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Como organizar a venda de infoprodutos?

22 de setembro de 2022
como vender infoproduto
Por Ítalo Eduardo

Sócio gestor do Grupo Prímor, empresa participante do programa de Coraliados. Saiba como se tornar uma contabilidade parceira da Cora e conheça as vantagens do programa aqui.

Com o crescimento do marketing digital no mundo pós-pandemia, uma das frentes que mais trouxe rentabilidade nesse mercado foi o de venda de infoprodutos.

Junto à revolução do meio digital e a aceleração da educação online, os infoprodutos (ou produtos digitais) ganharam ainda mais força e espaço na internet. Com isso, muitas dúvidas de como organizar a venda deles surgiram.

Por isso, nesse artigo você saberá o que são infoprodutos, quais as frentes para atuar com eles, quais os melhores nichos e como você pode atuar nesse mercado. Continue lendo!

O que são infoprodutos?

Primeiramente, um infoproduto nada mais é do que um produto digital que, na grande maioria das vezes, ensina alguém a fazer algo.

Ou seja, os infoprodutos são uma forma de transmitir um conhecimento de maneira organizada, para entreter, gerar engajamento ou de resolver/apoiar alguma necessidade da pessoa que o adquiriu.

Assim, eles podem ser vendidos em vários formatos como: e-books, audiobooks, podcasts, vídeo-aulas ou mentorias. Dessa forma, o leque de opções é bem variado, por isso, é um mercado ótimo para se investir.

Quais os infoprodutos mais vendidos?

Criar um infoproduto pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. Afinal de contas, com base nos conhecimentos e habilidades que você tem, é possível alcançar e ajudar milhares de pessoas.

Porém, como falado acima, existem diversos formatos de infoprodutos que você pode criar. Contudo, existem alguns tipos que são mais vendidos e podem te nortear a tomar a primeira decisão.

Segundo análises e estudos da Hotmart, maior plataforma de venda de infoprodutos atual, hoje os produtos digitais mais vendidos são: e-books; cursos online, consultorias; clubes de assinatura; audiobooks, infográficos e planilhas.

Nesse caso, é necessário analisar melhor o seu público e nicho para decidir qual das opções trará mais retorno ao seu negócio.

Como vender infoprodutos?

1) Abra um CNPJ

Antes de tudo, regularizar o seu negócio como empresa é crucial. Dessa forma, abrir um CNPJ para comercializar o seu infoproduto é a maneira mais econômica.

Afinal, a tributação de impostos na pessoa física é, inicialmente, 27,5%, enquanto ao abrir o seu CNPJ, uma contabilidade de confiança pode traçar uma estratégia que faça sua alíquota chegar a 6% no Simples Nacional.

É importante deixar claro que existe diferença na tributação conforme o tipo de infoproduto que você vende.

Por exemplo, se você vende cursos, sua tributação é uma, pois o seu CNAE é um (prestação de serviços). Entretanto, se você vende e-books, sua tributação será outra, pois o CNAE será diferente. Todo planejamento tributário é feito conforme o tipo da sua empresa e pela definição do seu CNAE.

Por isso, é imprescindível acertar na contratação de quem fará esse planejamento – e evitar maiores gastos e possíveis dores de cabeça. Todo o mapeamento precisa ser feito com base no seu negócio, estudando o que você vende, como vende, média de faturamento e vários outros aspectos.

2) Contrate uma plataforma

Não basta definir apenas qual será o formato do infoproduto ou o nicho, por exemplo, mas também qual será a plataforma em que disponibilizará essa venda.

Atualmente, existem diversas opções de plataformas para comercialização do infoproduto. Cada uma com suas funcionalidades e, também, taxas. Opções como Hotmart, Monetizze, Udemy, Eduzz, Kiwify e HeroSpark são algumas das plataformas de venda de infoprodutos disponíveis no mercado.

Entretanto, você precisa analisar o que cada uma oferece conforme o tipo de infoproduto que você vai vender. E, assim, fazer a sua escolha.

3) Contrate um meio de pagamento

Quando falamos de pagamento, ter várias formas de realizá-lo pode ser um grande diferencial para os seus clientes. Principalmente no momento de decisão da compra.

No mercado, atualmente o cartão de crédito, boleto bancário e Pix são as principais maneiras. Diferenciando-se também o formato de Pix parcelado. Quanto mais opções, mais confiança seu cliente sentirá na hora de finalizar a compra.

Vale ressaltar que a venda do seu infoproduto pode ser realizada através de um pagamento único ou até mesmo em formato de assinatura. Isso também depende da sua estratégia de criação e desenvolvimento.

4) Estruture seu site ou página de vendas

No marketing digital a copy convence mais que o próprio produto. E é através de uma boa página de vendas que seu cliente será convencido de investir no seu produto.

Em primeiro lugar, sua página de vendas deve ser simples, contendo a quebra de todas as objeções possíveis que impeça a venda do infoproduto. Nesse ponto, conte com o apoio de um copywriter e um webdesigner e monte uma página que converte. Esse site será a ponte entre seu cliente e a venda.

5) Elabore sua estratégia de marketing

Mais importante que o processo de venda, é a forma de atrair esses leads para sua lista de prospecção. Assim, a sua estratégia de marketing precisa ser traçada com o intuito de aumentar o reconhecimento da sua marca e do seu produto.

Algumas estratégias contam com a criação de conteúdo no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e outras redes. Afinal, para realizar uma boa quantidade de vendas você precisa ter um público aquecido e pronto para comprar.

Analise o seu nicho e avalie as estratégias que os seus concorrentes usam no lançamento de venda de infoproduto.

6) Cuide do pós-venda

Tenha um time de suporte ativo e ágil. Após a abertura do carrinho, uma das maiores fricções na venda de infoprodutos são possíveis problemas no checkout ou, até mesmo, dúvidas sobre o produto.

Por isso, não deixe de ter uma equipe treinada e pronta para resolver as dúvidas e alavancar suas vendas. O pós-venda é o que fideliza seu cliente e o faz comprar recorrentemente da sua empresa.

Abra o seu negócio e venda seus infoprodutos da maneira assertiva, pensando na economia dos impostos e regularidade na Receita Federal. O Grupo Prímor, além de ser uma das contabilidades digitais que mais crescem no Brasil, é referência em contabilidade para infoprodutores. Clique aqui e conheça todos os serviços oferecidos.

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