Quer acabar com a inadimplência da sua empresa?

Reconheça seus direitos e deveres.

Assim como você precisa cumprir várias obrigações, seu cliente tem a obrigação de pagar por tudo o que deve. Mas lembre-se: na hora de cobrar, entenda a razão do atraso e também conheça o perfil do seu cliente.

Cuidado com o tom da cobrança

O tom da comunicação é fundamental neste processo.  Segundo o Código de Defesa do Consumidor a mensagem de cobrança não pode constranger ou ameaçar o devedor. Uma dica é adotar um Script de cobrança para sua empresa.

Cobre nos canais informados pelo cliente.

Respeite a privacidade do seu cliente e jamais utilize as redes sociais para cobrá-lo. Use canais de comunicação mais apropriados como: SMS, ligação telefônica e carta de cobrança.

Ofereça opções para o pagamento da dívida

Dê alternativas adequadas à realidade do seu cliente. Se possível, ofereça variadas formas de pagamento. Ser empático fortalece seu relacionamento com o cliente, e com mais opções para quitar a dívida, a chance dele te pagar aumenta.

Adote a cobrança preventiva

O processo de cobrança começa antes mesmo do cliente se tornar inadimplente. É como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Use lembretes automáticos de cobrança e beneficie clientes que pagam em dia. Essas são ações simples que trazem um impacto gigantesco para sua gestão de cobrança.

Gostou do conteúdo?

Acesse o nosso blog e leia o conteúdo completo com todas as informações que precisa.