{"id":13435,"date":"2023-03-29T14:38:10","date_gmt":"2023-03-29T17:38:10","guid":{"rendered":"https:\/\/www.cora.com.br\/blog\/?p=13435"},"modified":"2023-03-29T14:40:48","modified_gmt":"2023-03-29T17:40:48","slug":"cobrar-clientes-inadimplentes-por-e-mail","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.cora.com.br\/blog\/cobrar-clientes-inadimplentes-por-e-mail\/","title":{"rendered":"Dicas para cobrar clientes inadimplentes por e-mail + modelos"},"content":{"rendered":"

Saber como cobrar clientes inadimplentes por e-mail \u00e9 um passo importante para recuperar valores em atraso e assim reduzir o impacto da inadimpl\u00eancia nas finan\u00e7as do neg\u00f3cio.<\/span><\/p>\n

Inclusive, \u00e9 poss\u00edvel usar essa forma de contato para enviar <\/span>lembretes de cobran\u00e7a<\/a><\/strong>, evitando os atrasos por esquecimento, sempre nos limites legais e mantendo o bom relacionamento com a clientela.<\/span><\/p>\n

E para voc\u00ea aproveitar ao m\u00e1ximo os benef\u00edcios dessa estrat\u00e9gia de <\/span>cobran\u00e7a extrajudicial<\/a><\/strong>, preparamos dicas pr\u00e1ticas de como cobrar clientes inadimplentes por e-mail.<\/span><\/p>\n

4 dicas para cobrar clientes inadimplentes por e-mail<\/span><\/h2>\n

Preparamos algumas dicas pr\u00e1ticas para fazer a cobran\u00e7a de clientes inadimplentes por e-mail.<\/span><\/p>\n

Com elas, voc\u00ea ter\u00e1 uma dire\u00e7\u00e3o para usar esse canal de cobran\u00e7a com mais efici\u00eancia, buscando manter o bom relacionamento com a clientela e respeitando os <\/span>direitos do consumidor<\/a><\/strong>.<\/span><\/p>\n

Afinal, diferentes motivos podem levar a pessoa consumidora a descumprir uma obriga\u00e7\u00e3o, desde o esquecimento da cobran\u00e7a at\u00e9 imprevistos pessoais e familiares.<\/span><\/p>\n

Ent\u00e3o, confira na sequ\u00eancia os princ\u00edpios b\u00e1sicos de como cobrar clientes inadimplentes por e-mail:<\/span><\/p>\n

1. Aten\u00e7\u00e3o \u00e0s regras de cobran\u00e7a<\/span><\/h3>\n

Como em outras formas de cobran\u00e7a, \u00e9 obrigat\u00f3rio respeitar os limites fixados pelo C\u00f3digo de Defesa do Consumidor ao abordar clientes por e-mail.<\/span><\/p>\n

Sendo assim, fica vedado qualquer tipo de amea\u00e7a, constrangimento ou exposi\u00e7\u00e3o ao rid\u00edculo da pessoa consumidora.<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m disso, os e-mails de cobran\u00e7a devem conter o CNPJ<\/a>, nome e endere\u00e7o da empresa que est\u00e1 informando sobre o d\u00e9bito.<\/span><\/p>\n

2. Informe os detalhes da d\u00edvida<\/span><\/h3>\n

Para ter um bom retorno nas abordagens de cobran\u00e7a e agir conforme a lei, \u00e9 preciso passar com clareza todas as informa\u00e7\u00f5es da d\u00edvida \u00e0 pessoa cliente.<\/span><\/p>\n

Sendo assim, os e-mails de cobran\u00e7a devem contar:<\/span><\/p>\n