mais de R$ 600 bilhões movimentados só em vendas por esse meio.
- Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), compras no crédito à vista representam 24% dos pagamentos; no débito, 23%; e no dinheiro, 22%.
- Por fim, a Minsait, empresa da Multinacional Indra, realizou um estudo que revelou que o Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na América Latina, com 81,6% dos consumidores utilizando essa forma de pagamento.
A partir desses pontos, podemos ver como as compras feitas com cartão são muito presentes no cotidiano dos brasileiros.
A segurança de não precisar andar com muito dinheiro na carteira e a praticidade de pagar sem sacar cédulas o tempo todo realmente conquistaram os consumidores.
Até aqui, notamos que, se o seu negócio não tiver uma maquininha de cartão de crédito, pode acabar perdendo vendas para seus concorrentes por não aceitar uma forma de pagamento que uma grande parte dos clientes prefere usar.
Outros benefícios de investir nessa ferramenta são:
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Menores chances de inadimplência
Ao pagar em uma maquininha, o consumidor deverá prestar contas da compra com a instituição financeira, mas a sua parte já estará garantida por ela.
Isso evita que você deixe de receber pelo que foi vendido, fraude bastante comum quando as transações acontecem por meio de cheque ou boleto, por exemplo.
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Pagamentos facilitados para qualquer tipo de compra
É preciso levar em consideração que nem sempre a pessoa terá em mãos todo o valor necessário para adquirir um produto ou serviço, sobretudo se está adquirindo em grandes quantidades ou se o preço for mais alto.
Ao aceitar cartões, você flexibiliza a compra, permitindo parcelamentos e possibilitando que mais vendas possam ser feitas.
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Mais segurança para estabelecimentos físicos
Com menos dinheiro físico no caixa, suas lojas podem deixar de ser alvos visados por criminosos.
Além disso, mesmo que elas sejam vítimas de assalto, o prejuízo financeiro tende a ser menor.
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Mais controle sobre as vendas
As novas tecnologias podem ser grandes aliadas do controle financeiro das empresas, e não é diferente com as máquinas de cartão.
Com elas, você consegue organizar e visualizar melhor as transações realizadas, o que facilita o processo de fluxo de caixa no final do dia.
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Retenção de clientes
Lembre-se que, se você ainda não oferece a opção de pagar com cartão, os consumidores podem até realizar uma primeira compra com você, mas provavelmente não voltarão ao estabelecimento pela dificuldade de fazer o pagamento, preferindo seus concorrentes.
Principais desvantagens da máquina de cartão de crédito para sua empresa
Como citamos lá no começo do artigo, o outro lado do investimento em uma maquininha de cartão são as taxas administrativas que precisam ser pagas, o que pode prejudicar a saúde financeira do seu empreendimento se não forem bem planejadas.
Assim, na hora de decidir sobre apostar ou não nessa forma de pagamento, leve em consideração os seguintes pontos:
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Redução da margem de lucro
As vendas por cartão de crédito ou débito normalmente geram taxas administrativas entre 2% e 3,5%, em média. Ou seja: as transações descontam uma porcentagem da operação, fazendo com que seu lucro pelos produtos e serviços vendidos seja automaticamente menor.
Leia também | Como calcular juros da maquininha de cartão?
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Mais uma despesa mensal para considerar
É bastante comum que você precise pagar também por um valor correspondente ao aluguel da máquina utilizada.
Fique de olho: esse preço costuma variar de acordo com o tipo de equipamento escolhido e as vantagens que ele oferece. Por isso, antes de escolher um modelo, avalie o máximo possível de opções para tomar a melhor decisão.
Leia também | Qual é a melhor maquininha de cartão? Saiba como escolher a sua
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Maior prazo para recebimento
Na maioria das vezes, quando você vende por cartão o dinheiro não cai na sua conta no mesmo momento. Você pode levar até 30 dias para receber, de acordo com o formato de repasse da operadora e com o tipo de pagamento (débito, crédito à vista ou parcelado).
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Taxas aplicadas
Nem sempre esses valores ficam claros na hora da contratação, portanto, é sempre importante conferir para que você não gaste mais do que estava planejando ao adquirir uma maquininha de cartão de crédito.
O que considerar na hora de escolher uma máquina de cartão de crédito?
Se depois de ler este conteúdo você decidiu que vale a pena, sim, apostar nessa ferramenta para o seu negócio, vamos finalizá-lo com algumas dicas importantes para você escolher a melhor opção. São elas:
- Considere sempre o volume das vendas, o perfil dos clientes atendidos e o orçamento disponível no seu negócio;
- Avalie as taxas e os juros cobrados por cada operadora, já que uma pequena redução nesses valores pode fazer uma grande diferença na sua margem de lucro;
- Confira os prazos para a liberação do valor das operações realizadas para assegurar um fluxo de caixa saudável;
- Dê preferência a máquinas que aceitam mais bandeiras. Assim, você pode atingir um número maior de consumidores.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você na operacionalização das suas vendas. Bons negócios!