Se voc\u00ea j\u00e1 tem, ou est\u00e1 pensando em abrir um empreendimento no ramo do turismo, provavelmente j\u00e1 se perguntou sobre a poss\u00edvel margem de lucro de uma pousada.<\/span><\/p>\n \u00c9 claro que ter um neg\u00f3cio numa \u00e1rea que voc\u00ea entende e gosta \u00e9 essencial para o sucesso da empresa, por\u00e9m n\u00e3o tem como mant\u00ea-lo em opera\u00e7\u00e3o se n\u00e3o houver lucro, certo? Ent\u00e3o, essa d\u00favida sobre a margem n\u00e3o pode ser deixada de lado.<\/span><\/p>\n A verdade \u00e9 que o termo lucratividade precisa estar na mente de qualquer pessoa que empreende, tendo em vista que \u00e9 isso que vai manter o neg\u00f3cio funcionando. O lucro \u00e9 considerado um valor positivo que se recebe por meio de uma negocia\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n Na grande maioria dos casos, lucro \u00e9 financeiro, resultado do faturamento subtraindo as dedu\u00e7\u00f5es de impostos, despesas, custos e tributos.<\/span><\/p>\n Em resumo, ent\u00e3o, o lucro \u00e9 tudo que voc\u00ea faturou menos o que voc\u00ea gastou para manter a opera\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio.<\/span><\/p>\n Como a margem de lucro indicada e praticada pode variar de neg\u00f3cio para neg\u00f3cio, este conte\u00fado vai te ajudar a entender qual a margem correta a se trabalhar para ter uma boa lucratividade empreendendo em pousadas.<\/span><\/p>\n Antes de mais nada, vale mencionar o promissor mercado de turismo no Brasil p\u00f3s-pandemia. A atividade hoteleira no pa\u00eds \u00e9 bastante din\u00e2mica, seja para atuar em hot\u00e9is ou pousadas de todos os portes, em cidades tur\u00edsticas ou n\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n Pode ser de administra\u00e7\u00e3o familiar ou at\u00e9 empreendimentos de grandes redes internacionais.<\/span><\/p>\n De acordo com um levantamento apresentado no F\u00f3rum de Operadores Hoteleiros do Brasil, em 2019, existem cerca de 10.501 hot\u00e9is e flats espalhados pelo territ\u00f3rio nacional.<\/span><\/p>\n No entanto, sobre pousadas, o n\u00famero oficial informado pelo IBGE \u2013 Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica \u2013, em 2016, considerou 9968 pousadas espalhadas pelo pa\u00eds. Mas \u00e9 prov\u00e1vel que, com este intervalo de mais de 6 anos, seja bem superior.<\/span><\/p>\n A gest\u00e3o de uma pousada envolve custos que podem ser vari\u00e1veis ou fixos, como em qualquer outra empresa.<\/span><\/p>\n Dessa forma, conseguir controlar minuciosamente todas as despesas \u00e9 essencial para o bom funcionamento do administrativo da sua pousada. Dentre esses custos, os destaques s\u00e3o:<\/span><\/p>\n Como margem de lucro, entende-se o indicativo de quanto o seu empreendimento tem de lucratividade nas atividades que realiza, em valores percentuais. De maneira geral, uma baixa margem pode sugerir diversos problemas, incluindo despesas acima do normal.<\/span><\/p>\n A partir desse princ\u00edpio, entende-se ent\u00e3o que uma forma de acompanhar sua margem \u00e9 utilizando a seguinte f\u00f3rmula:<\/span><\/p>\n <\/p>\n Como lucro, entende-se a receita total menos os custos da pousada, que s\u00e3o os impostos, despesas e tributos federais. E para ficar ainda mais simples esse entendimento, veja o exemplo a seguir:<\/span><\/p>\n Imagine que, em um certo m\u00eas, a receita total da pousada foi igual a R$10.000 e o lucro neste per\u00edodo igual a R$5.000.<\/span><\/p>\n Aplicando a f\u00f3rmula temos:<\/span><\/p>\n <\/p>\n Se voc\u00ea tem d\u00favida sobre qual a porcentagem de lucro ideal para uma ousada, entenda que isso depende de uma s\u00e9rie de fatores. Dentre eles, o tipo de atua\u00e7\u00e3o, localiza\u00e7\u00e3o do estabelecimento e at\u00e9 o n\u00famero de atra\u00e7\u00f5es oferecidas.<\/span><\/p>\n No entanto, h\u00e1 especialistas que consideram 20% a margem ideal para se trabalhar em hot\u00e9is ou pousadas.<\/span><\/p>\n N\u00e3o adianta pensar que a sua pousada s\u00f3 dar\u00e1 lucros<\/a> se n\u00e3o tiver custos. Alguns deles s\u00e3o essenciais e at\u00e9 considerados como investimento, como o marketing e outras atra\u00e7\u00f5es, por exemplo. Esses pontos s\u00e3o os que te colocam \u00e0 frente dos concorrentes.<\/span><\/p>\n Por isso, veja como se preparar para ter uma boa margem de lucro com a sua pousada.<\/span><\/p>\n Este \u00e9 um importante documento que descreve todos os objetivos de um neg\u00f3cio<\/a> e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcan\u00e7ados.<\/span><\/p>\n Isso ajuda a diminuir os riscos e as incertezas, al\u00e9m de permitir identificar e restringir seus erros no papel, ao inv\u00e9s de comet\u00ea-los no mercado.<\/span><\/p>\n Como dito anteriormente, muitos fatores implicam no lucro e na margem de lucro da de uma empresa. No caso de uma pousada, o local influencia muito.<\/span><\/p>\n Afinal, se voc\u00ea atua numa cidade tur\u00edstica, por exemplo, pode-se aplicar uma taxa maior, tendo em vista que o custo de manuten\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m tende a ser mais alto.<\/span><\/p>\n As atra\u00e7\u00f5es oferecidas\u00a0 s\u00e3o outro fator determinante para aumentar sua lucratividade. Busque entender na regi\u00e3o e com seus clientes o que eles desejam que seja implementado ou oferecido.<\/span><\/p>\n A depender da sazonalidade da regi\u00e3o em que voc\u00ea atua \u2013 como uma praia, por exemplo \u2013 h\u00e1 um per\u00edodo do ano em que o fluxo de turistas diminui e sua pousada precisa estar preparada para isso.<\/span><\/p>\n Considere incluir os custos de manuten\u00e7\u00e3o de baixa temporada na margem de lucro que voc\u00ea tem durante a alta. Assim, \u00e9 poss\u00edvel se manter de p\u00e9 mesmo durante o per\u00edodo com pouco ou nenhum h\u00f3spede.<\/span><\/p>\n Sim, o <\/span>marketing digital<\/span><\/a> \u00e9 essencial para a sobreviv\u00eancia da sua pousada. Afinal, \u00e9 uma das<\/a> principais formas de um poss\u00edvel cliente te encontrar e garantir uma reserva.<\/span><\/p>\n Explore redes sociais e plataformas, como o Google Meu Neg\u00f3cio, parcerias com grandes sites, como Trivago, Hotel Urbano e Booking, ou qualquer outro local da internet que voc\u00ea possa marcar presen\u00e7a.<\/span><\/p>\n N\u00e3o esque\u00e7a, tamb\u00e9m, de incentivar os depoimentos e avalia\u00e7\u00f5es feitos pelos h\u00f3spedes no seu site ou no pr\u00f3prio google.<\/span><\/p>\n Sim, \u00e9 preciso separar bem as finan\u00e7as pessoais das finan\u00e7as da pousada. Neste t\u00f3pico, considere ter uma conta para pessoa jur\u00eddica para facilitar sua gest\u00e3o financeira<\/a>.<\/span><\/p>\n Se voc\u00ea costuma achar essa fase complicada, lembre-se que a Cora<\/a> oferece o servi\u00e7o de conta PJ gratuita, sem cobrar mensalidade ou anuidade do cart\u00e3o de cr\u00e9dito<\/a>.<\/span><\/p>\n Al\u00e9m disso, a Cora oferece um app onde voc\u00ea pode fazer tudo por l\u00e1, seja a abertura de conta ou at\u00e9 mesmo as movimenta\u00e7\u00f5es nela, que permite emitir boletos, fazer e receber pix ou Ted tamb\u00e9m sem pagar nada por isso.<\/span><\/p>\n Pronto, agora voc\u00ea j\u00e1 est\u00e1 por dentro de como margem de lucro de uma pousada e o que fazer para manter seu caixa sempre saud\u00e1vel.<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Se voc\u00ea j\u00e1 tem, ou est\u00e1 pensando em abrir um empreendimento no ramo do turismo, provavelmente j\u00e1 se perguntou sobre a poss\u00edvel margem de lucro de uma pousada. \u00c9 claro que ter um neg\u00f3cio numa \u00e1rea que voc\u00ea entende e gosta \u00e9 essencial para o sucesso da empresa, por\u00e9m n\u00e3o tem como mant\u00ea-lo em opera\u00e7\u00e3o […]<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":10064,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"content-type":"","footnotes":""},"categories":[10],"tags":[50],"class_list":["post-10062","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-comece-a-empreender","tag-hidden"],"acf":[],"yoast_head":"\nO mercado de turismo no Brasil<\/strong><\/h2>\n
Principais custos de uma pousada<\/strong><\/h2>\n
\n
Calcule a margem de lucro de uma pousada<\/strong><\/h2>\n
\n
\n
Como se preparar para abrir uma pousada que d\u00ea lucros<\/strong><\/h2>\n
Plano de neg\u00f3cios<\/strong><\/h3>\n
Defina o local e as atra\u00e7\u00f5es<\/strong><\/h3>\n
Pense na baixa temporada<\/strong><\/h3>\n
Entenda de Marketing Digital<\/strong><\/h3>\n
Cuide da gest\u00e3o financeira<\/strong><\/h3>\n