Oferecer a opção de pagamento em parcelas pode ser muito bom na hora de atrair clientes, mas, em alguns momentos, não precisar esperar o dinheiro cair na conta e poder antecipar os compromissos financeiros parece muito melhor. E quem disse que não dá para unir as duas coisas? Quer saber como vender a prazo e receber à vista? É sobre isso que vamos falar neste conteúdo.
Boa leitura!
Como vender a prazo e receber à vista?
Ao contrário do que muitas empresas imaginam, vender a prazo e receber à vista é possível. As instituições financeiras chamam essa alternativa de antecipação de recebíveis, adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.
Na prática, para o cliente que paga no crédito, a cobrança chega parcelada, como ele deseja. Mas para a empresa que realizou a venda, o valor é transferido de forma antecipada.
No fim das contas, esse recurso pode fazer muita diferença na gestão do fluxo de caixa do seu negócio, na hora de pagar as contas ou até mesmo para conseguir maior poder de negociação com os fornecedores.
O que é a antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis, como o próprio nome sugere, é uma linha de crédito que permite que as empresas antecipem o recebimento de uma venda a prazo.
Ao comercializar um produto ou serviço e parcelar o pagamento para o cliente, você pode receber o valor total da venda antes do prazo convencional pagando pequenas taxas por isso.
Como o dinheiro entra no caixa mais cedo, ele pode ser usado para atender qualquer necessidade. Quem decide é o próprio empreendedor que pede a antecipação.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como funciona?
É simples: a empresa contrata essa modalidade de crédito e recebe à vista os valores das vendas realizadas a prazo.
Diversas instituições financeiras — dos bancos tradicionais às fintechs — já oferecem essa solução, que permite antecipar valores de vendas parceladas no cartão de crédito, duplicatas e até cheques.
Leia também | Fintechs são confiáveis? Entenda como essas instituições financeiras funcionam
As liquidações ocorrem conforme o vencimento dos recebíveis. Algumas instituições também oferecem a contratação da antecipação automática (ou antecipação programada), uma opção que traz mais praticidade para as empresas solicitantes. Aí, é só escolher o intervalo de antecipação que melhor atende às necessidades do seu negócio: diário, semanal, quinzenal ou mensal.
Leia também | O que é antecipação automática de recebíveis e como funciona?
Vantagens
Além da segurança, agilidade e praticidade na liberação do dinheiro (em algumas instituições financeiras, o valor cai na conta no dia seguinte ao da venda), é uma solução eficiente, com taxas atrativas.
Isso porque, basicamente, a antecipação de recebíveis consiste no pedido de adiantamento de valores de compras que já foram feitas pelos seus clientes. Essa dinâmica reduz os riscos da operação, o que faz com que os juros também sejam mais baixos e o crédito fique acessível para mais empresas.
Além disso, ao contrário de um financiamento, por exemplo, com a antecipação de recebíveis a empresa solicitante pode usar os valores recebidos como bem entender: seja para movimentar o fluxo de caixa, aproveitar uma oportunidade de investimento para o negócio, quitar dívidas e muito mais.
Cuidados importantes
Além da praticidade e todas as vantagens oferecidas pela antecipação de recebíveis, é importante lembrar que ela se trata de uma linha de crédito; e, como tal, envolve cobrança de taxas para quem contrata.
Embora essas taxas normalmente sejam muito mais baixas do que os juros praticados em uma linha de crédito convencional, é fundamental colocar tudo isso na ponta do lápis antes mesmo da contratação, para que essa facilidade não se torne uma dor de cabeça.
Com planejamento e organização, essa alternativa pode ser uma grande aliada da saúde financeira da sua empresa 😉
Gostou de conhecer mais sobre a antecipação de recebíveis e as vantagens dessa linha de crédito? Fique de olho, pois, em breve, a Cora trará novidades sobre esse assunto.
E lembre-se: quando a sua empresa estiver precisando de dinheiro, priorize recorrer a linhas de crédito mais saudáveis, principalmente considerando o cenário econômico atual, em que os juros estão mais altos.
Leia também | O que é crédito saudável e como encontrar as melhores opções?
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Até a próxima e bons negócios!